6/05/2019 10:06 am

Governo lança edital Com Ciência Cultural para promover atividades científicas e culturais em escolas do Maranhão

Com o objetivo de promover a integração entre escolas e iniciativas culturais atuantes nas comunidades, apoiando a realização de projetos artísticos e culturais que contribuam para a formação de sujeitos de cidadania ativa, críticos e criativos, o Governo do Estado vai investir R$ 400 mil no financiamento de projetos no âmbito da Linha de Ação “Popularização da Ciência” e do Programa “Mais Cultura” por meio do edital Com Ciência Cultural. A chamada pública, elaborada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está aberta na página da Fundação e recebe propostas até o dia 13 de junho no endereço www.fapema.br, link Editais.

 Para este edital, 50% das propostas aprovadas são reservadas para projetos a serem   desenvolvidos   em   escolas   estaduais   sediadas   no   interior   do Maranhão, com prioridade para os municípios do Plano Mais IDH do Estado.

 “O Com Ciência Cultural foi criado pelo governador Flávio Dino para apoiar projetos que aliam o fazer pedagógico das escolas e as experiências artísticas e culturais de comunidades circunvizinhas às unidades escolares. Desde que foi idealizado, o projeto tem proporcionado excelentes resultados que impactaram na aprendizagem dos nossos jovens nas áreas de inclusão, literatura, fotografia, capoeira, artes plásticas, entre outras. Portanto, é uma ação fundamental para formação cidadã dos estudantes”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

 Por meio do edital o Governo espera contribuir para a formação de estudantes de escolas públicas da rede estadual de Ensino Médio/Técnico, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Programa de Educação Indígena e Quilombola, e demais modalidades, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa e experimentação artística e cultural. A chamada pública visa ainda reconhecer e promover a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira; ampliar os espaços do fazer educação na indução e constituição de territórios educativos, bem como ampliar a inserção de conteúdos artísticos que  contemplem   a   diversidade   cultural maranhense na vivência escolar, bem como o acesso a diversas formas de linguagens artísticas e fomentar o comprometimento de professores e estudantes com os saberes culturais locais contribuindo para a articulação entre escola e comunidade.

 Os projetos inscritos deverão dialogar com no mínimo um e no máximo três eixos temáticos, definidos no edital: Residência de artistas para pesquisa e experimentação; Criação, circulação e difusão da produção artística; Mapa afetivo e territórios culturais; Tradição oral; Educação patrimonial; Cultura digital e comunicação; Cultura afro-brasileira; Culturas indígenas; Economia Criativa; Educação Museal.

Confira o edital

Manual orientador para inscrição de projetos artísticos e culturais

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI