14/05/2019 5:06 pm

Projeto Minha EscolApp é destaque em evento nacional de Ouvidoria e Acesso à Ínformação

16097_secuc_2_6513110464609102522

Vídeo institucional do Maranhão apresentado na 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação (Foto: Divulgação)

O aplicativo Minha EscolApp, desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no qual os estudantes têm acesso a diversas informações e podem avaliar a gestão escolar, é um dos destaques da 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação: uma ouvidoria.gov para um cidadão.br, que acontece até quinta-feira (16), no Rio de Janeiro.

Nesta terça-feira (14), o Minha EscolApp foi apresentado como projeto vencedor do II Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias na categoria estratégias inovadoras de participação social para aprimoramento e/ou simplificação da gestão. A ouvidora da Seduc, Samira Simas de Sousa, ressaltou o papel do aplicativo na gestão democrática, que é um dos eixos estruturantes do atual governo maranhense.

Ouvidora Samira Simas na 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação (Foto: Divulgação)

“O Maranhão ousou e saiu de um trabalho mais burocrático para um trabalho de campo, indo para as escolas com uma ouvidoria itinerante, ouvindo os alunos com os jovens ouvidores que estão dentro das escolas para articular essa política, tornando a gestão mais transparente e participativa”, afirmou Samira Simas.

O Minha EscolaAPP é um aplicativo criado pela Seduc e disponível para o sistema operacional Android, no qual os estudantes têm acesso a diversas informações como notas, recursos para a escola, nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), avaliar a merenda, as aulas, infraestrutura, didática, dar sugestões de como melhorar a escola e receber todas as informações sobre os projetos de interesse do estudante.

Acessos

Em um ano e meio já foram feitos cerca de 40 mil downloads do app e cerca de 2.600 interações, com críticas, elogios e sugestões de melhoria. Para estimular o protagonismo estudantil na Rede Pública Estadual de Ensino, também, foi criado o concurso Minha Escola Protagonista – que premiou, com R$ 3 mil, as 70 escolas com o maior número de downloads do aplicativo. Os recursos foram aplicados em ações que beneficiaram a comunidade escolar.

Em 2018, além do Minha EscolApp, 0 Maranhão também foi premiado no II Concurso Nacional de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias com o Projeto Jovem Ouvidor, que conquistou medalha de prata, na categoria ‘Estratégias Inovadoras para Engajamento da Sociedade Civil junto às Ouvidorias’.

O projeto Jovem Ouvidor é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Transparência e Controle (STC) e da Educação (Seduc), com o objetivo de estimular a participação de alunos do ensino médio em ações de escuta cidadã, fortalecendo o protagonismo estudantil nas escolas da rede estadual. Visa ainda estreitar a relação da comunidade escolar com a gestão da Seduc, levando os serviços da ouvidoria dessa secretária às escolas, incentivando gestões democráticas e fortalecendo a melhoria da qualidade da educação.

A 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação: uma ouvidoria.gov para um cidadão.br, é uma promoção da Ouvidoria Geral da União, para o compartilhamento de experiências, aprimoramento das relações entre o Estado e os cidadãos, palestras, oficinas, troca de ideias a respeito ao universo das Ouvidorias Públicas e do Acesso à Informação no Brasil.

Fonte: Seduc
14/05/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI