Na última quinta-feira (14) estudantes do Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa, em Imperatriz, participaram do II Campeonato de Lançamento de Foguetes, realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade Regional de Educação de Imperatriz – UREI.
Ao todo participaram 72 estudantes, que durante o evento foram orientados por acadêmicos do curso de Licenciatura em Física, que são bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), do IFMA.
“O Campeonato de Lançamento de Foguetes foi muito legal, que nos deixou um grande aprendizado e uma experiência muito boa. Valeu muito a pena o nosso esforço e estou muito orgulhosa da nossa equipe e do lançamento do nosso foguete. Agradeço muito aos instrutores do Ifma e o apoio da nossa escola por este evento”, destacou a estudante Glaúcia Maria Fernandes Carneiro, 15 anos, que participou do campeonato.
“Vejo o Campeonato de Lançamento de Foguetes como um dos objetivos primordiais a unificação do conhecimento teórico com a aplicação prática, que tanto vem estimular o desenvolvimento de habilidades, principalmente nas áreas de Física, Química e Matemática”, afirma a gestora escolar do CE Dorgival Pinheiro de Sousa, professora Jeassimonne Paulino de Carvalho Rocha.
O Projeto tem como objetivos promover a interdisciplinaridade entre a Física, a Química e a Matemática, tendo como eixo o lançamento de foguetes e mostrar a utilização do lançamento de foguetes como proposta metodológica para promover melhoras no desempenho dos alunos,além de reconhecer a aplicação do lançamento de foguetes como método didático na aprendizagem da Química, Física e Matemática, norteando o aluno no campo da pesquisa científica.
“Foi muito gratificante observar os estudantes trabalhando em equipe para o sucesso de cada lançamento de foguete. Uma experiência enriquecedora, com certeza, para o desenvolvimento de cada aluno que participou, o que nos faz repensar a nossa prática pedagógica em algo mais atrativo para a aprendizagem da Física, da Química e da Matemática”, reafirmou a professora Jeassimonne Paulino.
Para a competição os estudantes do CE DorgivalPinheiro de Sousa produziram 13 foguetes, utilizando garrafas PET (Politereftalato de Etileno), para o corpo do foguete, e canos PVC (Policloreto de Vinila) para a base de lançamentos. Foram ainda utilizados vinagre (Ácido Acético) e Bicarbonato de Sódio, que através de reação química fizeram com que os foguetes saíssem do solo.
“Este evento acontece sobretudo pelo compromisso e envolvimento dos acadêmicos do Curso de Física e dos estudantes da escola Dorgival Pinheiro, que ao longo do ano desenvolveram várias etapas do projeto, e hoje temos este resultado positivo, que é o II Campeonato de Lançamento de Foguetes”, destaca a professora Daniela Sousa Cortez, coordenadora de Área do PIBID do IFMA.
“Fazer Ciências é isso. É aprender a Química, a Matemática e a Física de forma interdisciplinar, no nosso dia a dia, acreditando no que estamos produzindo nas escolas e, principalmente acreditando no potencial dos nossos estudantes”, reforçou Daniela Cortez.
Foi constituída uma banca para avaliação das 13 equipes participantes deste II Campeonato de Lançamento de Foguetes, de acordo com os seguintes critérios: Criatividade, Organização e Distância de Lançamento. E a premiação do II Campeonato acontecerá no CE Dorgival Pinheiro de Sousa, na próxima semana.
Mais fotos:
Fonte: Seduc
Texto e fotos: Aparecida Marconcini Prestes
15/11/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI