23/07/2021 5:20 pm

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Educação

Página de exemplo

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A paralisação das aulas presenciais afetou todo o país e como consequência houve:
• Aumento dos déficits de aprendizagem;
• Ampliação das taxas de abandono escolar;
• Maior exposição das crianças e dos jovens à violência e exploração;
• Crescimento da insegurança alimentar e nutricional;
• Aumento do trabalho infantil; entre outros impactos negativos.
O retorno ocorrerá no formato híbrido, intercalando momentos de atividades presenciais e não presenciais.
A orientação é para que o formato híbrido seja desenvolvido de forma assíncrona, contudo a escola que tiver condições poderá desenvolvê-lo de forma síncrona. Os momentos presenciais e não presenciais devem ocorrer de acordo com os horários organizados pela escola, por meio de seu Plano de Retorno Escolar.
O retorno das escolas será progressivo para as escolas que possuem condições físicas para manter as medidas de biossegurança.
As escolas que se encontram em reforma atualmente permanecerão com o ensino remoto, até que a obra no prédio escolar esteja concluída.
Cada escola contará com insumos de biossegurança, como termômetro infravermelho para aferição da temperatura; Máscaras para serem distribuídas aos estudantes; Itens de higiene (álcool e sabão) para assepsia das mãos. Além disso, será mantido o distanciamento nas salas de aula e demais espaços de uso coletivo.
• Lembre-se – continuam sendo OBRIGATÓRIOS: o uso de máscaras e o distanciamento.
Para o retorno das aulas, as turmas deverão ser organizadas por grupos de estudantes que alternarão em momentos presenciais e não presenciais.
Cada unidade escolar deverá elaborar um Plano de Retorno considerando sua realidade de oferta, com base nos modelos já expostos nas “Diretrizes pedagógicas” publicadas pela Seduc. Tal plano deverá ser elaborado, validado e acompanhado pela equipe gestora e docentes.
Para as aulas não presenciais, o estudante utilizará outras ferramentas de aprendizagem, anteriormente disponibilizadas pelo Governo do Maranhão, como: apostilas, roteiros de estudo e vídeos da Plataforma Gonçalves Dias e da TV Educação.
Para os estudantes sem acesso ou com dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado material impresso e apoio pedagógico.
Apenas os estudantes e professores com deficiência ou comorbidades comprovadas por laudos médicos, apresentados à gestão escolar, poderão permanecer com aulas/atividades 100% remotas. Os demais terão que retornar às escolas.
Em caso de confirmação do aumento de casos, que exija medidas restritivas, as autoridades sanitárias farão as orientações devidas – que serão adotadas pela escola. Neste caso a unidade escolar poderá retornar às atividades não presenciais pelo tempo necessário.
A pessoa deve comunicar imediatamente a gestão escolar e se manter afastado do espaço escolar por, no mínimo, 14 dias a contar do início dos sintomas ou até o pleno restabelecimento da saúde.
Neste caso, este deverá comunicar a gestão escolar, realizar o teste e ficar em atividade não presencial até o desaparecimento dos sintomas. Caso confirmado resultado positivo para Covid-19, a escola deverá ser informada e procederá com a suspensão das atividades da turma ou unidade escolar, caso haja necessidade.
Os estudantes terão acesso a diversos recursos pedagógicos para acompanhar as aulas, caso não possam retornar à sala de aula presencial, tais como:
I – Plataforma Gonçalves Dias: contém materiais pedagógicos, como videoaulas de todos os conteúdos do currículo do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, apostilas, roteiros de estudos, entre outros materiais para impressão.
II – TV Educação com transmissão em canal de TV Aberta, de acordo com o sinal disponível em sua região: videoaulas de todos os componentes curriculares. Grade semanal de acordo com a matriz curricular do Ensino Médio, além de transmissão simultânea do sinal na Plataforma Gonçalves Dias, para atender estudantes dos municípios em que o sinal da TV não chega.
III – Podcasts “Fiquem em casa aprendendo”: no Spotify, com audioaulas dos principais conteúdos de todos os componentes curriculares;

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