O Centro de Ensino Integral Estefânia Rosa, escola da rede estadual de ensino no bairro Turu, receberá, nessa terça-feira (4), consultores do Prêmio Innovare. A premiação tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.
A escola foi escolhida para aplicação do projeto Novos Caminhos, extensão do curso de Direito da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), desenvolvido pela universidade em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e que trata de questões sensíveis e demandas urgentes da sociedade brasileira, todas perpassando o acesso à justiça. A iniciativa aposta na construção de uma cultura de protagonismo social que amplie as possibilidades de efetivação do acesso à justiça.
Focado em uma transformação social por meio da educação em direitos humanos e do uso das tecnologias da informação, o projeto tem como uma de suas produções materiais um documentário, composto por cinco episódios, e a implementação de uma disciplina eletiva em Escolas de Tempo Integral do Estado.
O projeto Novos Caminhos participa do Prêmio Innovare na categoria Justiça e Cidadania, que contempla iniciativas que contribuam para o melhor funcionamento da Justiça, desenvolvidas por profissionais de qualquer área do conhecimento. A Comissão Julgadora do Innovare é formada por ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário brasileiro.
A visita à escola faz parte da etapa final de avaliação do projeto. Os consultores do Innovare analisarão a prática do projeto, levando em consideração os critérios de: eficiência, qualidade, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização.
SERVIÇO:
Fonte: Seduc
03/06/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI