...
Educação de Jovens e Adultos - EJA

A EJA, atualmente reconhecida pela Legislação Educacional, enquanto modalidade de ensino foi predominantemente marcada desde 1940 por campanhas de alfabetização consolidando-se como assunto de política nacional, por força da Constituição de 1934 que estabeleceu a obrigatoriedade e a gratuidade do ensino primário para todos. Este novo período na educação de adultos caracterizou-se por intensa preocupação na condução metodológica e de inovações importantes nesse campo; pelo destaque da reflexão sobre o social no pensamento pedagógico brasileiro e pelos esforços realizados pelos mais diversos grupos, em favor da educação da população adulta para a participação na vida política do país.

Apesar das profundas transformações que ocorreram e estão ocorrendo nas políticas educacionais, pensar a escola nesse novo contexto, significa pensar na necessidade de rever continuamente o já sabido, reorganizando em novas bases todo o saber acumulado, a fim de potencializar a aprendizagem de forma significativa.

É importante, também, analisar o papel dos sujeitos da EJA, suas práticas pedagógicas, seus modos próprios de reinventar a didática cotidiana, desafiando-os a novas buscas e conquistas, como já sinalizara Paulo Freire em suas ações educativas com Jovens, Adultos e Idosos.

A EJA é uma modalidade de ensino que oferta Ensino Fundamental e Médio para atendimento a jovens, adultos e idosos através de cursos, programas, projetos e exames.

OBJETIVOS DA EJA

* Oportunizar aos jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, apenados e jovens em conflito com a lei, fora da faixa etária da escolaridade regular a conclusão e continuidade de estudos;

* Oferecer aos jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, apenados e jovens em conflito com a lei, oportunidades de escolarização que aliem a educação básica em nível médio à educação profissional, com desenvolvimento de competências e habilidades que propiciem a formação integral do aluno como cidadão e profissional de qualidade.

PÚBLICO ALVO

O público alvo da EJA é caracterizado por jovens com 15 anos completos (Ensino Fundamental) e 18 anos completos (Ensino Médio), adultos e idosos, pessoas com deficiência, apenados e jovens em conflito com a lei, que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria.

CURSOS OFERTADOS
ENSINO FUNDAMENTAL PRESENCIAL
Oportuniza a jovens, adultos e idosos fora da faixa etária de escolaridade regular, o estudo formal que viabilize a continuidade de seus estudos.

ENSINO MÉDIO PRESENCIAL
Oportuniza escolarização a jovens, adultos e idosos com vista a prosseguimento e conclusão de seus estudos.

EXAMES

EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS - ENCCEJA
É uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar.

Objetivos:
• avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada;
• oferecer às Secretarias de Educação uma avaliação que lhes permita aferir os conhecimentos e habilidades dos participantes no nível de conclusão do Ensino Fundamental;
• construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos.

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO – ENEM


Possibilita aos participantes maiores de 18 anos a certificação em nível de conclusão de Ensino Médio.

PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA)

Objetivo: oferecer oportunidades de escolarização que aliem a Educação Básica em nível Médio à Educação Profissional, com desenvolvimento de competências e habilidades que propiciem a formação integral do aluno como cidadão e profissional para jovens com 18 anos completos na data da matrícula (não há limite máximo) para adultos e idosos que já tenham concluído o Ensino Fundamental.

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CEJA
Objetivo: oportunizar jovens, adultos e idosos a conclusão ou prosseguimento de estudos por meio de cursos semipresenciais (Ensino Fundamental e Médio).

BANCA PERMANENTE DE AVALIAÇÃO (CEJA):

Atende casos especiais, a maiores de 15( quinze) anos para o Ensino Fundamental e a maiores de 18(dezoito) anos para o Ensino Médio, tais como:
- candidatos reprovados em Exames Supletivos em até 02(duas) disciplinas/Ensino Fundamental e 03(três)/Ensino Médio e que queiram concluir sua escolaridade;
- candidatos reprovados no Ensino Fundamental e Médio, que tiverem sido aprovados em concursos, processo seletivo e/ou vestibular;
- candidatos que não lograram aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA no Ensino Fundamental e no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
- candidatos que necessitam comprovar conclusão de escolaridade para efeito empregatício ou ascensão funcional;
- alunos de cursos de EJA reprovados em até 02(duas) disciplinas do Ensino Fundamental e 03(três) do Ensino Médio poderão realizar as provas pendentes, por meio de Exame de Educação de Jovens e Adultos ou por meio dos cursos semipresenciais Fundamental e Médio.
- os alunos reprovados em até 02 (duas) disciplinas do Ensino Fundamental e 3 (três) do Ensino Médio poderão realizar as provas pendentes, por meio de Exames de Educação de Jovens e Adultos, ou por meio dos Cursos Semipresenciais Fundamental e Médio.

CONTATOS
SUPERVISÃO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Endereço: Rua Edmundo Calheiros, 01 (Rua 06) - São Francisco, CEP: 65076-390 (antiga URE)
Fone/Fax (98) 3218-2367
e-mails: serrate22@yahoo.com.br, supeja@educacao.ma.gov.br
CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CEJA
Endereço: Avenida Barão de Itapary, s/nº Camboa – Fone: (98) 3231.3004.
e-mail: ceja_educacao@hotmail.com

 




Info
Copyright®2010 Portal da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, alguns direitos reservados
Rua Conde D'Eu, n° 140, Monte Castelo, São Luis/MA - CEP 65030-330 São Luís/MA - Fones: (98)3221-8537 | (98)3221-8536 - email: gabinete@educacao.ma.gov.br | ascom@educacao.ma.gov.br