Aproximadamente, 60 estudantes dos 11 Centros de Educação Integral Educa Mais estiveram reunidos, nesta quinta (14) e sexta-feira (15), na Formação de Acolhimento realizada pelo ICE (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação), parceiro do Governo do Maranhão na implantação da Política de Educação Integral. A formação contou também com a participação de três jovens protagonistas egressos de escolas em tempo integral do Pernambuco, onde o modelo foi implantado há alguns anos, que hoje se encontram em plena execução dos seus projetos de vida.
A formação visa capacitar os estudantes que, no início do próximo ano letivo, acolherão os futuros alunos dos Centros Educa Mais. O Acolhimento é uma prática educativa nas escolas de Educação Integral Educa Mais, onde o principal objetivo é apresentar as bases do projeto da ‘Escola da Escolha’ para os diferentes atores da comunidade escolar.
Em 2018, será o 2º ano de implantação dos Centros de Educação Integral Educa Mais, que inicialmente contou com 11 escolas nesse modelo de ensino e, a partir do próximo ano, chegará a 36 escolas, presentes em 24 municípios maranhenses. Ao todo, aproximadamente 10 mil alunos nos municípios de Açailândia, Alcântara, Balsas, Barra do Corda, Carolina, Caxias, Chapadinha, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru Mirim, Paço do Lumiar, Passagem Franca, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São Bento, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, Timon, Viana e Zé Doca estarão inseridos nos Centros de Educação Integral Educa Mais.
Vinicius José Passos Ferreira, de 25 anos, estudou em Pernambuco em uma escola em tempo integral e atualmente é um jovem protagonista, que contribui com esse processo de implantação destas escolas em outros estados brasileiros. Ele participou da formação dos estudantes maranhenses, que esse ano foram inseridos nesse modelo de educação. “O Maranhão está no segundo ano de implantação das escolas em tempo integral e é um ano de crescimento. A minha missão aqui como jovem protagonista do ICE é apoiar os jovens protagonistas acolhedores locais para desenvolverem e acolher os novos estudantes ano que vem. Este trabalho de formação é um apoio para que esses estudantes sejam os jovens protagonistas no acolhimento do ano que vem”, destacou.
“Foi um momento muito oportuno onde falamos muito a respeito do projeto de vida, que é o objetivo principal dos estudantes dessa escola, e também sobre como eles farão a acolhida dos novos estudantes que a partir do ano que vem chegarão na escola”, disse Alynne Maria, jovem protagonista de Pernambuco que também veio participar da formação com os estudantes maranhenses.
Para a estudante Paula Cristina Custódia da Silva, de 17 anos, que em 2017 estudou pela primeira vez em um escola de tempo integral no Maranhão, a formação foi um momento oportuno para prepara-los para no próximo ano receber os estudantes, assim como eles foram recebidos. “Pudemos nos aprofundar sobre acolhimento, qual a perspectiva daquilo que esperamos para o início do ano letivo. A gente aprende como acolher os novos alunos, assim como fomos recebidos”, declarou a estudante do Centro de Ensino Educa Mais Dorilene Silva Castro.
“Nunca imaginei ter uma oportunidade dessa de ser escolhido como um jovem protagonista. É mais um passo para minha vida e para conhecer mais o que é a escola da escolha e levar conhecimento para os novos alunos”, concluiu Maria Jacilene Pereira, de 17 anos, que faz o 2º ano no Centro Educa Mais Kiola Costa, no município de São Bento.
Fonte: Seduc
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