Com o tema “Respeite quem pôde chegar onde a gente chegou”, o Centro de Ensino Maria José Aragão, escola da rede pública estadual de ensino, no bairro Cidade Operária, realizou, nesta segunda-feira (20), o ‘Desfile da Beleza Negra’. O evento marcou a II etapa do projeto AFROARTE, e ao mesmo tempo comemorou o Dia Nacional da Consciência Negra.
O Projeto AFROARTE faz parte do Calendário Escolar do C.E. Maria José Aragão há 10 anos e visa cumprir as diretrizes da Lei 10.639/2003, que preconiza o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. A cada ano o projeto adota um tema específico que subsidia a pesquisa, o estudo e a produção dos trabalhos apresentados. Este ano o tema escolhido foi: ‘101 anos de samba – história e identidade’.
O projeto também faz parte da filosofia de trabalho da escola, que é o fortalecimento das Políticas Afirmativas que reforçam a democracia, o protagonismo estudantil e o exercício da cidadania.
O Desfile da Beleza Negra AFROARTE aconteceu no pátio da escola, e envolveu centenas de estudantes que participaram de todo o processo de produção, desde as pesquisas, produção do figurino, cenário e maquiagem.
Na celebração à arte e à Consciência Negra alunos e alunas desfilaram com graça, originalidade, beleza, negritude e cidadania, diante de uma plateia formada por professores, servidores da escola e pais.
Segundo o Gestor Geral, Wilson Chagas, este projeto corrobora o importante papel da escola na produção de conhecimento. “A escola é uma instituição responsável pela produção de um conhecimento mais holístico, dialético e humanizado que promova a tolerância e a vivência pacífica das pessoas, onde prevaleça a paz, a harmonia, o amor e o respeito pelo outro. É isso que nós estamos promovendo em nossa escola. E o desfile foi um show de beleza, ao som do batuque do samba. Uma apoteose étnico-cultural”, pontuou Wilson Chagas.
Os estudantes Beatriz Caroline e José Maria conquistaram o título de Casal Beleza Negra AFROARTE, do CE Maria José Aragão. Cláudia Rafisa e Nailson, vencedores do desfile no turno matutino, ficaram em segundo lugar no geral. Já os casais formados por Natália e Mateus, e Rebeca Geovana e Moisés, empataram em terceiro lugar.
“Eu estou muito feliz e orgulhosa de representar a beleza da mulher negra numa sociedade que ainda discrimina a mulher, e, principalmente a mulher negra. E aqui na escola Maria José Aragão a gente se sente valorizada”, disse a aluna Cláudia Rafisa.
A terceira etapa do AFROARTE será realizada no dia 04 de dezembro (segunda-feira) com a apresentação dos trabalhos acadêmicos e artísticos resultantes de pesquisas sobre subtemas ligados ao samba previamente determinados pela Equipe de Coordenação do Projeto.
Mais fotos:
Fonte: Seduc
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI