...
AVALIAÇÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA - ANEB/SAEB

Conhecida nacionalmente como PROVA BRASIL, teve sua primeira edição em 2005 e é  uma avaliação em larga escala realizada pelo INEP/MEC, censitária para escolas com matrícula de 30 alunos (ou mais). Abrange as áreas de Língua Portuguesa e Matemática em turmas de 4ªsérie / 5º ano e 8ª série/ 9º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo da ANRESC é, principalmente, oferecer aos governos estaduais e municipais uma avaliação de sua rede educacional para que, conscientes dos seus indicadores, possam planejar e efetuar políticas públicas com mais precisão que causem impacto na reversão do quadro educacional insatisfatório que vem se desenhando no País;

Os resultados da ANRESC, como a ANEB,  são apresentados por escola e utiliza a Teoria de Resposta ao Item - TRI, que possibilita a construção de uma escala comum entre as séries, ordenando o desempenho dos alunos por níveis de competências cognitivas.

Nas avaliações da ANEB e ANRESC, esta Supervisão de Avaliação é  parceira do INEP/MEC, desde o momento de divulgação até a sua execução nas escolas, planejando e realizando, monitorando todo o trabalho de campo e divulgando os resultados na instância  do Estado do Maranhão.




Info
Copyright®2010 Portal da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, alguns direitos reservados
Rua Conde D'Eu, n° 140, Monte Castelo, São Luis/MA - CEP 65030-330 São Luís/MA - Fones: (98)3221-8537 | (98)3221-8536 - email: educacao@educacao.ma.gov.br