Notícias
Governo regulariza pagamento de professores

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), começa a regularizar, este mês, o pagamento dos salários dos professores contratados para as escolas da rede estadual de ensino. O secretário de Educação, César Pires, explica que o atraso foi ocasionado pela falta de planejamento da gestão anterior, já que o processo seletivo foi realizado em janeiro deste ano e as Unidades Regionais de Educação (UREs) ainda estão encaminhando a documentação desses profissionais para a Superintendência de Gestão Educacional da Seduc, em São Luís.


“Estamos buscando solucionar mais um problema gerado pelo governo anterior, que desde o ano passado deveria ter selecionado os professores para o período letivo de 2009 e planejado o pagamento”, declarou César Pires. “Mesmo assim, vamos honrar o compromisso do Estado com esses profissionais”, acrescentou.


Este ano, a Seduc fará um processo seletivo meritório em setembro para contratar professores e suprir as necessidades da rede estadual de ensino para o período letivo de 2010. “Já estamos planejando a avaliação dos candidatos, por prova de conhecimento, para que as aulas sejam retomadas no início do ano sem qualquer pendência”, adiantou o secretário.


Até o dia 26 deste mês os contratados receberão o vencimento de maio, com efeito retroativo para aqueles que já estavam desempenhando suas funções desde março. A previsão é que a situação esteja plenamente regularizada até o dia 10 de agosto.


Segundo informou a superintendente de Gestão Educacional da Seduc, Zélia Mendonça, técnicos da Educação e da Secretaria de Administração e Previdência Social (Seaps) identificaram as necessidades da rede estadual para fazer a convocação dos professores contratados. Com a conclusão do processo foi elaborada uma agenda para a regularização do pagamento dos salários, seguindo a orientação do secretário e do governador João Alberto.


Os professores aprovados no processo seletivo foram empossados de acordo com a ordem de classificação, levando em consideração a análise de currículo, e estão sendo encaminhados às salas de aula.


Cronograma


Devido ao volume de recursos e o número de contratados, a Seduc estabeleceu um cronograma para regularizar o pagamento. Até o dia 26 de junho será pago o salário de maio com efeito retroativo. O mês de junho será disponibilizado até dia 17 de julho e até 10 de agosto esses professores terão seus vencimentos regularizados. A partir de setembro os salários dos contratados serão pagos regularmente até o dia 10 do mês subseqüente.



Data: 23/06/2009
Fonte: Ascom/Seduc
..
..
Copyright®2010 Portal da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, alguns direitos reservados
Rua Conde D'Eu, n° 140, Monte Castelo, São Luis/MA - CEP 65030-330 São Luís/MA - Fones: (98)3221-8537 | (98)3221-8536 - email: educacao@educacao.ma.gov.br