Seduc encerra encontro da Frequência Escolar do Bolsa Família

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), encerrou, nesta sexta-feira (25), o VIII Encontro Estadual da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família (PBF). O evento é realizado em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), dos Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), de Cidades (Sedic) e Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

O encontro, que teve início na quinta-feira (24), objetivou assegurar às crianças e adolescentes beneficiários do Bolsa Família acesso à educação e a permanência na escola. Para Júlio Lins, operador municipal Carutapera, o encontro reafirmou as políticas trabalhadas pelo estado do Maranhão, em relação à frequência escolar.

“Novas diretrizes foram apresentadas. Foi com iniciativas como estas que o Estado teve o seu trabalho reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Educação”, apontou Júlio Lins.

O secretário adjunto da Sedes, Expedito Morais, falou sobre a importância desse trabalho intersetorial, que está proporcionando um mapeamento mais coeso em relação às pessoas que participam do Bolsa Família no Maranhão.

“Esse trabalho de acompanhamento e monitoramento dos assistidos pelo Bolsa Família é de grande importância para o sucesso do programa. Esses operadores municipais e suas equipes contribuem também com o avanço que o Maranhão vem tendo em relação à frequência escolar e, consequentemente, às famílias que necessitam desse programa de transferência de renda”, frisou.

De acordo com a coordenadora estadual do Programa Bolsa Família na Seduc, Ana Gabriela Melo, o encontro teve como foco a busca ativa por todos os beneficiários dos programas de transferência e complementação de renda em processo de bloqueio ou suspensão de benefício.

“Esse evento é uma atividade macro em relação ao processo de busca pelos beneficiários dos programas de transferência e complementação de renda, pois vai à busca dessas pessoas para que elas não percam ou tenham o seu benefício suspenso. Isso foi importante para colocar o Maranhão em terceiro lugar no ranking do acompanhamento da frequência escolar”, afirmou.

Participaram do encontro estadual, operadores municipais máster, responsáveis pela inserção no sistema dos dados dos beneficiários do PBF, nos 217 municípios maranhenses, além de representantes da Seduc, Sedes, Sedihc e Cemar.

Mesa de encerramento com representantes de instituições parceiras

Foto/Orcenil Jr.

Data: 25/05/2012