14/03/2019 3:44 pm

Comunidades escolares da região Sul do Maranhão comemoram entregas de novos equipamentos escolares

14921_escola_digna_ribamar_fiquene.jpg_2868383519498128536

Primeira Escola Digna inaugurada em Ribamar Fiquene

“A escola Manoel Bezerra de Oliveira é a realização de um sonho, porque Ribamar Fiquene não dispunha de uma escola de Ensino Médio, de prédio próprio, trabalhávamos nas dependências da EM Senador Henrique de La Rocque e como anexo de Porto Franco. Só tínhamos aulas no noturno, porque a escola era utilizada pela rede municipal no diurno, então tinha superlotação, falta de vagas, não tínhamos disponibilidade para uma biblioteca, laboratório de informática, secretaria, toda a estrutura que uma escola deve ter”, relatou Maria Viana Fonseca, gestora geral do CE Manoel Bezerra de Oliveira, um dos quatro equipamentos escolares entregues, nesta quarta-feira (13), pelo Governo do Maranhão.

As obras inauguradas resultam da parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Infraestrutura (Sinfra) e beneficiam comunidades escolares das cidades de Ribamar Fiquene, Imperatriz, Davinópolis e Esperantinópolis.

“A parceria Sinfra e Seduc, sob o comando do governador Flávio Dino, sempre rendendo frutos. Inauguramos a primeira escola de Ensino Médio em Ribamar Fiquene, estivemos também no Centro de Ensino Nova Vitória, em Imperatriz, uma escola que foi reformada e era aguardada por muitos anos, e na escola de Ensino Médio, em Davinópolis, um ginásio coberto. Nós ficamos muito contentes de poder dar a nossa contribuição para que a educação do Maranhão avance cada vez mais”, destacou o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.

“O Governo do Maranhão acredita que a educação é a política mais acertada que existe para que se tenha realmente oportunidade de ter uma sociedade que transforma pessoas. E a cada dia estamos construindo um Maranhão melhor, mais digno e de todos”, complementou a secretária Adjunta da Seduc, Rosyjane Pinto, que representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, na agenda de inaugurações.

A nova estrutura conta com seis salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, sala de diretoria, secretária, sala de professores, almoxarifado, cozinha, área de serviços e vestiários, espaços amplos e adequados que abrigarão aulas dos mais de 300 estudantes do Ensino Médio, Regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos), matriculados no Centro de Ensino.

“Já temos uma procura maior esse ano pelas matrículas de alunos, até pais que tinham levado seus filhos para estudar em outras cidades. Devido à qualidade de ensino, estão retornando. Gratidão ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão pela realização desse sonho. Toda a nossa comunidade está agradecida por isso”, disse Maria Viana Fonseca.

Imperatriz

Centro de Ensino Nova Vitória, em Imperatriz, foi totalmente reformado

A mesma felicidade por uma escola digna é compartilhada pela comunidade escolar do CE Nova Vitória, em Imperatriz, que foi totalmente reformado e, há décadas, não recebia reparos significativos. A escola recebeu serviços estruturais nas 10 salas de aula, além de espaços revitalizados de biblioteca, climatização das salas, laboratórios de informática e Ciências e quadra esportiva. A reforma beneficiará os cerca de 330 estudantes do Ensino Médio, regular e EJA, nos turnos: matutino, vespertino e noturno.

“Toda a estrutura da nossa escola era precária, todas as paredes de alvenaria estavam rachadas, a escola não tinha forro, quando chovia os alunos tinham que se ausentar da sala de aula porque alagava, o piso era rachado, o quadro ainda era quadro negro com giz, e em decorrência disso muitos alunos do nosso bairro iam se matricular no Centro, porque a escola do nosso bairro não era digna, era indigna”, relata Johnny Feitosa Sousa, professor de Química há 10 anos.

“Essa nova estrutura melhora o rendimento, pois o professor se sente valorizado, os alunos se sentem motivados porque eles têm mais qualidade com um ambiente físico melhor. Ele vai ter mais ânimo ‘pra’ estudar e vai perceber que está no mesmo patamar de uma escola da rede participar. O rendimento melhora 100%”, disse Johnny Sousa.

Davinópolis

Gestora geral do CE Francisco Alves II, Alice Xavier, destaca importância da quadra

Já em Davinópolis a comemoração é pela entrega da Quadra Poliesportiva Maria Lúcia Sousa Santos, no Centro de Ensino Francisco Alves II. O Centro de Ensino foi totalmente reformado e entregue à comunidade escolar em 2018 e a nova estrutura poliesportiva atende os anseios da comunidade por um espaço adequado para prática de esportes e atividades culturais.

A quadra tem arquibancadas e vestiários com banheiros, beneficiando cerca de 700 estudantes além da comunidade davinopolitana, que agora poderão praticar esportes e promover atividades culturais em um espaço adequado.

“Davinópolis está em festa mais uma vez primeiro recebemos o Centro de Ensino Francisco Alves II totalmente reconstruído, agora nossa Quadra Poliesportiva Maria Lúcia Sousa Santos. Então nossa gratidão é ainda maior, porque além do desenvolvimento intelectual que vamos proporcionar aos nossos alunos agora também vamos poder desenvolver o físico e dar qualidade de vida aos nossos estudantes”, destacou a gestora geral do CE Francisco Alves II, Alice Xavier.

“Aqui nossos alunos terão a oportunidade de sair da ociosidade e das drogas, fazendo o que é melhor, o esporte, e resgatar a vida como um todo. Só temos a agradecer ao governador Flávio Dino e a toda a sua equipe pelo empenho para nos entregar essa quadra que é um sonho”, reiterou o professor de Educação Física do CE Evilásio Mota, que aguardava por esse espaço há mais de 20 anos.

Esperantinópolis

Farol do Saber totalmente revitalizado em Esperantinópolis

“Quero agradecer o governo Flávio Dino pelo comprometimento com a educação e, principalmente, com os alunos. Agradeço também pela belíssima reforma da nossa biblioteca”, ressaltou Lucas Carvalho, vice-presidente do Grêmio Estudantil Graça Aranha do Centro de Ensino Antônio Corrêa, durante a inauguração do Farol do Saber Idalina Guimarães, no município de Esperantinópolis.

Representando o secretário Felipe Camarão, o secretário Adjunto da Seduc, Anderson Lindoso, enfatizou o compromisso do governador Flávio Dino com a melhoria dos indicadores educacionais. “Este é o 44º Farol do Saber entregue totalmente reformado pelo governador Flávio Dino. São bibliotecas revitalizadas com novo acervo para servir à comunidade com a produção de saber, de cultura e conhecimento, assim, nós investimentos na educação como vetor de transformação no estado do Maranhão”, realçou.

Fonte: Seduc
14/03/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI