O estudante Laerte Cesário Amorim Almeida, 16 anos, é estudante do Centro de Ensino Professor Nascimento de Moraes e pelo terceiro ano consecutivo, coleciona medalhas estudantis, conquistadas em disputas a nível nacional e estadual.
“Comecei a me interessar por competições estudantis no primeiro ano da pandemia, em um período em que estávamos com muitas limitações, o que me fez sentir a necessidade de me dedicar a algo. E a química, a física e a matemática são áreas com as quais eu tenho bastante afinidade”, relata.
Recentemente, ele participou da Olímpiada Maranhense de Química 2023 (OMQ), em que ganhou a Medalha de Ouro, reafirmando que a Educação do Maranhão tem priorizado resultados na aprendizagem dos alunos, investindo em pesquisa, ciência e tecnologia.
Laerte diz que se sente apoiado por toda a equipe pedagógica da escola, que tem dado suporte técnico primordial no preparo para as competições: “Tenho o auxílio e incentivo dos meus professores e também dos gestores Francisco Pimentel e Karine Nogueira, e com isso, tenho expandido gradualmente meus conhecimentos nessas áreas específicas”, destaca.
Maria Emília Lacerda, professora de Química do C.E Nascimento de Moraes, é uma das incentivadoras das competições que Laerte participa e ressalta todo o empenho da comunidade escolar para que resultados iguais a esses sejam alcançados. “Enquanto educadora, tenho um interesse muito grande de ver meus alunos participando de competições. Laerte é um aluno que nos surpreendeu muito, positivamente. E por isso, decidimos apoiá-lo em todos esses projetos e hoje nos orgulhamos junto com ele, por todas essas conquistas”, comemora.
Medalhas Conquistadas
2021 – Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) – Medalha de Prata
2021 – Olímpiada Brasileira de Química Júnior (OBQJR) – Medalha de Bronze
2021 – Olímpiada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (OBMEP) – Medalha de Prata
2021 – Olímpiada Brasileira de Física de Escolas Públicas (OBFEB) – Medalha de Ouro
2022 – Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA) – Medalha de Prata
2022 – Olímpiada Brasileira de Química Júnior – (OBQJR) – Medalha de Ouro
2022 – Olímpiada Brasileira de Física – (OBF) – Medalha de Bronze
2023 – Olímpiada Brasileira de Astronomia (OBA) – Medalha de Prata
2023 – Olímpiada Maranhense de Química (OMQ) – Medalha de Ouro
Sobre a OMQ
A Olímpiada Maranhense de Química tem por objetivo, incentivar e estimular o estudo da Química, além de identificar alunos com aptidões voltadas à essa ciência, para que no futuro, possam tornar-se pesquisadores e até mesmo professores da área.
A competição foi voltada para estudantes matriculados em escolas públicas e privadas, de todo o estado do Maranhão, em níveis de escolaridade correspondentes ao 9º do ensino fundamental e a todos os anos do ensino médio (1º, 2º e 3º ano) e ao 4º ano do ensino técnico.
A prova foi feita em uma etapa única, de forma on-line, com duração de 3 horas. Para cada aluno participante, foi desenvolvida e aplicada um tipo de prova, abrangendo conteúdos curriculares específicos, de acordo com o ano escolar.
Os vencedores da etapa maranhense são classificados para a Olímpiada Norte Nordeste 2024 (ONNeQ) e Olímpiada Brasileira de Química 2024 (OBM).
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI