4/05/2017 5:28 pm

Estudantes da rede estadual estreiam curtas do projeto Ilha em Edição no Cine Praia Grande

liceu (2)

Cine Praia Grande lotado para estreia da mostra de curtas do projeto ‘Ilha em Edição’

Aquele burburinho da antessala do cinema, a pipoca, boas risadas entre amigos e sala lotada. Esse foi o clima que tomou conta do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no Centro Histórico de São Luís, na noite desta quarta-feira (03), durante a estreia da mostra de curtas, produzidos por alunos das redes estadual e federal de ensino.

A mostra faz parte do Projeto ‘Ilha em Edição’, desenvolvido pelo Instituto Formação em parceria com o Ifma e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que mobilizou os estudantes da rede e criou condições para que o projeto acontecesse. O projeto foi financiado pelo Ministério da Cultura.

“O projeto cria oportunidade para adolescentes e jovens estudantes falarem sobre suas realidades por meio do audiovisual. É como se o audiovisual fosse uma ferramenta lúdica para convidá-los a falar de temas que eles acham importantes na sua realidade, e não têm voz pra falar em outros meios de comunicação. E foi de uma riqueza muito grande ter esses alunos envolvidos no projeto, produzindo, questionando, opinando, enfim, sendo protagonistas”, explicou Fábio Cabral, coordenador das Incubadoras de Artes, Mídias e Tecnologias do Instituto Formação.

Participaram do projeto alunos do C.E. Bernardo Coelho Almeida, C.E. João Francisco Lisboa (Cejol), Núcleo de Altas Habilidades e Liceu Maranhense, todas, escolas da rede estadual de ensino.

Com o projeto, os alunos tiveram a oportunidade de fazer cursos de roteiro, produção de cinema, direção, de formação de atores e de produção de documentário. Nos cursos de 70 horas, eles puderam ver desde a construção dos roteiros, passando por cenários, figurinos, definição de locação para filmagens, enfim, tudo o que envolve a produção de um filme e de um documentário, para que eles pudessem contar suas histórias dentro da linguagem cinematográfica.

Nos filmes e documentários, os estudantes falaram sobre temas importantes como violência contra a juventude, contra a mulher, o direito de ir vir no centro histórico, preconceito, assédio sexual contra mulher, intolerância, assuntos pertinentes no dia a dia da sociedade atual. No total, foram produzidos quatro filmes curta metragem e três documentários, também, curta metragem.

DSC_1391

A Estudante Débora Algave fala da importância de ter participado do projeto ‘Ilha em Edição’

“Nossa, está sendo muito especial ‘pra’ nós. É uma estreia, é importante ‘pra’ gente estar mostrando o que produziu. Eu tive a oportunidade de atuar como atriz interpretando um menino transexual que por isso foi expulso de casa pelo pai, e além de atuar, estive por trás das câmeras. Foi muito rico e desafiador”, disse Jaqueline Silva, estudante do 3º ano do Liceu Maranhense, que no filme ‘Filtros’ interpretou Ricardo, um adolescente que viveu o dilema da descoberta de ser homossexual e mais tarde, na fase adulta, ser uma mulher transexual, que enfrentou o preconceito dentro de casa. A estudante Débora Algave foi roteirista do filme, que abordou ainda, a questão dos transplantes de órgão.

“Dentro desses dois temas o curta aborda ainda a relação conflituosa entre pai e filha. O bacana é que pra fazer o curta a gente foi pra campo conversar com pessoas que vivenciaram tanto a questão da transexualidade, quanto o drama de precisar de um transplante renal. Ao mesmo, tempo foi maravilhoso, porque pude perceber que aqui em são Luís, tem uma cena de cinema, pessoas que estão produzindo e vivem disso”, disse Débora Algave.

“Foi uma oportunidade muito importante pra a gente de mostrar a nossa capacidade, de colocar os temas que nos incomodam. Foi uma experiência incrível e de muitas descobertas”, disse Luís Gabriel, aluno do Cejol, autor do curta ‘Short Jeans’, que trata da temática do assédio sexual e da violência contra mulher. O filme conta a história de uma jovem atriz que é assediada por um diretor de teatro. Ela encontra nas amigas atrizes a força para denunciar o caso. Durante a peça que encenavam, elas trocam o texto usando os personagens para fazer a denuncia. Foi um dos filmes mais aplaudidos pela plateia.

Confira mais fotos:

Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI