16/05/2016 2:08 pm
Atenção professores de Artes: vem aí o XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã
Serão realizadas desta quinta-feira (19) a domingo (22), as inscrições para XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã. O prêmio que é uma iniciativa do Instituto Arte na Escola, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, é destinado a professores de Arte do ensino básico (da Educação Infantil ao Ensino Médio) de todo o Brasil.
O prêmio, que vem sendo realizado desde 2000, tem como objetivos incentivar, revelar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas criadas e desenvolvidas por professores desta disciplina. Devem ser inscritos projetos realizados nos anos de 2014, 2015 e/ou concluídos até maio de 2016 em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em uma das quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
Os projetos finalistas serão analisados por uma comissão nacional formada por um especialista em educação e por representantes de cada uma das linguagens da arte. Serão cinco categorias analisadas: Educação Infantil; Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano); Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano); Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os professores premiados em cada linguagem receberão R$ 10 mil e terão a oportunidade de participar da cerimônia de entrega dos prêmios em São Paulo, uma vivência cultural na cidade, publicações, além de certificado de participação e um troféu. As escolas nas quais os projetos premiados foram desenvolvidos também receberão prêmios, entre os quais a doação de um computador e uma câmera digital. Os vencedores terão ainda seus projetos educativos registrados em documentários produzidos pelo Instituto Arte na Escola.
Todos os inscritos ganharão uma prancha em formato A3 com a obra “O Sol quente no sertão”, de J.Borges, com uma proposição pedagógica.
Sobre a importância do ensino de arte nas escolas – Conhecer arte abre múltiplas possibilidades para que o aluno compreenda o mundo sob uma perspectiva crítica e sensível, desvelando modos singulares de perceber e articular significados. A educação em arte propicia o desenvolvimento de competências que envolvem a compreensão estética, a imaginação, a percepção, o reconhecimento e a valorização de manifestações artísticas de diferentes tempos e espaços, que revelam códigos culturais e sociais que contribuem para a formação da sua identidade.
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