5/04/2018 5:02 pm

Grêmio Estudantil do Centro Educa Mais Joana Batista tem nova diretoria empossada

09472_foto_1_gremio_do_joana_batista_foto_antonio_martins_8559177675330159872

Secretário Adjunto de Programas e Projetos Especiais Ismael Cardoso lembrou a importância dos grêmios

A Diretoria do Grêmio Estudantil do Centro Educa Mais Joana Batista, escola de Tempo Integral, na Cidade Olímpica, tomou posse nesta quinta-feira (05), em solenidade na própria unidade escolar. A diretoria formada por 13 integrantes foi escolhida no início do semestre letivo por meio do voto e terá o mandato de um ano.

Na solenidade que contou a presença de toda comunidade escolar e do secretário Adjunto de Programas e Projetos Especiais, Ismael Cardoso, os membros do grêmio receberam a certificação de que foram eleitos de forma democrática para exercer o mandato. Este é o primeiro Grêmio Estudantil eleito e empossado na referida escola.

“O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos alunos. Por isso é extremamente importante. É com ele que o estudante tem o poder de ter voz na escola, o poder de opinar e ajudar a encaminhar soluções na administração escolar. O grêmio também nos ajuda a exercer o nosso protagonismo dentro da escola”, destacou Maria Júlia Lira Barros, presidente do Grêmio do CEI Joana Batista.

Integrantes do Grêmio recebem certificado

“Hoje, no Joana Batista, nasce de fato um movimento estudantil. Para mim é um privilégio ter ajudado a promover a eleição do primeiro Grêmio Estudantil desta escola, pois, esta é de fato a possibilidade de o aluno fortalecer a sua voz na escola. O momento que vivemos, na educação do Maranhão, o aluno não é mais problema, ele é parte da solução escola”, destacou a gestora Geral da escola, Viviane Nunes.

A formação de grêmios estudantis faz parte das ações do Governo do Estado de incentivo a uma gestão educacional democrática. Ismael Cardoso, que representou o secretário Felipe Camarão, ressaltou que os Grêmios Estudantis fazem parte de processo de fortalecimento da democratização do ensino e das relações na escola.

“O Governo do Estado está incentivando o funcionamento de grêmios estudantis nas escolas do Maranhão. Em 2015 quando o governador Flavio Dino assumiu a gestão estadual, eram alguns poucos grêmios. Hoje, mais de 200 grêmios já foram instituídos na rede estadual na atual gestão. Isso porque entendemos que Grêmio Estudantil é a premissa para o fortalecimento da democracia nas escolas. É o canal de participação efetiva dos estudantes na busca por soluções e desenvolvimento do processo educacional”, disse o secretário adjunto.

Integrantes do Grêmio recebem certificado

Ismael lembrou, ainda, que no último dia 28 de março, fez 50 anos em que o estudante carioca Edson Luís Lima de Souto, líder estudantil do Ensino Médio no Rio de Janeiro, foi assassinado pelos aparelhos repressivos da Ditadura Militar, que invadiram o restaurante Calabouço, no centro da capital carioca, onde 300 estudantes jantavam no local.

“Edson Luís foi assassinado por fazer aquilo que, hoje, é a coisa mais comum, que é emitir opinião! Nós precisamos nos apropriar da história para que não corramos riscos de ter um retrocesso”, finalizou.

Durante a solenidade posse do Grêmio, houve um momento cultural, onde estudantes da escola que apresentaram números musicais.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Texto: Regina Sousa
Fotos: Antônio Martins
05/04/18

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI