15/08/2017 10:24 am

BIÊNIO DA MATEMÁTICA

O Congresso Nacional, por meio da Lei Ordinária 13.358, de 07 de novembro de 2016, instituiu os anos 2017 e 2018 como o Biênio da Matemática Joaquim Gomes de Sousa, no Brasil, contando com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação.

Nesse sentido, durante esses dois anos, os eventos mais importantes do mundo da Matemática acontecerão no Brasil, objetivando colocar a Matemática, a Ciência e a Tecnologia no foco da comunicação, contribuindo para o crescimento do país e para o desenvolvimento humano. No referido período, o país sediará pela primeira vez a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), o mais importante evento do mundo voltado à disciplina.

‍ Assim, o Biênio da Matemática constitui um movimento em prol da educação, com o propósito de criar, produzir e trazer para o país múltiplas experiências, que gerem novas descobertas e estimulem o aprendizado da Matemática de forma geral, no país.

Nesse contexto, o político e matemático maranhense Joaquim Gomes de Sousa (Itapecuru-Mirim-MA (1829) – Londres (1864)), mais conhecido como Sousinha, foi eleito pela Câmara Federal como patrono do referido biênio.

Considerando a importância da instituição desse período para o Brasil e para o Maranhão, a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC), por meio da Supervisão de Currículo, criou um grupo de trabalho, com representantes de diversas instituições de ensino, objetivando a articulação de ações, com alcance em todo o Estado do Maranhão.

 II – INSTITUIÇÕES PARCEIRAS RESPONSÁVEIS

 SEDUC (SAE/SUEB/SUC), SECTI/IEMA, SEMED, UEMA, IFMA, UFMA, FACAM e AML.

III – PÚBLICO-ALVO

  ESTUDANTES DAS REDES MUNICIPAL, ESTADUAL E PARTICULAR; PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS CITADAS REDES; LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA.

 IV – JUSTIFICATIVA 

Nas últimas décadas, o Estado do Maranhão tem apresentado índices educacionais considerados baixos para a realidade brasileira. Em resposta a isso, o governo do Estado tem empreendido diversas ações, objetivando mudar esse cenário. Um exemplo disso é a política Escola Digna, que envolve ações que vão da construção e reforma de prédios escolares até a formação de professores. Mas, considerando tantos anos de atraso no desenvolvimento educacional do Estado, há necessidade de se fazer muito mais, para que se tenham avanços, de fato, céleres e significativos.

Nesse contexto, a instituição de um grupo de trabalho, congregando diversas instituições, adquire importância e significado imensuráveis, pois representa uma possibilidade de união de forças para, por um lado, dar expressividade ao Biênio da Matemática Joaquim Gomes de Sousa e, por outro, contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dessa área de conhecimento no Estado do Maranhão.

1 2

 Notícias:

Matemático maranhense e patrono do Biênio da Matemática é homenageado em casa

Ações do Biênio da Matemática iniciaram nesta segunda-feira

III SEMANA DE MATEMÁTICA DO IFMA – FOLDER

III SEMANA DE MATEMÁTICA DO IFMA – PALESTRAS, MINI CURSOS E OFICINAS

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – IFMA (Campus Maracanã)

Contatos

contatos

Fones:

(98) 3227-7677
(98) 3235-4674

E-mail:

gabinete@educacao.ma.gov.br
ascom@educacao.ma.gov.br

Ouvidoria
(98) 3218-2357/3212-1636
ouvidoria@educacao.ma.gov.br

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Rua dos Pinheiros n°15, Qda n° 16, Renascença. CEP 65075-250. São Luís, Maranhão