21/08/2019 8:11 pm

Seduc divulga portaria que garante ao professor decisão sobre a utilização de aparelhos eletrônicos em sala de aula

Com o intuito de melhorar as rotinas pedagógicas e o aprendizado escolar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta quarta-feira (21), uma portaria que estabelece critérios para o uso de aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos nas salas de aulas de escolas da rede pública estadual. A portaria foi assinada pelo secretário Felipe Camarão.

De acordo com o secretário, a portaria ratifica artigo do Regimento escolar dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual do Maranhão, sobre a utilização de aparelhos eletrônicos em sala de aula, quando não utilizados como ferramenta pedagógica.

“Pode ser uma medida controversa, mas nosso intuito é exatamente conferir aos professores e gestores escolares a autoridade que lhes é de direito dentro do ambiente escolar. A vida digital está cada vez mais presente na vida das pessoas. O celular já se tornou um item que para muitos é quase indispensável, mas não podemos deixar que a conferida nas redes sociais, nos jogos ou notícias do momento tornem-se rivais das rotinas pedagógicas em sala de aula. Precisamos garantir que nossos estudantes saiam das escolas com o aprendizado adequado, que lhes garanta oportunidades fora do ambiente escolar. Seja na vida acadêmica se lhe for de interesse, como no mercado de trabalho”, ponderou o secretário.

“Recentemente realizei reuniões com gestores escolares por todo o Maranhão e os relatos de que tem se tornado cada vez mais difícil competir com os equipamentos eletrônicos foram disparados. Não estamos terminantemente proibindo, mas deixando à cargo do professor fazer as intervenções necessárias e a retenção dos aparelhos quando não estiverem sendo utilizados para fins pedagógicos”, concluiu.

A portaria define, ainda, que as escolas realizem ações de conscientização da comunidade escolar sobre quando o uso de aparelhos eletrônicos pode se tornar prejudicial às práticas educativas e de socialização.

PORTARIA 1474 – CONSTRIÇÃO DE APARELHO CELULAR

Fonte: Seduc
Texto: Luana Müriella
21/08/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI