Seduc garante vagas para todos os alunos de ensino médio. Inscrições prorrogadas até dia 29

Não faltarão vagas. Todos os alunos que concluíram o ensino fundamental ou equivalente nas redes particular e municipal terão acesso garantido ao ensino médio no próximo ano letivo. Neste sentido, o governo do Estado, por meio da secretaria de Educação (Seduc), está inscrevendo, até o próximo dia 29, os candidatos no processo classificatório para ingresso de alunos no 1º ano do ensino médio na rede estadual de ensino. A prova será realizada no dia 16 de janeiro de 2011, das 8h30 às 12h30.

A superintendente de Informática da Seduc, Glenda de Lourdes dos Santos, explica que os alunos que não participarem do processo seletivo também terão matrícula garantida, mas não participarão da escolha da escola preferencial. “Estes alunos ficarão dependentes do saldo de vagas e terão que aguardar a conclusão do seletivo”, informa.

O candidato poderá fazer opção por três escolas da rede estadual de ensino da Unidade Regional de Educação de São Luís, que disponham da modalidade de ensino desejada, e pelo turno pretendido para cursar a 1ª série do ensino médio no próximo ano letivo.

Dez escolas, porém, não poderão ser escolhidas como segunda e terceira opção. Como primeira opção constam as escolas Liceu Maranhense, Edison lobão (Cegel), Benedito Leite (Escola Modelo), Paulo VI, Anjo da Guarda, Cidade Operaria I, Domingos Vieira Filho, Paulo Freire - sede, Mário Martins Meireles e São José Operário.

De acordo com Glenda Santos, as vagas disponibilizadas pela Seduc são suficientes para atender a demanda existente na capital.

A Secretaria de Educação disponibiliza 25.458 vagas em escolas dos oito pólos da região metropolitana de São Luís. Os estudantes poderão se inscrever pelo site da educação (www.educacao.ma.gov.br). Para os candidatos com dificuldade de acesso à internet a Seduc está disponibilizando 13 unidades integradas e centros de ensino como pontos de apoio para que os alunos realizem suas matricula:

Maria do Socorro Almeida (Tirirical), São Cristovão (São Cristovão), Paulo VI (UEMA), Padre Newton Pereira (Cohatrac I), Geraldo Melo (Cohab Anil IV), Gonçalves Dias-CAIC (Maiobão), Escola Modelo Benedito (Centro), Margarida Pires Leal (Alemanha), Lúcia Chaves (Boa Esperança), Gonçalves Dias (Fátima), Anjo da Guarda (Anjo da Guarda), Erasmo Dias (Maiobão) e Maria Monica Vale (Vinhais).
O aluno com deficiência física ou mental deverá preencher o formulário específico disponível na Internet e entregar na sede da Fundação Sousândrade situada na Rua da Alegria, n° 258, Centro, São Luis, em horário comercial até o dia 27 de dezembro.

A prova será composta de 50 questões, das quais 25 de Língua Portuguesa e 25 em Matemática. No dia 04 de janeiro, a Seduc fará a divulgação do local de prova no endereço www.educacao.ma.gov.br. O resultado final será publicado no dia 27 de janeiro no mesmo site.

Confira o calendário de matrículas

Data: 23/12/2010
Fonte: Ascom/Seduc