Depoimento como ‘Ah eu não tive como estudar pro Enem!’, ‘Não pude pagar um cursinho!’, ‘Não consegui me familiarizar com o formato das questões das provas do exame!’ não são mais desculpa pra deixar de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Hoje existem vários caminhos para dar maior apoio aos estudantes que estão de olho no acesso a uma instituição de ensino superior ou em programas educacionais como o ProUni, Fies, Pronatec e Ciência sem Fronteiras.
Um mecanismo especial é o ‘Hora do Enem’, um espaço interativo de estudo com dicas, simulados on-line e um programa diário de TV com entrevistas, questões resolvidas e informações sobre o Enem, além de um canal de vídeos online que está sendo chamado de Mecflix.
Simulados Hora do Enem on-line
Por meio da plataforma Geekie Games os estudantes já começaram a fazer os Simulados Online. Os simulados utilizam a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e seguem o mesmo formato das questões do Enem. Com isso, as avaliações serão capazes de simular uma estimativa da nota no Enem, com o objetivo de treinar os estudantes para o exame oficial. A ideia do simulado é oferecer uma experiência parecida com a do dia da prova do Enem. Sendo assim, o estudante terá uma média de 3 minutos por questão – o mesmo tempo da prova oficial do ENEM.
Estão previstos quatro Simulados Online. O primeiro teste foi realizado no dia 30 de abril, o segundo está previsto para o dia 25 de junho, o terceiro em 13 de agosto e o quarto nos dias 08 e 09 de outubro.
Para fazer os simulados, os alunos deverão estar inscritos na Plataforma Geekie Games (https:/alunos.geekiegames.geekie.com.br/), até a data do simulado desejado. Caso o estudante não tenha condições de realizar o simulado em seu computador, na sua residência, tablet ou smartphone, pode agendar com diretor de sua escola para realização do teste no laboratório de informática de sua unidade de ensino.
O “Hora do Enem” foi criado este ano pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Roquette Pinto, gestora do contrato da TV Escola (canal 02), canal público do MEC. Aqui no Maranhão, a iniciativa também é apoiada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Veja o que é e como funciona cada uma das plataformas de apoio ao estudante:
Plataforma Hora do Enem
Idealizado pela empresa Geekie, o Geekie Games é um aplicativo disponível para web e Android que reúne cerca de 600 videoaulas e milhares de exercícios abrangendo toda a matriz de conteúdo do Enem. Algoritmos de recomendação criam um plano de estudos personalizado para cada estudante com base no curso desejado e nas necessidades específicas dos estudantes. O aplicativo ainda permitirá que os gestores das redes públicas e o Ministério da Educação acompanhem o progresso dos alunos até a realização do Enem. Os dados poderão ser utilizados para aprimorar o ensino e direcionar medidas de melhoria na educação pública.
Os professor e gestores que desejarem conhecer o conteúdo e exercícios disponibilizados pela plataforma para interagir e incentivar seus estudantes devem se inscrever na Plataforma Geekie Games. Basta realizar o cadastro para ter acesso à lista completa de videoaulas e exercícios.
MECFlix
O MECFlix, uma biblioteca de mais de 600 videoaulas sobre as matérias da prova, também faz parte do pacote “Hora do Enem”. É uma alusão ao maior serviço de streaming de vídeos no mundo, muito popular entre os jovens. Entre as diversas possibilidades o estudante poderá salvar as videoaulas que achar interessante, organizar a exibição das videoaulas e compartilhar suas playlists.
Programa de TV ‘Hora do Enem’
Com estreia prevista para este mês, o novo programa da grade da TV Escola ajudará na preparação dos estudantes interessados em fazer o Enem este ano com dicas de especialistas, vídeo resoluções realizados por parceiros do setor educacional, comentários de professores experientes e muito mais.
Serão programas com 30 minutos de duração e exibição diária, de segunda a sexta-feira, com informações gerais sobre o Enem, notícias e orientações, e comentários sobre os dois vídeos exibidos, resoluções do exame dos anos anteriores. Um convidado é recebido no estúdio, para ampliar a discussão do Enem para além dos conteúdos trabalhados nas provas.
Mais de 40 canais de todo o Brasil, entre TVs universitárias e canais estaduais, irão reproduzir o programa em suas grades, incluindo a TV Brasil.
Ações do sistema estadual de ensino Pró-Enem
Além do ‘Hora do Enem’, a Rede Estadual de Ensino está realizando aulões e simulados em suas unidades de ensino.
Um exemplo interessante vem da Unidade Regional de Imperatriz (UREI), que em parceria com professores voluntários da própria rede, promove aos sábados, no auditório do Centro de Formação de Professores, o cursinho preparatório UREI PRÓ-ENEM 2016, com objetivo de contribuir para a preparação dos estudantes para o exame.
A ação acontece desde o ano passado. Este ano, as aulas do cursinho já começaram, no dia 23 de abril, com aulas das quatro áreas do conhecimento, inclusive Redação, com alunos do 3º ano. Foram oferecidas 20 vagas por escolas.
“Estamos empreendendo esforços para que nossos alunos das escolas estaduais possam fazer uma boa pontuação no Enem e assegurar sua vaga em uma universidade pública dos seus sonhos. Com esta ação também estaremos contribuindo para reforçar o trabalho dos professores em sala de aula, e, consequentemente, melhorar o Ideb da nossa região e do nosso Estado”, declara a gestora Regional de Educação de Imperatriz, professora Orleane Santana.
No último sábado de abril, computadores do Laboratório de Informática do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), foram disponibilizados, durante todo o dia, para atender aos alunos sem acesso à internet, para que os mesmos pudessem fazer o simulado. O mesmo aconteceu com o Centro de Ensino União, onde alunos e professores realizaram uma força-tarefa para o 1º Simulado ‘Hora do Enem’. “A escola esteve de portas abertas nos três turnos para atender os alunos”, destaca a gestora do CE União, professora Francisca Sousa.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI