29/05/2022 11:20 am

Centros Educa Mais são destaque no torneio de Robótica FIRA BRASIL 2022 realizado em Santa Inês

Com investimentos em Tecnologia e Inovação na Rede Estadual de Ensino, estudantes dos Centros Educa Mais Professor Antônio Guilherme (Açailândia), Barjonas Lobão (São Luís) e Almirante Tamandaré (São Luís) brilharam na etapa estadual do Torneio de Robótica FIRA BRASIL, realizado no município de Santa Inês. O evento teve início nessa quinta-feira (26) e encerrou nesse sábado (28), com a participação de oito Centros Educa Mais.

“A participação dos Centros Educa Mais em movimentos como esse é bastante estratégica no sentido de promover o protagonismo dos jovens e a iniciação científica nas escolas, por meio da inserção de ferramentas tecnológicas na modalidade educacional que nós desenvolvemos. Pensar em uma educação integral nos Centros Educa Mais é incorporar as competências para o século 21, que estão diretamente associadas com a tecnologia e inovação científica”, declarou a supervisora dos Centros Educa Mais, Raquel Melo.FIRA é uma competição de robótica que tem a finalidade de classificar equipes de todo Brasil para participar anualmente da Copa do Mundo de Robótica. Após a fase estadual, serão selecionadas equipes para disputar a etapa nacional, que acontecerá de 2 a 4 de novembro, em Guarulhos. As equipes classificadas na etapa nacional participarão da etapa mundial, que também será realizada em Guarulhos, São Paulo.

O Centro Educa Mais Professor Antônio Guilherme conquistou a 2ª colocação na modalidade Cliff Hanger; o Barjonas Lobão foi o 3º colocado também na modalidade Cliff Hanger; e o Almirante Tamandaré obteve o 3º lugar na modalidade Cabo de Guerra. Com essas conquistas, as escolas foram classificadas para a etapa nacional.

A modalidade Cliff Hanger é uma luta entre robôs que acontece dentro de uma arena, onde cada partida tem três rounds de um minuto. Ganha o robô que fizer seu oponente tocar primeiro a área fora do anel. Já o Cabo de Guerra é um desafio no qual dois robôs adversários se puxam com o objetivo de trazer o oponente para dentro de uma área estabelecida na arena como fosso.

Jhonatan Frota, estudante do Centro Educa Mais Barjonas Lobão, expressou felicidade pela participação da escola na competição e destacou a conquista. “Eu me sinto muito feliz por estar participando dessa competição pela primeira vez e também pela conquista da 3ª colocação em uma competição tão importante”, exprimiu.

A etapa estadual do torneio de robótica FIRA BRASIL tem o intuito de engajar os estudantes no desenvolvimento da robótica como estratégia de ensino e busca promover oportunidades de práticas que cultivem o senso investigativo e exploratório dos estudantes.

O estudante Anderson Gabriel, do Centro Educa Mais Guilherme Antônio Barbosa Maciel, acredita que a equipe tem condições de chegar ainda mais longe no torneio FIRA BRASIL. “Conquistamos a 2ª colocação na competição de Cliff Hanger e me sinto muito feliz em participar desse evento; é uma adrenalina muito grande. Ano passado participamos e uma das nossas equipes conseguiu classificar para o mundial, e também estamos em busca de participar dessa competição na etapa internacional”, afirmou.

Nesta etapa, participaram oito Centros Educa Mais, sendo eles Dayse Galvão, Barjonas Lobão, Almirante Tamandaré, Aluísio de Azevedo, Jacira de Oliveira, José Mariano Muniz, Professor Antônio Guilherme de Almeida e Poeta Antônio José. Como modo de desenvolver a metodologia das escolas em tempo integral, os Clubes de Protagonismo e Eletivas foram estratégias essenciais para potencializar os resultados e aplicação da metodologia (robótica educacional).

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
29/05/2022

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI