Serviços

Sistema de Prestação de Conta de Diária
BOTÃO FLUXOS
Ouvidoria
rh
siaep
webmail
eprocessos
portaria
edital
acesso
monitoramento
servidor

Professor da Rede Estadual é medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira dos Professores de Matemática

A noite desta quarta-feira foi de emoção e reconhecimento para 10 professores de matemática do país, que conquistaram o ouro na primeira edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr).

Entre eles, o maranhense Rubens Lopes Netto, professor de matemática do C.E Deputado Júlio Pires de Monteles, em Anapurus.

Além dele, os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pará, Bahia e São Paulo tiveram representantes medalhistas de ouro na competição, que avaliou mais de 500 professores de todo país, em três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo ( ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula) e uma entrevista com membros do Conselho Acadêmico da OPMBr.

Como prêmio, Rubens e os outros medalhistas de ouro, embarcarão em setembro para Xangai, na China, onde participarão de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias, para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco), na Universidade Normal, da China. O país figura sempre entre os de melhor desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

Para o professor Rubens, estar entre um dos selecionados é reflexo da determinação e amor pelo o que faz. “Essa é uma conquista da nossa escola, deputado Júlio Pires de Monteles, no interior do Maranhão, na cidadezinha de Anapurus. É uma conquista da cidade de Anapurus. E é uma conquista do estado do Maranhão. Então, todos nós conquistamos essa medalha! Eu amo essa missão de ser professor, eu amo a matemática e estou incrivelmente realizado com essa conquista. É um prêmio para a educação do nosso estado, é um prêmio para valorizar o esforço do nosso povo que é aguerrido, que supera todas as dificuldades”, comemorou o professor.

O secretário de educação, Felipe Camarão, recebeu com muita alegria e orgulho a notícia de Rubens Netto estar entre os medalhistas de ouro na Olimpíada de Professores de Matemática. “A ideia da missão de ser professor vai muito além do que a gente consiga alcançar com a imaginação. O professor Rubens, além de ser um exímio professor, é um obstinado que corre atrás de fazer aquilo que ama e transmite isso aos seus alunos. O resultado dele nessa olimpíada nos enche de orgulho, enquanto maranhenses, enquanto Rede de Ensino Pública Estadual. Parabéns professor, Rubens! Avante e rumo a Xangai!”

* Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr)*

A ideia da OPMbr surgiu porque, ao contrário da China, o desempenho do Brasil no Pisa, na área de Matemática, deixa muito a desejar. “Ocupamos hoje a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgado no final ano passado. Por outro lado, fazemos parte da elite da matemática mundial (nível 5 da Internacional Mathematical Union – IMU) com pesquisadores e professores reconhecidos mundialmente”, explica Adauto Caldara, do comitê executivo da OPMBr.

Segundo ele, a equação mal resolvida mobilizou um grupo de colegas engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que se reuniu online na época da pandemia. “Ali surgia a ideia da Olimpíada que colocamos em prática no ano passado e que agora tem seus primeiros premiados. É motivo de orgulho e satisfação ter reunido tantos bons professores, não só os que conquistaram o ouro, mas também classificados nas categorias prata e bronze. São histórias de superação e amor à matemática e ao ensino que merecem ser reconhecidas e replicadas”, diz.

Tanto que, depois da viagem para Xangai, o trabalho continua. “No retorno, o próximo passo previsto é a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação”, explica.

Ensino público do Maranhão é destaque nacional na coletânea do Instituto Natura

A educação do Maranhão é destaque na coletânea Rodas de Conversa do Ensino Médio Integral 2023, promovido pelo Instituto Natura, com a implantação de cinco boas práticas educacionais que impactam positivamente o modelo no estado.

Com 17 redes estaduais do Brasil participantes, cinco boas práticas educacionais do Maranhão foram selecionadas por meio de editais, apresentando soluções e modelos nas três categorias: pedagógica, protagonismo juvenil e gestão, desenvolvidas por profissionais da educação que atuam direta e indiretamente na Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (Supceti), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O secretário de educação Felipe Camarão destaca os investimentos na educação integral e valorização do trabalho de excelência como fatores primordiais para as conquistas.

“Os investimentos para manter as escolas de tempo integral crescem anualmente em nosso estado, e neste ano já é superior a 320 milhões de reais. Além do aumento de investimento no ensino médio que compete ao estado, criamos o Programa Mais Integral, que almeja fornecer apoio técnico e financeiro aos municípios maranhenses no desenvolvimento dessa política pública a nível fundamental. Destaco também à valorização dos profissionais da educação e o apoio formativo que direcionamos à comunidade escolar maranhense que, ao longo dos anos, vem ganhando ainda mais visibilidade e trazendo frutos positivos a gestão”, afirmou.

Boas práticas maranhenses

Na categoria pedagógica, destaque para a boa prática educacional com o tema “Tutoria como suporte humanizado”, do professor Hilton Luis Pereira Almeida, do Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, e “Plano de recomposição das aprendizagens”, de Hebbglaydson Luis Silva do Nascimento, coordenador pedagógico.

Para o professor Hilton Luis Pereira Almeida, do Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, a publicação é uma importante ferramenta de apoio e incentivo aos professores da rede. “Como professor, fico feliz pelo reconhecimento desse trabalho e espero que meu esforço e das pessoas que me ajudaram, possam de alguma forma, continuar a ajudar outros estudantes de nossas escolas no estado do Maranhão e no Brasil. Ainda tenho muitas boas ideias que poderão e irão se tornar uma boa prática. Espero ter a oportunidade de mostra e ter o apoio e incentivo da minha escola, meus gestores, colegas e da Seduc. Para que nossos alunos e nosso estado seja ainda mais conhecido pelo seu trabalho e dedicação em relação à educação “, disse.

Em protagonismo juvenil, “Meu futuro, minha escolha”, de Bruna Amaral de Medeiros, assessora técnica; e “Educa Mais Grêmios”, de Diego Carlos Mesquita Rabelo, coordenador de Protagonismo. Na categoria gestão, com o “Núcleo de pesquisa e olimpíadas”, Thiago Gomes Alves, coordenador da Frente de Inovação.

Ensino em tempo integral

O Maranhão segue avançando com o modelo de escolas em Tempo Integral pelo estado. Em 2023, a rede estadual era composta por 57 Centros Educa Mais, escolas de tempo integral propedêuticas focadas no ensino médio regular e presentes em 22 cidades do Maranhão. Em 2024, a rede estadual de ensino contará com 83 novos Centro Educa Mais, elevando o total para 136 unidades escolares – entre elas, 2 escolas quilombolas.

A ampliação do modelo pedagógico também atinge a oferta de educação profissional tecnológica do estado com novos Institutos de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), que passarão a contar com 12 novas escolas, aumentando o número para 46 Iemas Plenos, além de 3 escolas de tempo integral indígena.

A expansão ganhou forças com a sanção da Lei nº 14.640, de 31 de julho de 2023, que institui o Programa Escola em Tempo Integral, do Governo Federal, assim como o Plano Maranhão 2025, que institui o Programa de Fortalecimento da Educação Integral no Estado.

 

Seduc divulga resultado final do Edital nº 10/2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou nesta quarta feira (27), o resultado final de classificados e excedentes, do seletivo, para o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Produção de Áudio e Vídeo, ofertado pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, Unidade Vocacional Escola de Cinema – São Luís, para o preenchimento de 40 (quarenta) vagas, referente ao Edital nº 10/2024.

Acesse aqui o Resultado

Nota – Pagamento aplicadores Seama

Sobre o pagamento dos aplicadores da prova do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama), a Secretaria de Estados da Educação (Seduc) informa que a previsão é que pagamento dos valores sejam realizados no dia 10.

Fonte: Seduc

27/03/2024

Seduc divulga resultado final para a primeira etapa do seletivo do Edital Nº 09/2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta terça-feira (26), o resultado final para primeira etapa do seletivo do Edital nº 09/2024, para o preenchimento de 25 (vinte e cinco) vagas, para o Curso Técnico em Teatro, ofertado pelo Centro de Ensino Profissionalizante de Artes Cênicas do Maranhão –CACEM.

Acesse a lista

Governo Federal inicia pagamento de benefício “Pé-de-meia, nesta terça-feira (26)

No Maranhão, mais de 140 mil estudantes receberão o incentivo entre 26 de março e 02 de abril

 

Em solenidade realizada hoje (25) no Palácio do Planalto, o presidente Luís Inácio Lula da Silva entregou cartões do Programa Pé-de-meia para estudantes que representaram todos os estados brasileiros, durante o ato. Na ocasião, o presidente anunciou o início do pagamento do benefício para esta terça-feira (26).

No Maranhão, 141.090 estudantes beneficiários do Programa Pé-de-Meia receberão o incentivo. Contudo, esse total pode chegar a 160 mil estudantes. O pagamento iniciará amanhã (26), para os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, e assim por diante, até que todos os estudantes sejam contemplados.

Alexssandro Perreira, do CE João Paulo II, é um dos estudantes maranhenses que serão contemplados pelo programa e representou os estudantes da rede pública do Maranhão no ato com o presidente. Ele destaca que o programa chega para dar um incentivo a mais para que os estudantes foquem nos estudos e não abandonem a escola. “Receber esse cartão, esse incentivo das mãos do presidente Lula, é muito gratificante. Será de grande ajuda a todos os estudantes do meu estado”.

 “A parceria entre o Maranhão e o governo federal já produziu bons frutos e hoje vivenciamos uma realidade exitosa. O Programa Pé-de-Meia fortalecerá ainda mais a educação no estado e ajudará milhares de estudantes a permanecerem na escola em busca de novos conhecimentos, para garantir o seu futuro e de sua família”, destacou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“As pessoas nem imaginam o impacto que esse programa poderá ter na vida de milhões de jovens brasileiros. Esse Programa veio para dizer que não queremos nenhum jovem fora da escola”, ressaltou o ministro da Educação, Camilo Santana.

O Programa também beneficiará estudantes de 19 a 24 anos, de baixa renda, matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e que também sejam pertencentes a famílias inscritas no Programa Bolsa Família. As diretrizes e regulamentação para o recebimento do benefício para esse público ainda serão divulgadas pelo Ministério da Educação.

“O programa Pé-de-meia é mais uma iniciativa importante do Governo Federal e que é destinado aos nossos estudantes do Ensino Médio. Hoje estamos aqui, em Brasília, participando desse importante momento, na presença do presidente Lula, que só reforçou a importância dos jovens investirem no seu futuro”, disse Bruno Cacau, coordenador do Pé-de-meia no Maranhão.

O estudante não precisa fazer qualquer cadastro para receber a poupança do ensino médio, basta ter CPF e matrícula em série do ensino médio público, registrada até dois meses após o início do ano letivo. Além disso, é necessário ter de 14 a 24 anos e ser integrante de família beneficiária do programa Bolsa Família, que será prioridade no início do programa.

“O Pé-de-Meia é uma motivação a mais para os estudos. Poder ter a certeza que você já tem um dinheiro garantido no final do ensino médio deixa a gente mais tranquilo, porque muitas vezes o aluno termina a escola e não sabe o que fazer. Então, agradeço muito por este programa”, contou Wellington Sousa, 16 anos, estudante do Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal.

Pé-de-Meia

Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público.

Por meio do programa, os alunos beneficiados vão receber R$ 200,00 após a matrícula, R$ 1.800,00 em nove parcelas de R$ 200,00 mensais – se mantiverem uma frequência média de 80%. Será pago ainda, R$ 1.000,00 em parcela única, ao fim do ano letivo e após a aprovação em cada série do ensino médio, e mais R$ 200,00 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O incentivo mensal de R$ 200,00 poderá ser sacado em qualquer momento. Os valores anuais, no entanto, só poderão ser retirados da poupança após a conclusão do ano letivo. Caso o aluno mantenha todos os valores em conta, ao fim do ensino médio ele terá uma poupança de R$ 9.200,00.

O programa deve beneficiar, neste ano, em todo o Brasil, cerca de 2,5 milhões de estudantes. O investimento do Ministério da Educação (MEC), previsto para 2024, será de R$ 7,1 bilhões.

Calendário de Pagamento

26 de março – Nascidos em janeiro e fevereiro

27 de março – Nascidos em março e abril

28 de março – Nascidos em maio e junho

1º de abril – Nascidos em julho e agosto

2 de abril – Nascidos em setembro e outubro

3 de abril – Nascidos em novembro e dezembro

Fonte: Seduc

25/03/2024

Fotos: Divulgação

Programa Pé-de-Meia é lançado no Maranhão e beneficiará cerca de 160 mil estudantes com poupança do ensino médio

Pelo menos 160 mil estudantes do ensino médio da rede pública de ensino no Maranhão terão direito a uma poupança para dar continuidade aos estudos. O benefício foi garantido nesta sexta-feira (22), durante a solenidade de lançamento do programa Pé-de-Meia, em São Luís. Programa do governo federal, o Pé-de-Meia foi lançado pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, e pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e contou com a presença de alunos de diversas escolas públicas de ensino médio.

A cerimônia de lançamento do Pé-de-Meia foi realizada no ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho). O evento formalizou a adesão do Estado ao programa. Também participaram da solenidade, o vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Felipe Camarão; os ministros do Esporte, André Fufuca; e das Comunicações, Juscelino Filho; além de representantes de diversas instituições de ensino e de entidades representativas dos estudantes.

Durante o lançamento foi assinado termo de parceria entre o Governo do Maranhão e o Ministério da Educação para a implantação do Pé-de-Meia no estado. Representando os estudantes do ensino médio maranhense, a aluna Aline da Silva Ferreira, do Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres, do bairro Cidade Olímpica, em São Luís, presenteou o governador Carlos Brandão e o ministro Camilo Santana com matracas, instrumento musical utilizado no Bumba Meu Boi do Maranhão. Em seguida, foi feita a entrega simbólica dos cartões do programa Pé-de-Meia, com o qual os alunos poderão movimentar suas contas.

Em seu pronunciamento, o governador Carlos Brandão disse que o dia é de muita felicidade. “O programa Pé-de-Meia vai revolucionar o ensino médio, pois o aluno vai receber um incentivo financeiro de R$ 200,00 por mês e mais R$ 1.000,00 ao fim de cada ano. O Governo do Maranhão fez uma grande mobilização para matricular o maior número possível de alunos, para que a gente pudesse beneficiar um grande número de estudantes. Tenho certeza que com esse programa a gente vai conseguir diminuir a evasão escolar”, assinalou.

Já o ministro Camilo Santana ressaltou que um dos principais motivos da evasão escolar é a necessidade de o estudante precisar trabalhar para ajudar a família financeiramente, e por meio deste programa será possível mitigar o problema.

“Somente no ano passado, meio milhão de estudantes deixaram a sala de aula. Portanto, este programa é mais uma ação do governo federal para garantir que os estudantes permaneçam em sala de aula. Somente aqui no Maranhão temos 160 mil alunos aptos ao  programa e que poderão construir um futuro diferente para si e para a sua família”, explicou o ministro da Educação.

Um dos vários benefícios que o Pé-de-Meia trará para os estudantes é a permanência do aluno em sala de aula, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“Essa poupança vai evitar que muitos alunos deixem de estudar porque precisam trabalhar para ajudar a família. Além disso, ele vai garantir que o aluno tenha um melhor desenvolvimento, pois mais tempo em sala de aula significa mais aprendizado. Não posso deixar de destacar a esperança que o Pé-de-Meia também vai representar para estes alunos, pois, ao fim do ensino médio, de posse desse recurso, eles vão poder ajudar suas famílias e dar continuidade aos seus estudos”, disse Felipe Camarão.

160 mil estudantes maranhenses beneficiados

No Maranhão, o programa Pé-de-Meia vai beneficiar cerca de 160 mil estudantes, com um investimento estimado de R$ 458 milhões por ano. A estimativa considera o Censo Escolar 2022.

Por meio do programa, os alunos beneficiados vão receber R$ 200,00 após a matrícula, R$ 1.800,00 em nove parcelas de R$ 200,00 mensais – se mantiverem uma frequência média de 80%. Será pago ainda, R$ 1.000,00 em parcela única, ao fim do ano letivo e após a aprovação em cada série do ensino médio, e mais R$ 200,00 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O incentivo mensal de R$ 200,00 poderá ser sacado em qualquer momento. Os valores anuais, no entanto, só poderão ser retirados da poupança após a conclusão do ano letivo. Caso o aluno mantenha todos os valores em conta, ao fim do ensino médio ele terá uma poupança de R$ 9.200,00.

Os estudantes maranhenses estão entusiasmados com o novo programa.  “Esse programa vai ajudar muitos jovens em todo o estado que muitas vezes não têm condição de ingressar na faculdade, após concluírem o ensino médio. Eu agradeço ao governador Carlos Brandão e ao ministro da Educação, Camilo Santana, porque este programa realmente vai fazer a diferença”, comentou Nayra Luiza Corrêa, 15 anos, aluna do Centro de Ensino Integral Dayse Galvão de Sousa, no bairro Vila Embratel, em São Luís.

Para Wellington Sousa, 16 anos, estudante do Centro Educa Mais Professora Margarida Pires Leal, no bairro Alemanha, também na capital maranhense, o Pé-de-Meia é uma motivação a mais para os estudos. “Poder ter a certeza que você já tem um dinheiro garantido no final do ensino médio deixa a gente mais tranquilo, porque muitas vezes o aluno termina a escola e não sabe o que fazer. Então, agradeço muito por este programa”, contou.

A professora Thays Lavra, de Química e Projeto de Vida do Centro de Ensino Médio Estado do Ceará, no bairro Sacavém, em São Luís, e que também foi aluna de escola pública, vê no programa uma oportunidade de transformação da realidade dos estudantes.

“Esse programa traz para o estudante uma esperança de sair do ensino médio e pensar no que ele pode fazer em seguida. Com essa poupança ele pode empreender, ele pode investir em um curso técnico, pode ajudar a família ou dar início a um curso superior. Eu tive dificuldade quando saí do ensino médio, por isso, eu vejo esse programa como uma oportunidade única para esses alunos”, afirmou a professora Thays Lavra.

Quem pode receber?

Para receber a poupança do ensino médio, o aluno não precisa fazer qualquer cadastro, basta ter CPF e matrícula em série do ensino médio público, registrada até dois meses após o início do ano letivo. Além disso, é necessário ter de 14 a 24 anos e ser integrante de família beneficiária do programa Bolsa Família, que será prioridade no início do programa. Também podem ser beneficiados estudantes de 19 a 24 anos, de baixa renda, matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e que também sejam pertencentes a famílias inscritas no Programa Bolsa Família.

Os pagamentos começarão a ser feitos no dia 26 de março para os estudantes nascidos nos meses de janeiro e fevereiro, e assim por diante, até contemplar todos os estudantes.

Pé-de-Meia

Instituído pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público.

O programa deve beneficiar, neste ano, em todo o Brasil, cerca de 2,5 milhões de estudantes. O investimento do Ministério da Educação (MEC), previsto para 2024, será de R$ 7,1 bilhões.

Todas as informações sobre o programa Pé-de-Meia estão disponíveis no app Jornada do Estudante, que está disponível para download em smartphones com sistemas operacionais Android ou IOS.

Secretaria da Comunicação Social do Maranhão (98) 2108-6316 imprensa@secom.ma.gov.br Governo MA  (98) 2108-6316   agencia.secap@secap.ma.gov.br

 

Fonte: Secom Texto: Jock Dean Fotos: Karlos Geromy 22/03/2024

 

Seduc divulga lista final dos selecionados para a 2ª etapa- Edital nº 10/2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou nesta sexta- feira(22), a lista final dos selecionados para a segunda etapa do seletivo, para o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Produção de Áudio e Vídeo, ofertado pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA, Unidade Vocacional Escola de Cinema – São Luís.

Acesse o Resultado 

Estudante maranhense é escolhido para ser embaixador mirim do Programa Pop Ciência

A escolha do estudante Valdemiro Brito, 14 anos, para ser embaixador mirim do Programa Pop Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coloca ainda mais em destaque a educação maranhense. O programa tem como objetivo popularizar a ciência no país. O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, comemorou a conquista do estudante maranhense.

“Recebi a notícia com muita alegria e acredito que a educação continua sendo um dos grandes aliados para transformação do nosso país. Parabenizo o jovem Valdemiro pelas suas conquistas e desejo sucesso na sua trajetória. Você é orgulho para o Maranhão e um exemplo a ser seguido por outros estudantes, parabéns”, ressaltou Felipe Camarão.

A vitória do estudante é apenas uma entre inúmeras conquistas obtidas em eventos científicos espalhados pelo país. Morador do município de São Bernardo do Maranhão, Valdemiro é estudante de escola pública e atualmente está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Vereador Rubenito Silva Couto.

“Fui escolhido como embaixador mirim e me sinto muito privilegiado por representar a minha escola, minha cidade, o meu município. De onde eu venho, é uma conquista enorme para mim, para o meu currículo. É um projeto incrível para a minha vida e eu sou muito grato a Deus e a todas as pessoas que me apoiaram durante essa trajetória”, expressou Valdemiro.

Ao todo, nove crianças, incluindo Valdemiro, foram selecionadas para participar do lançamento do programa, que aconteceu em 19 de janeiro, em Fortaleza, durante a assinatura do decreto que cria o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na cidade. As crianças escolhidas, além de serem sócias-mirins do ITA, também tinham destaque pelos seus projetos e pela divulgação científica em suas cidades e estados.

Durante a cerimônia, que contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, o estudante maranhense recebeu o convite e também um certificado para ser embaixador mirim.

 Conquistas

Entre as inúmeras conquistas do estudante maranhense, estão o Prêmio AEITA Sócios-Mirins 2023 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

Valdemiro também conquistou uma medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes, além de ser um dos participantes do Caça Asteroides, um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), que dá a cidadãos voluntários a oportunidade de colaborar com a descoberta de astros celestes, entre outras conquistas.

     

Fonte: Seduc

21/03/2024

 

Seduc divulga resultado parcial para a primeira etapa do seletivo do Edital Nº 09/2024

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta quinta-feira (21), resultado parcial para a primeira etapa do seletivo do Edital Nº 09/2024, para o preenchimento de 25 (vinte e cinco) vagas para o Curso Técnico em Teatro, ofertado pelo Centro de Ensino Profissionalizante de Artes Cênicas do Maranhão – CACEM.

Confira o resultado  no EDITAL

Seletivos e Concursos
Educação Ambiental 2023
Plataforma Gonçalves Dias Atualizado
Projeto Emaranhando Vidas
Carta de Serviços ao Cidadão
Núcleos de Educação Especial
SEAMA
Pacto pela alfabetização
Mais Gestão

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI