O Governo do Estado participou, nesta terça-feira (20), no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz, de audiência pública com intuito de discutir a bonificação nas notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de estudantes oriundos de escolas maranhenses, para o ingresso na Universidade Federal do Maranhão (Ufma), projeto de autoria do deputado estadual Marco Aurélio (PC do B).
A audiência reuniu autoridades locais, deputados da Frente Parlamentar pela Bonificação da Assembleia Legislativa, representantes da Ufma, juristas, educadores e centenas de estudantes de escolas públicas de Imperatriz.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou que a bonificação é uma política afirmativa e constitucional. “A bonificação é uma política afirmativa, portanto, declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal; não serve para privilegiar, tão qual a política de cotas, entretanto, deve ser uma política temporária e que faça justiça para os estudantes maranhenses. Parabenizo a mobilização feita pelos estudantes de Imperatriz, que promoveram a maior audiência pública na área de educação, já ocorrida nesse município”, enfatizou.
O deputado Marco Aurélio ressaltou que a garantia de uma Bonificação aos estudantes oriundos de escolas de todo o estado, que queiram ingressar nos cursos da instituição. Ele destacou que várias universidades do país já adotaram essa política afirmativa, que visa garantir que a maioria das vagas dos cursos sejam ocupadas por estudantes do próprio estado.
“Foi uma audiência muito proveitosa. A luta continuará e não tenho dúvida de que a proposta será aprovada pelo Conselho Universitário da Ufma. Foi um exitoso debate com a participação de todos, principalmente dos estudantes que estão torcendo para que tudo isso ocorra”, avaliou. Após a Audiência, a Reitora da UFMA, Nair Portela deverá levar a proposta da política afirmativa para o Conselho Universitário deliberar se aprova ou não.
O estudante Wesley Carvalho, do Grêmio Estudantil do Centro de Ensino Estado de Goiás, falou em defesa da Bonificação. Para ele, a proposta está interligada diretamente com seu futuro e de todos os estudantes que sonham em ingressar no ensino superior e o apoio da comunidade é indispensável. “Precisamos do apoio de todos para que a gente possa fazer um movimento extraordinário para convencer que nós estamos cientes do que queremos e, por isso, devemos todos marcar presença e defender nossos direitos”, declarou.
Fonte: Seduc
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI