Notícias
Realizado 2º seminário do Programa Brasil Alfabetizado
Para erradicar os elevados índices de analfabetismo no Maranhão, o Governo do Estado, por intermédio da secretaria de Estado de Educação (Seduc), promoveu o 2º Seminário de Ação Alfabetizadora do Programa Brasil Alfabetizado. Encerrado na noite desta terça-feira (6) e realizado no auditório da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), o encontro reuniu cerca de 100 técnicos da Seduc.

De acordo com educadora Flávya Soraya Mendes Machado, o seminário, com carga horária de oito horas, serviu para equiparar os conhecimentos e uniformizar a linguagem entre os técnicos sobre o programa Brasil Alfabetizado.

A coordenadora estadual do programa, Leila de Jesus Tajra Assunção, explicou que a reunião de trabalho teve como objetivo analisar as orientações metodológicas referentes a formação inicial do programa Brasil Alfabetizado e as questões técnicas organizacionais, bem como discutir a formação inicial dos alfabetizadores e coordenadoras do PBA, a partir das diretrizes definidas pela Seduc.

Flávya Machado salienta que o seminário contou com a participação de 100 formadores de São Luís, que irão atuar como agentes multiplicadores das ações do programa Brasil Alfabetizado em 126 municípios pólos, a partir do final de abril.

Nesta nova fase serão ministradas capacitações com carga horária de 40 horas durante uma semana, tendo como público alvo professores-alfabetizadores e coordenadores, que serão parceiros na fase dos agentes multiplicadores.

A educadora explica que o seminário serviu para esclarecer algumas ações pontuais como o teste cognitivo, formação continuada, planejamento e a alfabetização de jovens, a partir de 15 anos, adultos e idosos, que não tiveram oportunidade de serem alfabetizados na idade conveniente. “Com estas ações a Seduc deflagra mais uma frente de combate para erradicar os altos índices de analfabetismo no Maranhão” frisa.

Por meio do programa Brasil Alfabetizado, a Seduc busca reduzir o índice de analfabetismo e democratizar o acesso à leitura e escrita para jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.


Data: 07/04/2010
Fonte: Ascom/Seduc
..
..
Copyright®2010 Portal da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, alguns direitos reservados
Rua Conde D'Eu, n° 140, Monte Castelo, São Luis/MA - CEP 65030-330 São Luís/MA - Fones: (98)3221-8537 | (98)3221-8536 - email: educacao@educacao.ma.gov.br