O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, acompanhado da equipe de engenharia da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do vereador Chico Carvalho, visitou o Centro de Ensino Salim Braid, no bairro da Estiva, para acompanhar o início da obra de reforma geral da escola. A vistoria ocorreu na última sexta-feira (14).
O Centro de Ensino Salim Braid é a única escola de Ensino Médio do bairro da Estiva. Nos três turnos, a escola atende cerca de 700 estudantes da comunidade e de outras 17 comunidades adjacentes. A reforma geral vem depois de 22 anos de espera, pois, a última vez que o prédio escolar recebeu uma obra foi em 1999. Por isso, moradores, professores e estudantes estão esperançosos e cheios de expectativa, como explicou o vice-presidente da União de Moradores da Estiva, Vanilson Borges, que também é professor de Matemática e Física há 12 anos.
“A expectativa é muito grande, porque a gente sentiu a necessidade de receber essa melhoria, até porque não há educação sem um espaço de qualidade. A educação, em si, ela não é feita só com prédios, a gente sabe disso. Mas, se não houver um lugar agradável para que a atividades pedagógicas possam ser desenvolvidas, a gente acredita que não há aprendizagem necessária para os nossos alunos. Então, a comunidade de Estiva e todas as comunidades adjacentes se sentem agradecidas pela reforma, porque essa reforma não vai ser só uma reforma em si, ela vai ser uma mudança na qualidade do ensino e da aprendizagem dos nossos alunos que precisam muito dessas melhorias que a gente esperava há muito tempo”, disse Vanilson Borges.
A obra contempla reestruturação do telhado, piso, revestimento; revisão das instalações elétricas e hidráulicas; revitalização dos banheiros, incluindo instalação de louças novas; adequação de laboratórios e biblioteca; ampliação da cozinha; construção de passarela de acesso à parte interna da escola; além de revisão e ampliação do sistema de climatização.
“A gente está muito feliz, muito satisfeito com o Governo do Estado que tem apoiado muito a educação, principalmente, com Felipe Camarão que é um secretário que faz a diferença na educação. Ele não é secretário de gabinete, ele é secretário de estar vendo o que o aluno precisa, o que a educação precisa, como os professores estão. Então, é muita alegria, muita emoção que a gente está vivendo aqui, nesse momento. E o mais importante é que essa não é uma obra imposta. Tudo o que a gente pediu foi aceito. Hoje nós temos uma democracia dentro da educação! Nós somos ouvidos!”, disse Íris Mary Soares Cunha, gestora geral do CE Salim Braid.
Hélica Pires Silva Lino nasceu e cresceu na Estiva, estudou no Centro de Ensino Salim Braid, onde hoje é agente de portaria, além de ser mãe de Maria Luiza Silva, estudante da 2ª série do Ensino Médio. As duas sabem a importância dessa reforma.
“Foi uma surpresa imensa, porque eu já fui aluna daqui e hoje tenho o privilégio de trabalhar no mesmo local que a minha filha estuda. Por esse ser um lugar longe, geralmente esquecido, a comunidade está muito feliz e grata, mesmo! A gente está vendo que eles estão dando carta branca para a diretora mudar a escola. É isso, eu como mãe e funcionária digo o quanto essa escola estava precisando de uma reforma. Agradeço demais o Felipe Camarão e a todos!”, enfatizou Hélica.
“Quando chove o pátio fica todo alagado, fica cheio de balde. E agora, a gente tem essa surpresa, porque a gente não esperava. E é bom demais porque estava precisando”, disse Maria Luiza.
O secretário Felipe Camarão, que foi recebido com carinho pela comunidade, destacou a importância de atender ao pedido de pais, professores e alunos.
“Essa é mais uma ação importante do Programa Escola Digna, e desta vez atendendo a uma solicitação do vereador Chico Carvalho que, junto com a comunidade fez o pedido ao governador Flávio Dino para que a nossa escola Salim Braid fosse reformada e se transformasse em uma Escola Digna. As obras já começaram, a escola ficará linda, climatizada, com laboratório, biblioteca, sala de professores confortável, ou seja, ficará uma escola à altura de São Luís e à altura do bairro da Estiva. E nós, que fazemos o Governo do Maranhão, estamos felizes em poder atender à comunidade”, destacou o secretário Felipe Camarão.
“Quero agradecer o secretário Felipe Camarão e o Governo do Maranhão por ter atendido o pedido da comunidade e o meu pedido para que essa escola fosse reformada. Quem ganha com isso é a população da zona rural de São Luís e toda a comunidade escolar do Salim Braid. Todos terão mais dignidade”, afirmou o vereador Chico Carvalho.
Fotos: Lauro Vasconcelos
Texto: Ascom\Seduc
18\05\2021
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI