25/02/2018 8:00 am

ARTIGO – A educação que transforma

foto felipe camarão nova

Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão

Estamos vivendo um momento ímpar e de transformações na educação do Maranhão. Nos últimos dias, pude conhecer bem de perto a primeira geração de jovens protagonistas, formada pelos Centros Educa Mais, implantados pelo Governo Flávio Dino, com a oferta da educação integral, na qual os sujeitos são considerados, no espaço escolar, em sua formação mais ampla como ser humano.

A convivência com esses estudantes foi uma experiência fascinante e, ao mesmo tempo, carregada de emoção, por vê-los tão convictos de suas escolhas e projetos de vida, como o estudante Daniel Araújo Santos, que concluiu o 3º ano no Centro Educa Mais Dorilene Silva Castro (bairro Coroadinho) e protagonizou um dos momentos mais emocionantes, ao entregar, para o governador Flávio Dino, uma carta, cujo texto traduz a emoção, o reconhecimento e a gratidão pela implantação dos Centros Educa Mais.

Compartilho alguns trechos da carta: “Estou aqui, hoje, para agradecer a todos que participaram da elaboração, construção e entrega dessa linda caixa de surpresa […] Em sua lateral estava escrito: Escola da Escolha em Tempo Integral. No começo, fiquei muito temeroso, mas tomei fôlego e abri. Senti um ar gelado e tirei de dentro um lindo e novo ar condicionado. Debaixo tinha uma reforma completa na escola […] E, na escola, algo me chamou a atenção: eu não era mais um aluno que passaria pela escola. Eu era ‘o aluno’, pois eu interagia diretamente com a equipe escolar, não só eu, mas todos os alunos. Com estudo orientado, os próprios alunos ensinavam uns aos outros, e nos clubes de protagonismo, nós estávamos à frente deste projeto […] E não poderia deixar de agradecer à equipe gestora, pela ótima qualidade, e aos nossos queridos e amados professores, que parecem ter sido feitos em um molde para nós. Eles foram lapidando a gente, em um ano, nos conduzindo e mostrando caminhos. E neste ano eu percebi que o meu futuro sou eu que faço, que eu posso alcançar, não só isto aqui, mas eu posso lançar os meus sonhos até os montes […] Foi o melhor presente que o governo já nos deu […]”.

A Stefany Maria Neves Lopes, do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré (Cohab), também relatou sua experiência com a educação integral: “Toda vez que eu falo da ‘Escola da Escolha’ me emociono! Porque a ‘Escola da Escolha’ é uma conquista que os jovens maranhenses passaram a ter. Eu me orgulho em ser jovem protagonista e ajudar a realizar sonhos dentro do Centro Educa Mais, porque essa escola te proporciona uma dimensão incrível de objetivos, de construção do conhecimento, de transformações e realizações. Eu estou saindo da escola uma jovem mulher, amadurecida e com perspectivas”, revelou.

Os depoimentos desses dois jovens são a prova de que a educação transforma vidas. A partir de agora, eles irão transformar as vidas de outros jovens, como protagonistas. E essa é a razão do trabalho do governador Flávio Dino que, desde o primeiro dia de gestão, vem centrando esforços para retirar o Maranhão das últimas posições nos indicadores educacionais e uma das linhas mestras adotadas como estratégia para mudar esse cenário é a formação e o desenvolvimento integral do estudante maranhense, com a implantação da Educação Integral em Tempo Integral na Rede Pública Estadual de Ensino.

Em 2017, o Governo do Maranhão implantou, em seis municípios, as primeiras 11 escolas de Educação Integral, os chamados Centros Educa Mais. Em São Luís (seis unidades), Alcântara (1), Santa Inês (1), São José de Ribamar (1), São Bento (1), Timon (1), contemplando, aproximadamente, 5 mil estudantes. Os indicadores acadêmicos demonstram que estamos no caminho certo: taxa de Aprovação: 90,7%, frequência escolar: 94%, taxa de reprovação: 9,4%, e taxa de Abandono: 1,8%.

Nessas escolas, logo na primeira semana de aula, os alunos fazem suas escolhas pela área em que desejam aprofundar seus estudos, nos três anos do Ensino Médio, seja na arte, estética, música, linguagens, ciências humanas, matemática, ciências da natureza, entre outras.

Neste ano, 25 novos Centros Educa Mais entrarão em funcionamento, contemplando todas as 19 Unidades Regionais de Educação (URE’s) do Estado. Assim, o Estado saiu de zero para 36 Centros de Educação Integral, beneficiando 10 mil estudantes. Isso reflete o compromisso do governador Flávio Dino de tornar a educação do Maranhão referência para todo o país.

Esse é o trabalho do ‘Governo de todos nós’, que se tem pautado na promoção da justiça social e cidadania, priorizando a educação, como o caminho que transforma o jovem, tornando-o capaz de construir o seu projeto de vida.

#SomosEducaMais

Felipe Camarão
Secretário de Estado da Educação
Membro da Academia Ludovicense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão