Com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual sobre literatura maranhense e ainda incentivar produções artísticas e literárias, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), lançou na última sexta-feira (18), a segunda edição do “Concurso Artístico e Literário”, que em 2019 homenageia a vida e obra do escritor maranhense Aluísio Azevedo.
Lançado durante a programação da 13ª Feira do Livro de São Luís (Felis), o concurso, que tem como tema: “Aluísio Azevedo: vida e obra” será realizado nas modalidades de redação, poesia, desenho e fotografia.
“Essa é nossa segunda edição. Na primeira homenageamos Josué Montello, e agora o Aluísio Azevedo que é o homenageado da Feira do Livro. Por isso, também o lançamento aqui. O concurso tem o objetivo, em primeiro lugar de incentivar a leitura nos jovens, para que eles possam ler mais os autores regionais. O Maranhão tem muitos escritores de renome nacional e conhecer a obra de Aluísio Azevedo é importante como um todo, também pelo que ele significa, por exemplo, para a abolição da escravatura. O Brasil foi o último país a abolir a escravidão e isso é importante que todos os nossos jovens saibam”, explicou o superintendente de Participação Social da Seduc, Ismael Cardoso, que representou o secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão, durante o lançamento do Concurso.
As produções artísticas e literárias são de livre criação, devendo fazer referência sobre obras, trechos de obras, livros, títulos de livros, lugares, acontecimentos, imagens, memórias, ou outros aspectos que estejam diretamente relacionados com a vida e obra do escritor maranhense.
Ismael Cardoso explica ainda que a seleção das produções premiadas será realizada por uma comissão técnica especializada formada pela Seduc. Os três estudantes melhores colocados em cada modalidade do Concurso serão premiados com kits de livros e placas de reconhecimento.
A premiação se estende, também, às escolas cujos estudantes forem premiados. Os Centros de Ensino receberão o valor de R$ 4mil, que será repassado via Caixa Escolar, e tem como propósito auxiliar a gestão na melhoria de espaços da comunidade escolar como a qualificação do espaço de clubes de leitura e acervo da biblioteca escolar, assim como para a realização de atividades artísticas e culturais na escola com foco na leitura, letramento e produção artística.
“O Concurso, além de incentivar a participação individual, tem uma outra coisa que é importante, premiar a melhor participação coletiva. Que é o que a gente quer: que a escola cresça como um todo, não só que um jovem se destaque. É bom que todos possam ler mais e, por isso, a premiação esse ano também vai ser para a escola. Nós vamos premiar as 12 melhores escolas que participarem do concurso”, afirmou o superintendente.
“A adesão na primeira edição foi muito boa. A gente teve premiação em todas as categorias. O governador Flávio Dino participou, inclusive, desse momento de premiação e a gente tem essa alegria porque sabe que aquela escola que ganhou fez um esforço coletivo”, reafirmou.
Os estudantes interessados em participar do Concurso podem se inscrever no período de 18 de outubro a 18 de novembro, e devem enviar suas produções para o e-mail concursoaluisioazevedo@adm.ma.gov.br, além dos demais documentos indicados no edital, disponível no site da Seduc.
Para o professor de História do Centro de Ensino Rio Grande do Norte, localizado na capital maranhense, Luís Diego da Silva Martins, essa é uma importante iniciativa do Governo do Maranhão, pois faz com que os estudantes busquem novas histórias e melhorem o convívio com outros colegas.
“Fui presidente do Clube da Leitura na escola que eu estudei e incentivava muito meus amigos. Criei muitas rodas de conversas, tanto enquanto aluno quanto professor, pois quando os alunos leem um livro eles abrem um leque de opções para uma comunicação diferente. Gostei muito desse incentivo do Governo, porque quando nós lemos, nós escrevemos bastante, nos aperfeiçoamos na redação, nos aperfeiçoamos na palavra, na oralidade”, disse o professor.
Já para a estudante do CE Rio Grande do Norte, Ana Karolyne dos Santos Silva, fã de redação, quadrinhos e do cartunista Mauricio de Sousa, essa é mais uma oportunidade para que os estudantes possam adquirir conhecimentos e aperfeiçoar técnicas de escrita e desenho que gostem.
“Esse concurso é importante, porque incentiva os jovens a fazer o que eles já descobriram que gostam, mas precisam de um estímulo a mais. Eu gosto bastante de desenhar e de redação, pois acho que ela incentiva a caligrafia, corrigir os erros de pontuação, de ortografia, e também auxilia nas aulas de Português e produção de textos”, finalizou a estudante.
Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Lauro Vasconcelos
19/10/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI