25/04/2016 7:39 pm

Maranhão é destaque na conclusão da II Etapa do Censo Escolar da Educação Básica

O Maranhão foi destaque na realização da II etapa do Censo Escolar da Educação Básica, onde as instituições informaram a situação das matrículas, ou seja, o rendimento e a produtividade que os estudantes apresentaram ao término do ano letivo de 2015. De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o preenchimento das informações foi cumprido no tempo hábil determinado.

O período de coleta foi 22 de fevereiro a 6 de abril e realizado pela equipe da Superintendência de Estatística da Seduc, que acompanhou a inserção dos dados pelas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

As informações prestadas são de responsabilidade dos diretores das escolas públicas e também das secretarias estaduais e municipais de educação, que trabalham em cooperação com as escolas.

Após o encerramento desta fase, o sistema reabre 15 dias, para a retificação, entre  22 de abril e 06 de maio, conforme determinações do INEP, para que as escolas e sistemas de ensino corrijam as inconsistências dos dados informados.

Os dados da segunda etapa são fundamentais para as definições e monitoramentos dos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicadores referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação, e para o conhecimento da realidade escolar do estado.

O superintendente de Estatística da Seduc, Mário Alberto Xavier Gomes, destaca que é a partir dessas declarações que são elaborados relevantes indicadores educacionais. “Cabe agora à coordenação estadual, secretários municipais de educação, técnicos e gestores escolares dispensarem um olhar atento a todos os momentos do processo de coleta de dados do Módulo Situação de Aluno, de forma a se responsabilizarem cooperativamente pelas informações declaradas, pois, são fundamentais para a definição e o monitoramento  do Ideb, e para o conhecimento das condições de ensino ofertado, e, consequentemente, viabilizando o planejamento de programas/projetos e estratégias educacionais, tanto no âmbito estadual como no municipal”, ressaltou.