22/01/2018 6:51 pm

Saneamento básico, escola digna e cidadania entregues a moradores de Belágua em mais uma ação do Dia D Mais IDH

07825_20180120_152709_1187177569196636813

Estudantes da escola digna do Sagrado Coração, recebem novas instalações

“Sou muito feliz por ter ganhado esse banheiro e agradeço muito ao governador Flávio Dino por esse presente, pois se não fosse esse programa nunca teria condição de construir um banheiro assim para mim e para os meus filhos”, agradece emocionada a moradora do Centro de Belágua, Maria Odete Sousa Saminês, representante de umas das famílias beneficiadas com o kit sanitário doado pelo Governo do Estado, em mais uma ação do Programa Mais IDH.

O último sábado (20) foi marcado pelo Dia D Mais IDH, um dia em que o Governo do Estado realizou de forma simultânea a entrega de obras, serviços e mobilização de moradores em 13 municípios beneficiados pelo plano Mais IDH, estratégia do governo para transformar a realidade social dos municípios com os piores índices de desenvolvimento do estado.

Participaram do Dia D Mais IDH em Belágua, o prefeito do município, Herlon Costa; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves; o subsecretário de educação, Danilo Moreira; o presidente da Cemar, Augusto Dantas; o Chefe da Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas da Caema, Alexandre Ferreira; a assessora especial do governador do estado, Laurinda Pinto; o presidente da Câmara de Vereadores de Belágua, Manoel Estevão Dutra, e a primeira dama do município, Iracema Vale.

Maria Odete Sousa Saminês, se emociona ao receber kit sanitário doado durante ações do Dia D Mais IDH

Coordenado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), o ‘Mais IDH’ é composto por ações estratégicas nas áreas da saúde, educação, produção e renda, gestão e planejamento, executadas pelas diversas secretarias e órgãos do estado.

Ao todo foram entregues no município, uma unidade do Escola Digna, mais de 3,8km de asfalto no Programa Mais Asfalto, Sistemas Simplificados de Água, 23 kits sanitários e 2 kits esportivos, além da realização de atendimentos de saúde pela FESMA como: testes rápidos, aferição de pressão arterial, atividades laborais, dentre outros.

“É uma grande preocupação do governo do Estado não só com a educação das crianças, dos jovens e adolescentes do município, mas também com a qualidade de vida da população. Água e saneamento básico são questões fundamentais para garantir a saúde das pessoas. Muda a vida, melhora a qualidade de vida, reduz o custo com o tratamento de doenças”, afirma o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.

Para o Chefe da Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas da Caema, Alexandre Ferreira, os investimentos em saneamento básico promovidos pelo Governo do Estado no âmbito do Mais IDH são de extrema relevância por levar serviços públicos e infraestrutura de qualidade para a população dos 30 municípios atendidos pelo programa.

“Para nós é muito gratificante poder acompanhar essa entrega, é o momento em que a gente constata que esse é um investimento do Governo do Estado que tem feito diferença e tem impactado a vida das pessoas, isso é muito importante. Essa é nossa primeira entrega dos banheiros e daqui pros próximos meses ainda têm muitos em construção e outros sendo entregues, beneficiando a vida de muita gente”, declarou Alexandre Ferreira.

ESCOLA DIGNA

Estudantes da escola digna do Sagrado Coração, recebem novas instalações

“Uma construção fundamental para o nosso povoado de Sagrado Coração, principalmente porque com esse prédio eliminamos o aluguel de quatro casas em nossa região e, assim, melhor acomodamos nossos alunos”, esse é o sentimento do Herlon Costa, prefeito de Belágua, ao receber o novo prédio da Escola Municipal Raimundo Nonato Vieira da Silva, construído por meio do Programa Escola Digna no povoado Sagrado Coração, que fica a mais de 30km da sede do município.

Localizada em uma região de difícil acesso, a Escola Municipal Raimundo Nonato Vieira da Silva é uma unidade polo no povoado e atende a mais de 300 alunos de outras localidades, como: São Raimundo, Borá, Alto Alegre, Santa Maria, Anajá dos Dias, nos três turnos de funcionamento. A unidade escolar foi construída pelo Governo em parceria com a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

“Ganhamos essa escola digna, que nós desejamos tanto e estamos muito felizes e agradecidos ao Governo do Estado e à Cemar, em poder proporcionar a esses alunos uma educação digna. Tanto eu como professora, quanto nossos alunos e pais da comunidade estamos muito gratos”, declara a primeira professora do povoado e futura gestora da E. M. Raimundo Nonato, Maria Antonia Silva dos Santos.

De acordo com o presidente da Cemar, Augusto Dantas, a escola conta com mais um diferencial, todo o projeto estrutural foi pensado, também, no meio ambiente, em ações como: a pintura do telhado, para diminuição do calor nas instalações, e o sistema de abastecimento de água com capitação e reaproveitamento da água da chuva. É uma escola também pensada para o meio ambiente, principalmente, por se tratar de uma região que precisa também de desenvolvimento ambiental.

“Já temos a responsabilidade de levar energia para todo o estado do Maranhão. E é como sempre digo, não levamos energia, levamos qualidade de vida, levamos conforto, levamos produção, levamos desenvolvimento. E essa é mais uma etapa do trabalho da Cemar inaugurando, em parceria com o governo do estado. Esperamos que os alunos e professores façam bom proveito dessa unidade escolar, que, tenho certeza, vai contribuir bastante para o desenvolvimento de Belágua e toda região”, afirma Augusto Dantas.

Para o subsecretário de educação do estado, Danilo Moreira, essa é mais uma demonstração de que para fortalecer o compromisso com a educação no Maranhão é necessário trabalhar em conjunto. “É um momento de bastante alegria a entrega de mais essa unidade escolar, juntamente com essa grande empresa parceira que é a Cemar. Essa é uma capacidade do governo, além de priorizar a educação, o envolvimento de outros parceiros como essa Companhia. E estamos certos que a melhoria da educação no povoado de Sagrado Coração e no município de Belágua, fortalece a melhoria da educação no Maranhão”, declarou Danilo.

MAIS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO

Governo do Estado entregará mais duas unidades escolares que estão em fase final de revitalização, Farol do Saber Diego Granjeiro e CEM Des. Emésio Araújo

E os investimentos na educação de Belágua não param por aí. Estão previstos para até o final do mês de fevereiro a reinauguração do Farol do Saber Diego Granjeiro e do Centro de Ensino Médio Desembargador Emésio Araújo.

Em vistoria às obras de revitalização das duas unidades de educação, o subsecretário Danilo constatou que as obras já estão em fase de finalização e logo estarão recebendo os estudantes para mais um ano letivo e momentos de disseminação da cultura belaguense.

“Só podemos comemorar, estarmos em uma cidade do Mais IDH, que é uma expressão viva do investimento do governo Flávio Dino, no combate à desigualdade por meio da educação. Em fevereiro vamos entregar mais essas duas obras demonstrando o investimento continuo na educação e que a aposta que é feita no desenvolvimento do nosso estado, passa por esse tema”, finalizou Danilo Moreira.

Fotos: Cinaldo Oliveira
Texto: Letícia Pinheiro

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI