16/05/2018 3:37 pm

Seduc e Sema promovem III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

10356_convite_iii_conferencia_1076714014528189014Nesta quinta (17) e sexta-feira (18), será realizada a III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA). O evento ocorrerá no Auditório da Assembleia Legislativa (Auditório Neiva Moreira).

A III Conferência faz parte da etapa estadual preparatória para a V Conferência Infantil Juvenil pelo Meio Ambiente, que é promovida pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, e neste ano tem como tema: ‘Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas’.

A programação da III Conferência inclui: oficinas, dinâmicas, apresentações: do Plano Estadual de Educação Ambiental, das experiências de Educação Ambiental das Redes Comunitária e Municipal de Educação dos Municípios – de Caxias, Buriticupu, Timon, São Luís; da BNCC e Proposta das Diretrizes Curriculares Estaduais para Educação Ambiental – Conselho Estadual de Educação/MA – Conselho Estadual de Educação – CEE/MA; dos projetos de ação aprovados pela Comissão Organizadora Estadual da V Conferência, além da leitura e aprovação do Regimento Interno da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente pelos alunos.

Foram aprovados 50 projetos de ação que foram construídos mediante saberes científicos e saberes locais/tradicionais relacionados ao espaço físico, gestão, currículo, assim como a relação com a comunidade. Ao todo, foram 532 projetos de ação com o tema ‘Vamos Cuidar do Maranhão, Cuidando das Águas’, quantitativo que coloca o Maranhão em 6º lugar no ranking de estados que mais promoveram conferências em suas escolas. Projetos estes que representam os 217 municípios nas 19 Unidades Regionais de Educação do Estado do Maranhão.

É nessa etapa estadual que acontece a eleição do Projeto de Ação e a apresentação da delegação que representará o Maranhão na V Conferência Infantil Juvenil pelo Meio Ambiente, que acontece no período de 15 a 19 de junho de 2018.

• O quê: III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente;
  • Quando: Quinta-feira (17) e sexta-feira (18), a partir das 9h30;
  • Onde: Auditório da Assembleia Legislativa (Auditório Neiva Moreira) – Av. Jerônimo de Albuquerque, 7200 – Alto do Calhau, São Luís.

Programação:

DIA 17/05/2018

CREDENCIAMENTO

9h00 – ABERTURA OFICIAL
9h10 – Apresentação dos Delegados
9h20 – Acolhida do Órgão Gestor: O Processo de Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
9h40 – Apresentação da COE.
9h50 – Leitura e aprovação do Regimento Interno da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente pelos alunos.
11h00 –Orientações da Metodologia: o Grande Jogo das Águas. (Coletivo Jovem)
11h30 – Divisão dos grupos: G1 – professores (50 pessoas) e G2 – alunos/delegados (50 alunos).
12h30 – ALMOÇO

Delegados:

13h45 – Apresentações pessoais e combinado de trabalho.
•Dinâmica da teia
•Construção do combinado
14h45 – Profecia
15h00 – Missão – O Aliado
15h30 – Missão – O Clã
15h45 – Missão – O Projeto
16h45 – Eleição de um projeto por grupo
17h00 – Missão Diário de bordo
17h45 – Avaliações

Professores:

14h00 Mesa 01 – Plano Estadual de Educação Ambiental (SMEA, Conceição Marques, Superintendente de educação ambiental – SEMA; SEDUC, Luís Câmara, Coordenação de Temas Socioeducacionais, e UEMA, Andressa Isabela Ferreira da Silva).
15h00 – MESA 02 – Apresentação das experiências de Educação Ambiental das Redes Comunitária e Municipal de Educação dos Municípios: Caxias, Buriticupu, Timon, São Luís.

DIA 18.05.2018

8h30 – DELEGADOS: Continuação do Grande Jogo das Águas (Missão 3).
9h00 – Apresentação dos projetos de ação e escolha dos delegados
Professores:
Mesa 03 – A Com-Vida e a proposta de continuidade na Escola- Colégio Tiradentes de Bacabal, Escola Quilombola UE Ana Gonçalves Bastos, Buriti; Escola Indígena CEI UWANOG, de Mainumy, Barra do Corda; Escola de Assentamento UEB Cumbique, Paço do Lumiar
10h00 – Oficina com os professores: A Proposta de Continuidade
11h00 – Apresentação do Projeto que representará o Maranhão na Conferência Nacional e apresentação da delegação.

16/05/2018