A 1ª etapa da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi realizada em diversas instituições públicas e privadas de todo o país, nesta terça-feira (21). No Maranhão, cerca de 310 mil estudantes da rede estadual realizaram as provas em mais de 860 escolas da rede. No Brasil, o número de estudantes participantes chegou a 18 milhões em 54 mil escolas, nesta 1ª fase.
Criada em 2005, a olimpíada é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
“Esta é uma atividade que nós consideramos de grande importância para estimular os estudantes na aprendizagem da matemática, para fortalecer os conhecimentos na área e para revelar talentos. São mais de 800 escolas envolvidas, mais de 300 mil estudantes participantes, o que estimula essas aprendizagens e, também, os professores na execução da Olimpíada. Certamente, mais uma ação de ganho e reforço às aprendizagens e às ações que o Governo do Maranhão sempre reforça para melhorar a qualidade da educação e para melhorar sempre a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou a secretária adjunta de Ensino da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Nádya Dutra.
Para o professor e coordenador de Matemática do Centro de Ensino Aluísio Azevedo, em Caxias, André Viana Bezerra, a prova é muito importante para aferir os conhecimentos dos estudantes. “A prova da Obmep é muito importante, mede os conhecimentos dos alunos e pode levar a várias premiações, como a medalha de ouro, que é o que eu espero”, ressalta o professor André.
Em 2018, a rede estadual de ensino conquistou 21 medalhas e 200 menções honrosas nesta que é a maior olimpíada estudantil do país. Entre as medalhas estão 2 de ouro, 1 de prata e 18 de bronze.
Para os estudantes Maria Josimária do Nascimento, do Centro Educa Mais Raimundo Araújo, em Chapadinha, e Isadora Karolina Gonçalves Sousa e Joanderson Sampaio Silva, do CE Dorgival Pinheiro de Sousa, em Imperatriz, a expectativa é passar para a 2ª fase da prova, que será realizada em setembro.
“Eu achei uma experiência boa e importante para os alunos. É uma forma de a gente obter mais conhecimento, relembrar certos assuntos que a gente já estudou. Há uma expectativa também de passar para a segunda fase, muitos alunos esperam passar e continuar fazendo a prova. Então, foi uma experiência muito boa e ela contribui muito para a gente obter mais conhecimento, não sobre o assunto de matemática, mas como lidar com esses determinados assuntos no dia a dia, porque são muito cobrados na atualidade”, ressaltou a estudante Maria Josimária do Nascimento.
“As provas da Obmep foram boas, porque as questões são bem lógicas, faz a gente pensar muito e ajuda nos nossos conhecimentos. Estou na expectativa de ir para a segunda fase, porque acho que me saí bem na prova. Gosto muito de matemática e de cálculos”, disse Isadora Sousa, estudante da 2ª série do Ensino Médio.
“Esta é uma ótima oportunidade e uma preparação para reforçarmos nossos conhecimentos em Matemática, além de quem sabe podermos passar para a 2ª Fase da Obmep e representarmos nossa cidade, escola e Estado”, afirmou Joanderson Sampaio Silva.
No dia 05 de julho, serão divulgados os classificados para a 2ª fase das provas, que será realizada no dia 28 de setembro. Já a divulgação dos premiados acontecerá no dia 03 de dezembro.
Fonte: Seduc
Texto: Nayara Vieira
Fotos: Divulgação
21/05/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI