Com o tema “Gestão Financeira – Da Execução à Prestação de Contas”, a Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (Seduc), promoverá a 1ª Formação de Gestores Escolares neste ano de 2024. A formação acontecerá no período de 19 a 26 de março de 2024, no formato online, por meio do Google Meet, nos turnos manhã e tarde. O evento terá como foco a execução e a prestação de constas dos recursos financeiros recebidos pelas escolas.
A formação terá como público alvo gestores gerais, gestores adjuntos/auxiliares das Unidades Escolares desta Secretaria (exceto a de São Luís, que participará em outro momento dessa formação).
“Destacamos a importância da realização dessa formação com a temática gestão financeira, visto que somará para o aprimoramento das habilidades dos gestores escolares, para a gestão de recursos financeiros, humanos e materiais, com realização de investimentos mais eficientes e a otimização do uso dos recursos disponíveis”, destacou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
A ação tem como intuito contribuir para a formação continuada das equipes gestoras, desde a execução das ações até as devidas prestações de contas dos recursos financeiros recebidos pelas escolas, permitindo o alcance de seus objetivos educacionais de forma sustentável e responsável.
O evento formativo será conduzido pela Supervisão de Gestão Escolar, de forma intersetorial, com alguns setores da Secretaria Adjunta de Orçamento, Finanças, Orçamento e Contabilidade (SAOFC).
Fonte: seduc
18/03/2024
Sobre o pagamento das Condições Especiais de Trabalho (CET’s), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa:
– A CET das escolas parciais referente aos dias trabalhados no mês de janeiro será paga proporcionalmente na folha do mês de março;
– A CET dos professores das escolas em Tempo Integral em expansão, também, será paga na folha de março.
Fonte: Seduc 18/03/2024Com o intuito de garantir celeridade no transporte de livros, equipamentos e kits escolares, além de fortalecer a emissão de CPFs dos estudantes da rede pública estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) firmou parceria, nesta sexta-feira (15), com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. A ação contribui para o fortalecimento da educação dos estudantes maranhenses.
Satisfeito com a parceria, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, comemorou a união entre os órgãos públicos, estadual e federal.
“Ótima notícia. Firmamos parceria com os Correios para a entrega de materiais da Seduc nos municípios e nas escolas. E não para por aí: a parceria também é para que a empresa dê prioridade para a emissão dos CPFs dos nossos estudantes, para que eles participem do Programa Pé-de-meia do governo federal. Eu só quero agradecer, porque os Correios realizam uma função empresarial e também social, por isso merecem nossos parabéns, e obrigado pela parceria” ressaltou Felipe Camarão.
O diretor de administração dos Correios, Rorício Vasconcelos, expressou satisfação pela união firmada entre os órgãos públicos. “Essa parceria vem oportunizar tanto melhorias nas condições de entrega de mercadorias, de livros do FNDE, livros do próprio Governo do Estado aos alunos, e possibilitando também a viabilidade do CPF aos alunos. Então, para os Correios, é uma grande satisfação firmar essa parceria com a Seduc, para atender a população maranhense”, exprimiu.
O superintendente dos Correios no Maranhão, Thiago Serra, também enalteceu a parceria entre a Seduc e os Correios e disse estar feliz pelos serviços que serão prestados para garantir mais cidadania aos estudantes da rede estadual.
“Acabamos de fechar uma excelente parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Estado do Maranhão, onde os Correios será o operador logístico oficial da Secretaria, além de estar participando, também, do programa de tá emitindo CPF para alunos da escola pública do estado. Muito feliz com essa missão de conectar e levar cidadania para todos os alunos da escola pública do estado”, comemorou Thiago Serra.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou, até o dia 24 de março de 2024, o prazo de consulta na plataforma dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Inicialmente, a consulta estaria disponível até o dia 17 de março deste ano.
“Com a prorrogação do prazo para a consulta na plataforma dos precatórios do Fundef, os servidores estaduais do subgrupo magistério da educação básica terão mais tempo para saber se têm direito, bem como a quantidade de meses trabalhados no período destinado ao precatório. Ressalto que essa confirmação do tempo de trabalho é importantíssima, pois a partir dela que os valores serão calculados”, ressaltou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Nesse primeiro momento, a plataforma disponibiliza ao beneficiário a quantidade de meses trabalhados (cotas) que, posteriormente, fará parte do cálculo de valores. Finalizado o período de consulta e avaliação das possíveis averiguações dos dados, com data a definir, a plataforma reabrirá para informes sobre valores.
As pessoas que não conseguirem acessar a plataforma ou que identificaram qualquer inconsistência nas informações, como: quantidades de meses e quantidade de matrículas, devem encaminhar documentos pessoal e de vínculo para o e-mail: precatório.fundef@edu.ma.gov.br.
Para acesso à Plataforma, acesse o link: https://sisprecatorio.com:8443/precatorio.
Fonte: Seduc
15/03/2024
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que o pagamento das Condições Especiais de Trabalho (CETs) para professores de Tempo Integral (incluindo IEMAs), referente ao mês de fevereiro, será efetuado em folha suplementar neste sábado (16).
Fonte: Seduc Data: 14/03/24O mês de março já revelou algumas conquistas para a educação maranhense, como as inaugurações promovidas pelo Governo do Estado, que entregou dez escolas em nove dias, números expressivos que precisam ser comemorados, assim como o Dia da Escola, celebrado nesta quinta-feira (15), data que o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, faz questão de festejar.
“Todas as vezes que inauguramos prédios escolares, experimentamos sensações inigualáveis. A emoção se revela ainda maior quando ouvimos, de estudantes, professores e pais de aluno, que aquele espaço entregue é a realização de um sonho. Essas palavras nos encorajam para continuarmos trabalhando por uma educação pública com mais qualidade. Acreditamos na escola como espaço acolhedor, imprescindível para aprendizagem e instrumento de transformação social. Viva a escola, viva a educação do Maranhão”, comemorou Felipe Camarão.
A escola, em toda a sua acepção, é observada pela estudante, Carla Roberta Santos Carneiro, 17 anos, aluna do Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa, como um universo de possibilidades, que a emociona e lhe impulsiona a construir a sua própria história.
“A escola não é apenas um espaço físico com portas, janelas e salas de aula, é onde sonhos ganham asas e amizades se tornam eternas. A escola é um universo de possibilidades, um espaço onde vivemos momentos e nos tornamos quem somos. Aqui cada aluno tem a sua história para contar. Viva a educação maranhense, materializada em cada escola na nossa rede pública de ensino, onde os momentos se transformam em memórias e o conhecimento é o alicerce de um futuro promissor”, exprimiu a estudante Carla Roberta.
O gestor do Centro de Ensino Manoel Beckman, Fábio Lopes Fernandes, vê a escola como ambiente acolhedor e importante para ajudar a fortalecer o conhecimento e os laços de amizade. “A escola é um espaço acolhedor, onde estudantes e professores compartilham conhecimentos e fortalecem os laços de amizade. Nesse sentido, é primordial para ajudar no crescimento educacional e humano de todos os envolvidos nesse processo”, proferiu.
Equipamentos educacionais
O Governo do Estado segue investindo em educação e possibilitando a transformação dos espaços escolares para que estudantes e professores tenham cada vez mais acesso a ambientes com melhores condições de ensino e aprendizagem.
Neste mês, governo iniciou as entregas no dia 2 em São Luís, com a inauguração dos Centros de Ensino Centros de Ensino Professor Ignácio Rangel (Cidade Operária), Manoel Beckman (Bequimão), Giorcelli Costa (Madre Deus) e Helena Antipoff (Ipase de Baixo).
No sábado (9), o governador entregou o Centro de Ensino Chagas Costa em Igarapé Grande e o Centro de Ensino Eleutério Rocha em Bernardo do Mearim.
No domingo (10), em Bom Jardim, foram entregues o Centro Educa Mais Newton Serra e o CE Maria Luzia Rodrigues de Sousa. Em Olho d’Água das Cunhãs, a população recebeu oficialmente o Centro de Ensino José Matos de Oliveira, que foi reformado e ampliado. Já em Vitorino Freire foi entregue o Centro de Ensino Rui Barbosa.
O governo segue com agenda de muito trabalho, entregando escolas e fortalecendo a educação para melhorar a vida das pessoas e garantir o seu futuro. Novas inaugurações estão a caminho, aguardem.
Fonte: Seduc 14/03/2024
O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação, torna público a LISTA DE HABILITADOS para primeira etapa do seletivo -Edital nº 09/2024, para o Curso Técnico em Teatro, ofertado pelo Centro de Ensino Profissionalizante de Artes Cênicas do Maranhão – CACEM.
Nessa quarta-feira (13), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou o resultado final dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FICS) em LÍNGUA INGLESA, LÍNGUA ESPANHOLA e LIBRAS, ofertadas para o município de São Luís, pelo IEMA.
Os candidatos listados deverão comparecer à Unidade Vocacional IEMA Idiomas, localizada na Rua Portugal, nº 199 –Praia Grande, São Luís, entre os dia 14 e 15/03/2024 (conforme data indicada ao lado de seu nome, na lista abaixo), das 9h às 11:30h e das 14 às 17h, para realizarem a CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA, munidos dos documentos descritos no edital.
Para mais informações, acesse AQUI
Teve início nesta segunda-feira (11), a formação “Sobrevoo Mais Integral 2ª edição”, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que visa o fortalecimento do modelo integral na rede municipal de ensino no Maranhão.
O evento, que acontece até o dia 15 de março, reunirá cerca de 1200 participantes entre equipes de implantação das Secretarias Municipais de Educação e gestores escolares das Unidades Mais Integral para oportunizar reflexões e trocas de experiências quanto as rotinas pedagógicas e do modelo de gestão escolar das Unidades Mais Integral.
Delmar Matias, Secretário Adjunto de Educação Profissional e Integral falou sobre os avanços da Educação Integral no Maranhão. “Esse é mais um importante passo para a expansão do modelo integral no Maranhão onde alinhamos junto à comunidade escolar e representantes das secretarias municipais do Maranhão dimensões formativas que fortalecem não somente a aprendizagem, mas também o potencial do aluno e todo o processo educacional. Hoje, vivemos a concretização do projeto que aderimos em 2021 e que mudará a vida de muitas crianças maranhenses”.
A coordenadora estadual do Mais Integral, Raquel Melo, reforçou sobre as ações de desenvolvimento do modelo nos municípios. “Estamos aqui contribuindo e compartilhando um grande proposito que é trabalhar e desenvolver a Educação Integral em tempo integral em todos os municípios maranhenses. Será uma semana enriquecedora na qual trabalharemos pautas voltadas para a rotina de gestão Mais Integral, preparando os estudantes para serem protagonistas dos seus sonhos.”
Jordelma Barbosa, professora de Itapecuru-Mirim, destacou a importância da formação para a implantação do novo modelo no município. “A formação está nos capacitando para levar toda essa teoria para a prática nas nossas escolas em Tempo Integral. É um momento importante que vai nos trazer grandes benefícios, pois apesar de ser um programa novo, no nosso município já possui grande aceitação”, disse.
O evento segue até o dia 15 de março com a realização de mesas redondas, palestras e oficinas que serão realizadas no Auditório do Convento das Mercês, na Rua da Palma, 502 – Desterro.
PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
– PRIMEIRO DIA: ESCALA EM ROTINAS PEDAGÓGICAS.
Data: 11/01/2024. Horário de Início: 9h. Local: auditório do Convento das Mercês, dia 11.03.24, às 9h. O espaço fica localizado na R. da Palma, 502 – Desterro, São Luís – MA, 65010-620. Acolhimento e credenciamento:
Horário: Das 8h às 9h. Horário: 9h
ABERTURA SOLENE da agenda com a fala da Coordenadora Estadual do Mais Integral e representantes da Equipe de Implantação SEDUC.
Horário: 9h30 Palestra 01: O arquétipo do Herói na Gestão escolar da UMI. Nesta apresentação, serão abordados os princípios e fundamentos da educação em tempo integral, destacando os elementos chave do perfil e atuação da gestão escolar nas rotinas das Unidades Mais Integral. Palestrante: Raquel Melo.
Horário: 10h Palestra 02: Planejamento e Rotinas Pedagógicas na UMI. Nesta apresentação, serão abordados os princípios e fundamentos da educação em tempo integral, destacando os elementos chave nas rotinas dasUnidades Mais Integral. Palestrantes: Raquel Melo e Mariluze Uchoa
Horário: Das 11h às 12h Oficina temática: VIVÊNCIAS DE ROTINAS. A oficina “VIVÊNCIAS DE ROTINAS” oportuniza a reflexão e trocas de experiências acerca das rotinas pedagógicas na UMI.
Horário: Das 12h às 14h INTERVALO PARA ALMOÇO
Horário: Das 14h às 17h Oficinas temáticas: Descrição: Após o almoço, os participantes serão divididos em grupos conforme seu campo de atuação e direcionados para as suas respectivas mesas temáticas, onde acontecerão os debates para realização das propostas dos minicursos/oficinas.
– SEGUNDO DIA: ESCALA EM PROJETO DE VIDA.
Data: 12/03/2024 Horário de Início: 9h Local: auditório do Convento das Mercês, dia 12.03.24, às 9h. O espaço fica localizado na R. da Palma, 502 – Desterro, São Luís – MA, 65010-620. Acolhimento e credenciamento dos Professores de Projeto de Vida : Horário: Das 8h às 9h
Horário: 9h às 11h Palestra 03: A descoberta de horizontes: O Componente Curricular de Projeto de Vida. Esta apresentação tem como objetivo apoiar professores para que compreendam o conceito de Projeto de Vida e aprendam técnicas e ferramentas para facilitar o processo de autoconhecimento e definição de metas de vida dos estudantes. Palestrantes: Luiza Caroline Ribeiro.
Horário: Das 11h às 12h Palestra 04: “Projeto de Vida e Ação Estratégica”. A temática “Projeto de Vida e Ação Estratégica” oportuniza a reflexão e trocas de experiências acerca do componente curricular Projeto de Vida na perspectiva da formação integral do estudante na UMI. Palestrante: Raquel Melo.
Horário: Das 12h às 14h INTERVALO PARA ALMOÇO
Horário: Das 14h às 17h Oficina temáticas: Descrição: Após o almoço, os participantes serão divididos em grupos conforme seu campo de atuação e direcionados para as suas respectivas mesas temáticas, onde acontecerão os debates para realização das propostas dos minicursos/oficinas.
– TERCEIRO DIA: “STOPOVER” EM PROJETO DE VIDA.
Data: 13/03/2024 Horário de Início: 9h Local: auditório do Convento das Mercês, dia 13.03.24, às 9h. O espaço fica localizado na R. da Palma, 502 – Desterro, São Luís – MA, 65010-620. Horário: 9h Oficinas temáticas: Navegando rumo ao futuro e desenvolvendo o Projeto de Vida. Ainda em grupos, serão desenvolvidas propostas que permitam aos cursistas vivenciar a integração do projeto de vida ao currículo escolar e experimentar algumas práticas pedagógicas que podem ser utilizadas para essa integração.
Horário: Das 12h às 14h INTERVALO PARA ALMOÇO
Horário: Das 14h às 17h Oficinas temáticas: Descrição: Após o almoço, os participantes permanecerão divididos em grupos conforme seu campo de atuação e direcionados para as suas respectivas mesas temáticas, onde acontecerão os debates para realização das propostas dos minicursos/oficinas.
– QUARTO DIA: ESCALA EM ESTUDO ORIENTADO.
Data: 14/03/2024 Horário de Início: 9h Local: auditório do Convento das Mercês, dia 13.03.24, às 9h. O espaço fica localizado na R. da Palma, 502 – Desterro, São Luís – MA, 65010-620. Acolhimento e credenciamento dos Professores de Estudo Orientado :
Horário: Das 8h às 9h Horário: 9h às 11h Palestra 05: O potencial do Estudo Orientado enquanto alavanca de resultados para o currículo integrado na UMI. Esta apresentação tem como objetivo apoiar professores para que compreendam o conceito de Estudo Orientado e seu potencial enquanto alavanca de resultados para o currículo integrado na UMI. Palestrantes: Ana Helena Souza Carmo e Laila Alves Oliveira.
Horário: 11h Oficina temática: O Estudo Orientado e as entregas para o currículo. Em grupos, serão desenvolvidas propostas que permitam aos cursistas vivenciar a integração do estudo orientado ao currículo escolar e experimentar algumas práticas pedagógicas que podem ser utilizadas para essa integração.
Horário: Das 12h às 14h INTERVALO PARA ALMOÇO
Horário: Das 14h às 17h Oficinas temáticas: Descrição: Após o almoço, os participantes permanecerão divididos em grupos conforme seu campo de atuação e direcionados para as suas respectivas mesas temáticas, onde acontecerão os debates para realização das propostas dos minicursos/oficinas.
– QUINTO DIA: ESCALA EM PROPULSÃO ACADÊMICA.
Data: 15/03/2024 Horário de Início: 9h
ATENÇÃO!
(Neste dia, os professores de língua portuguesa e matemática ficarão em locais distintos. No Convento da Mercês, ficarão os professores de língua portuguesa e no Educa Mais João Francisco Lisboa – CEJOL ficarão os professores de matemática)
Locais:
LÍNGUA PORTUGUESA: auditório do Convento das Mercês, dia 13.03.24, às 9h. O espaço fica localizado na R. da Palma, 502 – Desterro, São Luís – MA, 65010-620.
MATEMÁTICA: Educa Mais João Francisco Lisboa (CEJOL), localizado na R. Oswaldo Cruz, 954 – Diamante, São Luís – MA, 65000-000. Acolhimento e credenciamento dos Professores de Propulsão Acadêmica:
Horário: Das 8h às 9h Horário: 9h às 11h Palestra 06: A Propulsão Acadêmica e Inovação no currículo da UMI. Esta apresentação tem como objetivo apoiar professores para que compreendam a proposta do componente Propulsão acadêmica e seu potencial enquanto alavanca de resultados para o currículo integrado na UMI. Palestrantes: Rafael Bastos, Paulo de Tasso Gomes, Laila Alves Oliveira e Luíza Caroline Campos.
Horário: 11h Oficina temática: A Propulsão Acadêmica e a Formação Acadêmica de excelência. Em grupos, serão desenvolvidas propostas que permitam aos cursistas vivenciar a integração do estudo orientado ao currículo escolar e experimentar algumas práticas pedagógicas que podem ser utilizadas para essa integração.
Horário: Das 12h às 14h INTERVALO PARA ALMOÇO
Horário: Das 14h às 17h Oficinas temáticas: Descrição: Após o almoço, os participantes permanecerão divididos em grupos conforme seu campo de atuação e direcionados para as suas respectivas mesas temáticas, onde acontecerão os debates para realização das propostas dos minicursos/oficinas.
Mais uma vitória para a educação maranhense, com a conquista do professor da rede estadual, Rubens Lopes Netto, finalista na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). Ao todo, foram 600 professores participantes de todo o Brasil. Agora, restam apenas 19 finalistas e os 10 professores com as melhores iniciativas no ensino da Matemática no país serão premiados com uma viagem de intercâmbio técnico e cultural à China.
O Brasil ocupa hoje a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgado no final ano passado, levando em conta os resultados da área de Matemática. Por outro lado, faz parte da elite da Matemática mundial (nível 5 da Internacional Mathematical Union – IMU) com pesquisadores e professores reconhecidos mundialmente.
A equação mal resolvida mobilizou um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na criação da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), no ano passado, e agora é chegada a hora de conhecer os vencedores nas categorias ouro, prata e bronze.
Um evento online – para facilitar a participação de inscritos de norte a sul do País – marca a divulgação dos resultados, no dia 27 de março. A premiação contempla 48 professores na categoria bronze, 09 na categoria prata e 10 na categoria ouro.
Amor à Matemática
No grupo dos finalistas que concorrem à categoria ouro, está o Maranhense Rubens Lopes Netto, professor do Centro de Ensino Deputado Júlio Pires Monteles, localizado no município Anapurus, no interior do Maranhão. Rubens conta que, desde pequeno, a Matemática sempre foi uma paixão. Ele acredita que herdou esse gosto pelos números com o pai (falecido), que também chegou a lecionar matemática em uma escola de ensino médio.
“Assim como aprendi a gostar de matemática com o meu pai, busco passar essa paixão para os meus alunos e inspirá-los a abraçar as oportunidades que o universo da matemática tem a oferecer”, garante.
Ao longo dos anos, o professor Rubens tem recebido o reconhecimento dos seus esforços na educação e auxiliado muitos alunos maranhenses a conquistarem medalhas em competições matemáticas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O caso mais recente foi de um aluno seu que conquistou a medalha de ouro na competição do ano passado.
Além da participação do Maranhão no evento, há representantes de diversos estados do País como Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
Como prêmio, os 10 professores da categoria ouro participarão em outubro de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias em Xangai, para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco) na Universidade Normal da China, levando em conta que o país figura sempre entre os de melhor desempenho no PISA.
“Será uma oportunidade ímpar de imersão, aprendizado e troca de conhecimento. Nosso objetivo é reconhecer e valorizar iniciativas bem-sucedidas no ensino da Matemática em todo o País, de forma a disseminá-las, trabalhando para melhorar a qualidade do ensino da disciplina e, assim, contribuindo para alavancar a posição do Brasil no ranking mundial, a médio e longo prazo”, considera Adauto Caldara, membro do conselho Gestor da Olimpíada
Depois da viagem de premiação, o próximo passo previsto é a realização de 50 workshops – cada um dos premiados ministrará cinco – em 50 cidades definidas em parceria com o Ministério da Educação.
O processo de avaliação dos professores participantes incluiu três etapas: uma prova, uma apresentação em vídeo ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula e uma entrevista que teve, entre os avaliadores, o professor Cristovam Buarque, que é membro do Conselho Acadêmico da OPMBr.
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