As inscrições para o edital do Com Ciência Cultural, no âmbito da linha de ação Popularização da Ciência, estão abertas até 2 de maio. O edital foi lançado, esta semana, pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc)
As inscrições podem ser feitas on-line, mediante preenchimento de formulário eletrônico disponível na página da Fapema (www.fapema.br/patronage). Na plataforma deverá ser preenchido o ‘Formulário de Solicitação’ e anexados os documentos constantes no edital do Programa, também disponível em www.educacao.ma.gov.br.
Depois de submissão dos dados on-line, o requerente deverá anexar a proposta na Plataforma Patronage, da Fapema. Em uma etapa seguinte, os requerentes passarão por processo de avaliação técnico-científico e artístico-cultural.
O Com Ciência Cultural apoia projetos que contribuem à integração entre escolas e iniciativas culturais atuantes nas comunidades, incentivando a realização de projetos artísticos e culturais, de maneira a contribuir na formação de sujeitos de cidadania ativa.
A iniciativa contribui à formação de estudantes de escolas públicas da rede estadual de Ensino Médio/Técnico, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Programa de Educação Indígena e Quilombola, e demais modalidades, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa e experimentação artística e cultural.
Os projetos inscritos devem contemplar, no mínimo, um e, no máximo, três eixos temáticos. Os eixos são Residência de artistas para pesquisa e experimentação: Criação, circulação e difusão da produção artística; Mapa afetivo e territórios culturais; Tradição oral; Educação patrimonial: patrimônio material e imaterial, memória e identidade; Cultura digital e comunicação; Cultura afro-brasileira; Culturas indígenas; Economia Criativa e Educação Museal.
As propostas contempladas receberão até R$ 15.000,00 para despesas com bolsa, destinada à coordenação do projeto, na modalidade Bolsa Extensão Cultural (BEX). Para mais informações confira o edital disponível em www.educacao.ma.gov.br.
Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
23/03/18
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI