Notícias
Governo vai ofertar mais de 20 mil vagas em curso de educação profissional

O Governo do Estado irá ofertar, a partir do próximo ano, cerca de 21.500 vagas em cursos de educação profissional para os alunos da rede estadual de ensino com idade superior a 16 anos. Os cursos serão oferecidos em 10 unidades regionais de educação e constam da grade curricular do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que será desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico (Sectec).

A informação foi divulgada, na sexta-feira (25), pelo gestor político estadual do Pronatec e coordenador do Maranhão Profissional, Fernando Antonio Carvalho de Lima, durante palestra no encontro de gestores regionais de educação, realizado em Barreirinhas.

De acordo com Fernando Lima, os cursos terão como público alvo os estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do segundo ano de ensino médio da rede estadual de ensino, que serão selecionados pelo processo de inclusão social. A meta é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada.

Foram definidos diversos parâmetros nos critérios para a escolha das escolas e dos estudantes a serem contemplados. Entre os quais a gestão escolar de excelência, localização geográfica, prédio com boa estrutura física e equipe técnica pedagógica fortalecida, principalmente, para o acompanhamento dos alunos.

Inicialmente, explicou Fernando Lima, as vagas serão oferecidas para os alunos com idade superior a 16 anos que estejam cursando o segundo ano do ensino médio. Também serão avaliados a apresentação da distorção idade/série e o melhor desempenho acadêmico de cada aluno.
No futuro também serão abertas vagas para a inclusão de alunos do terceiro ano de ensino médio, residentes nas proximidades das escolas onde os cursos serão ministrados.

Os cursos da Pronatec, fruto do termo de adesão firmado pelo Governo do Estado junto ao MEC, serão ofertados nas Unidades Regionais de Educação de Açailândia, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, Pinheiro e São Luís.

Além da Seduc, MEC e Sectec, participam da parceria o Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Serviço Nacional da Indústria (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que também participam do programa Maranhão Profissional cuja meta é capacitar cerca de 400 mil maranhenses.


Fernando Antonio Carvalho de Lima, gestor político do Pronatec, ministra palestra a gestores regionais de educação
Fotos/Orcenil Jr

 

 

 

 



Data: 28/11/2011
Fonte: Ascom / SEDUC MA
..
..
Copyright®2010 Portal da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, alguns direitos reservados
Rua Conde D'Eu, n° 140, Monte Castelo, São Luis/MA - CEP 65030-330 São Luís/MA - Fones: (98)3221-8537 | (98)3221-8536 - email: gabinete@educacao.ma.gov.br | ascom@educacao.ma.gov.br