8/08/2017 12:21 pm

Cintra realiza o I Colóquio de Educação Patrimonial

DSC_8384

Cintra promove I Colóquio de Educação Patrimonial para professores

O Centro Integrado Rio Anil (Cintra), escola da rede pública estadual, realizou na última semana o I Colóquio de Educação Patrimonial (CINTRANOT), que teve como objetivo envolver a comunidade escolar nas discussões sobre a base da educação patrimonial, com foco na cultura do pertencimento, onde o aluno se sente parte da comunidade escolar, da comunidade e da cidade onde vive.

Com a presença de vários convidados como professores/mestres da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), artistas locais e pessoas da comunidade do Anil, o evento também serviu para fornecer subsídios sobre o tema para a formação dos professores, a fim de fundamentar práticas de ensino significativas no projeto didático do Cintra, que este ano trouxe o slogan ‘Minha escola é patrimônio, por isso eu cuido’, uma forma conscientizar os estudantes da necessidade de preservar a escola e a sua história.

“O Cintra está passando por um processo de revitalização e isso precisa ser ‘ressignificado’ com os alunos para que eles percebam a importância do que é ter uma escola, que é patrimônio e precisa ser preservada, não só individualmente, mas coletivamente. O colóquio vem para fundamentar as ações de nossos professores com relação a patrimônio. Na semana pedagógica fizemos uma palestra de sensibilização com os professores, fomos elaborando a programação do projeto com articulação com a formação, discutindo o que é patrimônio imaterial, fornecendo esses subsídios ao professor, fizemos festivais de danças culturais com os alunos e vamos partir agora para a construção de uma proposta de exposição sobre a história da fábrica do Rio Anil e da escola Cintra para que os aluno possam perceber a importância disso como patrimônio”, enumerou Dayse Marinho Martins, coordenadora do projeto.

Durante os três dias foram realizadas palestras, mesas redondas e roda de conversa sobre vários temas. Dentro da perspectiva da Educação Patrimonial em Comunidade foram realizadas mesas redondas sobre ‘Política de patrimônio em São Luís’, ‘Anil: reflexões e perspectivas’, ‘Olhares de Saudade: resgate das memórias do SIOGE’. Na perspectiva Professor e aluno: Patrimônios da educação, foram trabalhadas palestras com as temáticas ‘O novo aluno e o novo professor: abordagem em projeto didático’, ‘Vida sim, drogas não: abordagem em projeto didático’, ‘Museu na escola: uma abordagem sobre ditadura militar no Brasil’, entre outros temas ligados as artes.

Os palestrantes convidados elogiaram a iniciativa da escola e envolver e estimular os professores a desenvolverem a cultura do pertencimento.

Amanda Cruz-

Amanda Moura Cruz, diretora do Departamento Histórico, Artístico e Paisagístico de São Luís

“Achei um projeto muito interessante de conscientização dos professores, pois eles são muito importantes nesse trabalho de educação patrimonial, assim como os pais são importantes para passar o valor do patrimônio para seus filhos, os professores são tão importantes quanto. Foi uma experiência inestimável poder falar com os professores sobre isso, tentar abrir um pouquinho o leque de informações, o quanto eles são importantes nesse processo e o quanto os órgãos públicos e a sociedade precisa dessa ajuda e apoio para que a gente consiga ter um futuro melhor e uma preservação mais firme e correta”, pontuou Amanda Moura Cruz, diretora do Departamento Histórico, Artístico e Paisagístico de São Luís.

“Esse momento é de suma importância porque de certa forma traz ‘pra’ gente algumas questões que não são de nosso dia a dia, e nos leva a conhecer mais sobre questões técnicas que envolvem o tombamento, patrimônio histórico, cultural e isso é importante ‘pra’ gente, porque nós vivenciamos nosso dia a dia de sala de aula e muitas vezes não temos esse contato. E o colóquio traz a possibilidade de democratizar essas informações, até ‘pra’ que a gente possa se sentir parte desse espaço e que se valorize cada vez mais esse espaço que tem tanto importância para nossa história”, disse Jarbas Maia Moura, professor de Geografia.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI