...
Seduc implanta modelo inovador de capacitação

 

Com o objetivo de fortalecer a ação pedagógica, a partir da otimização dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas da rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está oferecendo cursos de informática para diretores, diretores-adjuntos, supervisores e secretários das escolas da Unidade Regional de Educação da região metropolitana de São Luís. A meta é que o curso contemple os 3.901 gestores de toda a rede estadual de ensino do Maranhão.


A iniciativa integra um amplo programa de capacitação focado em resultados na gestão escolar para a melhoria do ensino público no Maranhão, idealizado pelo secretário estadual de Educação, César Pires, e executado desde o mês de maio pela Superintendência de Administração de Recursos Humanos (SARH).


O Projeto de Inclusão Digital começará pela Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís e se estenderá de forma itinerante a todo estado. São 1.106 gestores, 1.106 adjuntos, 789 supervisores e 900 secretários escolares que serão capacitados na área de tecnologia da informação para que possam fazer uso das ferramentas da informática existentes no ambiente escolar.


“Este curso está sendo de grande validade, pois estamos nos apropriando das tecnologias que as escolas já possuem, mas que não utilizávamos de maneira adequada. Certamente passarei a aplicar na escola em que direciono todo o conhecimento que obtive aqui”, afirma a diretora do Centro de Ensino Salim Braide, Carmem Duarte dos Santos.


A Seduc visa ainda que, ao final do curso, os diretores elaborem um plano de utilização das mídias tecnológicas nas escolas.


Os profissionais poderão se inscrever nas escolas que têm laboratórios de informática em funcionamento, onde serão ministrados os cursos. “Os gestores precisam estar plenamente habilitados para acompanhar a utilização dessas modernas tecnologias que já chegaram à escola pública, para garantir que elas sejam bem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem”, justifica o secretário.

Gestão escolar


Paralelamente a SARH dá continuidade ao curso de gestão escolar iniciado em maio. Na região metropolitana de São Luís serão contemplados ao todo 202 gestores e 554 supervisores. A meta da Seduc é alcançar também todos os dirigentes de escolas do interior do estado, com o auxílio dos pólos tecnológicos da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) e da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).


Com carga horária de 96 horas, o curso de gestão é subdividido em sete módulos: gestão estratégica de pessoas, desenvolvimento de habilidades gerenciais, a mudança como garantia de sobrevivência organizacional/profissional, planejamento estratégico, modernização da gestão de processos, tecnologia da informação e orçamento público.


A superintendente de Recursos Humanos da Seduc, Iolanda Portela, ressaltou que a nova gestão da Seduc está focada na capacitação do gestor escolar. Segundo ela, essa estratégia fortalece a gestão do conhecimento, visando o processo de mudança para assegurar a melhoria da qualidade da aprendizagem. “Pessoas com conhecimento inovador atuam como agentes de transformação, promovendo na sociedade serviços públicos com excelência de desempenho,” ressalta.


Com esse objetivo, foi elaborado um programa de capacitação para todos os servidores da educação que prevê a realização de 147 cursos, atendendo 4.955 funcionários até o final deste ano. O plano abrange cursos de pós-graduação, graduação, aperfeiçoamento e atualização, capacitação para regionais, inclusão digital, seminários, palestras e workshops, nas áreas de atendimento, planejamento, gestão pública, orçamento, gestão estratégica de pessoas e de trabalho e renda.

 

AGENDA DE EVENTOS DAS SUPERINTENDÊNCIAS DA SEDUC
2009
 

DATA   

LOCAL

ASSUNTO

PARTICIPANTES

SETOR

19 de julho a 3 de agosto

Pólos: Barra do Corda, Imperatriz e Santa Inês

Realização da II Etapa da Formação Continuada

Professores índios e não-índios dos níveis II, III e IV

SUPEIND

20 a 31 de julho

CE 29 de Outubro – Escola Agrotécnica

Curso de Informática Básica aos alunos do programa e-tec Brasil

Alunos matriculados no programa e-tec

STE

30 e 31 de julho

Natal (RN)

Encontro Regional do programa e-tec Brasil

Coordenadores estaduais, de pólos, IFMA e Univima

STE

Junho a novembro

Sede das escolas selecionadas da URE São
Luís

Implementação do projeto Ler e Escrever: ações de conquista

Técnicos da SAE (SUEB e SUC), gestores, professores e supervisores das 14 escolas selecionadas e 10 técnicos da URE São Luís

SUEB

Junho a novembro

Sede das escolas selecionadas da URE São Luís

Implementação do projeto Ler e Escrever: ações de conquista

Técnicos da SAE (SUEB e SUC) e gestores

SUEB




Info
Copyright®2010 Portal da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, alguns direitos reservados
Rua Conde D'Eu, n° 140, Monte Castelo, São Luis/MA - CEP 65030-330 São Luís/MA - Fones: (98)3221-8537 | (98)3221-8536 - email: educacao@educacao.ma.gov.br