Notícias
Seduc orienta gestores sobre planos de educação e capacita para implantação de diretriz curricular

Com intuito de fortalecer o regime de colaboração entre União, Estado e Municípios na elaboração e adequação dos planos de educação acontece, na terça-feira (28), das 8h às 18h, no auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), seminário para prefeitos, secretários e gestores de educação de todo o estado.

O evento, que será promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), atende solicitação do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC), no sentido prestar aos gestores orientações a respeito dos Planos Municipais, Estadual e Nacional de Educação, na perspectiva de fortalecimento do Sistema Nacional de Educação.

O seminário sobre planos de educação será presidido pelos secretários Binho Marques (MEC) e Pedro Fernandes (Seduc), e terá participação de prefeitos, secretários municipais de educação, gestores educacionais, escolares, além de representantes de entidades que trabalham com educação como o Ministério Público, Conselho Estadual de Educação, Instituições de Ensino Superior e Federação dos Municípios Maranhenses (Famem).

Diretrizes Curriculares

A Seduc realiza, nas quarta (29) e quinta-feiras (30), a capacitação de gestores escolares de todo o Maranhão para implantação das diretrizes curriculares nas 1.223 escolas da rede estadual de ensino do Maranhão. A ação é fruto do projeto de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Ministério da Educação (MEC).

A capacitação será realizada no Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), em São Luís. O evento é destinado a gestores e diretores de educação das 19 Unidades Regionais, coordenadores e supervisores regionais do Sistema de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Escolas (Siama), e gestores gerais das escolas estaduais.

Na ocasião será realizado o estudo sistemático das diretrizes curriculares de forma a garantir que o participante possa incorporar os conceitos básicos presentes no documento; compreender os passos do método didático proposto; reconhecer as aprendizagens básicas e os conteúdos estruturantes dispostos nas matrizes de cada disciplina; entender a sistemática de avaliação do processo de construção da aprendizagem e dos resultados do desempenho escolar e planejar ações pedagógico-gerenciais em conformidade às diretrizes curriculares.

A iniciativa tem como finalidade assegurar que as Diretrizes Curriculares sejam implantadas, garantindo o estabelecimento de padrões de ensino e aprendizagem em toda a rede estadual de ensino do Maranhão no ano de 2014.

 


Data: 21/01/2014
Fonte: ASCOM - SEDUC MA
..
..
Copyright®2010 Portal da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, alguns direitos reservados
Rua Conde D'Eu, n° 140, Monte Castelo, São Luis/MA - CEP 65030-330 São Luís/MA - Fones: (98)3221-8537 | (98)3221-8536 - email: educacao@educacao.ma.gov.br