1/07/2020 4:03 pm

IEMA realiza 3ª edição do Fórum Maranhense de Sociologia de forma virtual

Segundo debate realizado pelo Fórum abordando o tema racismo

Com o objetivo de capacitar os jovens protagonistas para a vida em sociedade, a atividade produtiva e as relações políticas, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) está realizando, às quintas-feiras dos meses de junho e julho, a terceira edição do Fórum Maranhense de Sociologia.

A iniciativa está reunindo jovens protagonistas das unidades plenas do IEMA e dos Centros de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As lives são realizadas no canal do youtube do fórum (@forum.sociologia). O debate desta semana é sobre o fascismo e terá como convidado o secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, e a cientista política Arleth Santos. O gestor geral da unidade do IEMA Rio Anil, Olivar Júnior, será o mediador do debate.

Para o professor de sociologia Alex Reis, o fórum ajudará os estudantes a despertar o interesse pelas ciências sociais. “O projeto foi idealizado por um grupo de sociólogos para fazer uma análise e perceber como está a situação da sociologia nas escolas e o papel do professor da disciplina no ambiente escolar. Durante os dias do evento, os estudantes debatem temáticas do cotidiano deles, como racismo, relações etnoraciais, meio ambiente, política, mídia, jovens LGBTQ+, tecnologia, bullying, drogas, entre outros temas”, afirmou o professor, acrescentando que mesmo em formato virtual o evento conta com os grupos de discussão.

“O fórum é uma atividade anual que envolve aproximação dos alunos e professores. Por conta da pandemia, tivemos que mudar a nossa didática. Pensamos em substituir por atividades não-presenciais. Nessa perspectiva, pensamos nas lives e grupos de discussões para continuar abordando temas relevantes. Os grupos de discussões são organizados e protagonizados pelos nossos estudantes que são grandes entusiastas e debatedores dos temas propostos”, pontuou.

A professora de sociologia, Rariele Rodrigues, destacou que trabalhar os temas de relevância social enriquece a visibilidade da disciplina. “O Fórum Maranhense de Sociologia vem se constituindo enquanto espaço de potencialização dos envolvimentos críticos dos estudantes de ensino médio, atrelando em suas ações o protagonismo juvenil. O compartilhamento das problematizações contemporâneas da sociologia aproxima a disciplina, e sua constituição crítica do cotidiano de cada estudante. Por isso, trazer o fórum e questionar o posicionamento dos sociólogos no Ensino Médio faz com que os alunos percebam que eles também são agentes políticos, não na perspectiva partidária, mas que eles possam fazer uma transformação social”, ressaltou.

Anne Gabrielly, aluna do Centro de Ensino Humberto de Campos, contou que a iniciativa é essencial para quebrar alguns temas tabus. “O fórum é muito especial, pois ele reúne jovens para debater sobre assuntos muito atuais e importantes. Participei do grupo de discussão sobre meio ambiente e vou sentir muita falta do formato presencial”, enfatizou.

Para Caleiltom Corrêa, estudante da unidade plena de Pindaré-Mirim, a ação é fundamental para o enriquecimento cultural do ser humano. “É uma oportunidade maravilhosa, quem puder participar só tem a ganhar. Todos debatem com suas opiniões. Proporciona uma troca de experiência inesquecível”, afirmou.

Programação

A primeira live, que aconteceu no dia 18 de junho, buscou informar alunos e professores acerca dos “Desafios, caminho e adaptabilidade” para a realização do evento no formato virtual. A segunda aconteceu na quinta-feira seguinte, dia 25, tendo o racismo como tema.

A próxima live acontece nesta quinta-feira (9) e traz para discussão o tema “Sociologia e quadrinhos: representação e desigualdades sociais”. Em seguida, o fórum recebe o debate sobre “Sociologia, literatura e representações”, no dia 16 de julho. O penúltimo debate será sobre meio ambiente, no dia 23 de julho. “Juventude e Mercado de Trabalho” é o tema que encerra as discussões do Fórum Maranhense de Sociologia, no dia 30.

Fonte: Seduc
01/07/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI