6/01/2017 9:12 pm

Sobre o Conselho Estadual de Educação

O assunto educação tem se constituído uma preocupação constante da sociedade contemporânea. Essa preocupação decorre da crescente transformação desenvolvimentista, num momento em que a febre do saber e do evoluir se instala em todo o mundo.

A preocupação com os assuntos que envolvem educação não se restringe apenas àqueles que estão, por força de suas funções, envolvidos na contextura educacional sistemática. Ela vai além, ela atinge os demais profissionais, que tenho certeza, vêem nela, o caminho mais eficaz para a redenção da sociedade, e mais, que vêem nela, a resolução de grande número dos problemas que cotidianamente desafiam o contexto social.

A preocupação com a Educação atinge as famílias que, no afã de encaminhar os seus filhos, condignamente, tentam integrar-se aos sistemas educacionais, procurando compreendê-los e utilizá-los na premissa de que “a educação deve ser dada no lar e na escola”; ela atinge os discentes que também reclamam e que constituem o mais eficiente termômetro da qualidade do ensino.

A preocupação com a educação é universal na medida em que gera uma consciência de que o ser humano evolui, na medida em que se educa e se torna mais racional.

Testemunha-se um descompasso entre o funcionamento dos sistemas educacionais e o desenvolvimento tecnológico, e aqui está a maior responsabilidade de todos que constituem, e atuam na área educacional: autoridades, legisladores, pesquisadores, conselheiros, educadores e alunos.

É preciso que nos conscientizemos disso e nos dediquemos com muito amor à missão de plasmar personalidades e de fazer da educação o principal sustentáculo do desenvolvimento. E mais, de enfrentar os desafios da gestão democrática da educação, tornando-a emancipadora.

José Ribamar Bastos Ramos