5/01/2019 12:26 pm

Estudantes do Colégio Militar Tiradentes I celebram formatura em cerimônia emocionante

Vozes embargadas, lágrimas, palavras de gratidão, sorrisos, alegria e muitos abraços marcaram um dos momentos mais emocionantes na vida de 230 estudantes do Colégio Militar Tiradentes I, escola da rede estadual de ensino, em São Luís. A cerimônia de colação de grau foi realizada no fim da tarde dessa sexta-feira (04), no Quartel da Polícia Militar, no Calhau.

O evento contou com a presença de autoridades militares e civis, entre as quais, o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e o comandante Geral da PMMA, coronel Jorge Allen Guerra Luongo, além dos pais, familiares dos alunos e comunidade.

A formatura é o reconhecimento à dedicação dos alunos pelo mérito intelectual, comportamento e participação nas atividades escolares desenvolvidas na unidade de ensino. O evento já é tradicional e reflete a interação entre a comunidade estudantil, familiares e militares.

“O colégio foi o nosso primeiro desafio, local onde começamos a ter responsabilidades, mas acima de tudo foi onde nos tornamos quem somos. Os bons momentos que passamos juntos não nos abandonam. Mas é importante permanecer nutrindo as amizades cultivadas aqui, daqui a alguns anos nós iremos olhar para trás e teremos saudade deste momento”, ressaltou a estudante Giovana Freitas de Abreu, 17 anos, que foi a oradora na formatura.

O Secretário Felipe Camarão destacou a trajetória de sucesso do Colégio Militar Tiradentes que é marcada por bons resultados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além dos crescentes índices de aprovação em universidades. “Eu quero registrar que a minha admiração pelos colégios militares do Estado do Maranhão cresce a cada dia que passa. Seus filhos estudam na escola que tem o melhor Ideb da Rede Pública Estadual, o melhor Ideb do Maranhão, eles levam no currículo, portanto, esta importante marca. Isso para nós é muito importante, vocês estão fazendo uma virada e nós também, sob o comando do governador Flávio Dino, e esta virada vem através da educação, com foco total nos resultados e formando acima de tudo cidadãos e cidadãs de bem”, destacou Felipe Camarão.

O Coronel Lungo falou da importância do momento na vida desses estudantes e parabenizou a todos os formandos. “Nos orgulha muito termos esse projeto em andamento, que é um projeto de sucesso, hoje os filhos, filhas, irmãos e irmãs se formam e levam o aprendizado para a vida adulta, e nos enche de orgulho porque envergam a farda da polícia militar e levarão durante toda a sua vida os valores vividos aqui dentro que são valores éticos e morais. Tenho certeza que todos vocês terão sucesso na escolha que fizer, essa vitória é de todos nós. Uma nova geração está vindo e novas vitórias serão alcançadas. Nós só temos a agradecer e parabenizar. Acreditamos em cada um de vocês!” pontuou o Comandante.

No final da solenidade, houve desfile dos alunos que integram o Colégio Tiradentes juntamente com os formandos, o tradicional fora de forma e a entrega dos certificados pelos padrinhos e madrinhas.

“É aquela sensação de dever cumprido! A gente buscou durante o ano todo oferecer um ensino de qualidade, proporcionando aos nossos jovens a possibilidade de aprendizagem, de ampliar seus conhecimentos, a possibilidade de um ingresso em uma faculdade, no mercado de trabalho e principalmente, procuramos oferecer uma formação cidadã, para que eles possam ser boas pessoas e ajudar o nosso estado”, destacou o Coronel Pedro Augusto Lima Brandão, diretor geral do Colégio Militar Tiradentes I.

Culto Ecumênico

Na manhã de quinta-feira (03), estudantes, familiares, professores e a direção da escola já haviam realizado um emocionante culto ecumênico em Ação de Graça pelos formandos. A Cerimônia presidida pelo Padre e pelo Pastor da Capelania da Polícia Militar, aconteceu na Igreja Batista Ebenézer, no Bequimão, e contou com a presença do Secretário Felipe Camarão.

Em uma cerimônia cheia de simbologia, a estudante Maria Helena Correia Cardoso, de 17 anos, fez um discurso emocionante, em que falou de base familiar, de desafios, de determinação, de ter uma escola referência, de saírem preparados para a vida e de gratidão a cada pessoa que contribuiu para a formação estudantil da turma.

Para o estudante Roberthe Matheus Costa de Oliveira, de 18 anos, o momento é de gratidão. “É um momento muito importante! Eu seu sei que tivemos muitas lutas no decorrer desses anos, mas, eu agradeço muito a minha família porque foi a minha base para que eu conquiste os meus objetivos. Então, cada luta, cada esforço valeu muito apena, e eu só tenho a agradecer à família Militar Tiradentes”, disse o estudante.

O Professor Carlos André Costa, de Matemática foi escolhido pelos alunos para receber uma homenagem em nome dos demais professores. “Eu não esperava, e estou muito emocionado. Isso representa muito para mim, e dá uma sensação de dever cumprido, e acho que é resultado de dedicação, esforço e o amor que tenho pelo que faço. E se eles reconhecem esse esforço é porque de alguma forma dei contribuições que eles vão levar para a vida toda”, disse o professor.

“É um momento único. Eu nunca pensei que chegaria ao Militar Tiradentes. E hoje, eu saio um cidadão de bem, renovado, honrado de caráter. E tenho certeza que posso alçar voos mais altos”, destacou o estudante Elton Rodrigues, de 17 anos.

Texto: Nayara Vieira e Regina Sousa
Fotos: Lauro Vasconcelos