A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (25), campanha para arrecadar bolsas de sangue, com o lema: “Educador tem seu valor e doa sangue com amor”. A ação foi realizada na Unidade Regional de Educação (URE) São Luís e tem a parceria do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A iniciativa envolveu educadores das Redes Estadual, Municipais e privadas.
Antes de realizar a coleta sanguínea, os educadores preencheram um formulário de cadastro para doação de sangue, com o nome, a idade, o telefone, endereço, tipo sanguíneo e fator RH, além de outras informações. A URE São Luís disponibilizou o formulário para os gestores escolares. Mais de 70 educadores realizaram o cadastro para doação.
A gestora da URE São Luís, Eva Barros, falou da parceria para ajudar o Hemomar na coleta de sangue, envolvendo os educadores. “Diante da dificuldade para o abastecimento do estoque do banco de sangue da Hemomar, realizamos uma campanha, colocando os profissionais da educação para se manifestar e incentivar mais pessoas a contribuírem com essa importante ação”, destacou.
O professor Marcelo Souza, que trabalha na URE São Luís, já precisou realizar transfusões e sabe bem a importância de doar sangue. Ele considerou positiva a iniciativa da Seduc para ajudar o Hemocentro na campanha de doação.
“É importante doar sangue, além de ser muito fácil de fazer. Sinto alegria, na verdade, fazer parte desse momento importante, contribuindo para a recuperação de outras pessoas. Eu já precisei de transfusões e acredito que devo contribuir sempre. Alguém doou e eu recebi, e espero que alguém receba também e fique bem. A parceria é muito positiva e tem que ser fortalecida. Que outros órgãos e instituições do estado possam receber a Hemomar e ajudar na campanha de doação”, disse.
Maria Ribamar Teixeira Lopes, professora do Centro Educa Mais Júlio de Mesquita Filho, tem fator RH negativo, e acredita que a sua doação ajudará a melhorar a vida de outras pessoas. “O significado dessa ação para mim é salvar vidas. Gostei da iniciativa da Seduc que mobilizou os educadores para participar desta importante ação. O sentimento é de gratidão saber que você está ajudando alguém. Não temos que ter medo de doar, principalmente quando se trata de salvar uma vida e de ajudar o próximo”, exprimiu.
Doador
Para se tornar um doador, basta a pessoa ter de 16 a 69 anos e estar bem de saúde. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis, que deverão assinar um termo autorizando a criança ou o adolescente a fazer a doação. De 60 até 69 anos, tem que ter doado pelo menos uma vez no Hemomar. Além disso, a pessoa que vai doar sangue deve estar alimentada e pesar acima de 50 quilos. Lembrando que o doador deverá levar um documento de identificação, como identidade ou carteira de habilitação.
“O número de pessoas que necessitam de sangue é muito maior do que o número de pessoas que vão doar, principalmente nesse período chuvoso que estamos, e agora chegando o período do carnaval a demanda aumenta ainda mais. Ter um estoque bem significativo para que a gente possa atender as nossas urgências nos hospitais é fundamental. Essa parceria com a Seduc é valiosíssima porque sempre precisamos de parceiros para contribuir no aumento do estoque de bolsas de sangue no Hemomar”, ressaltou a coordenadora de Coleta Externa do Hemomar, Valma Costa.
No Hemomar, as doações de sangue podem ser realizadas de 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira; e aos sábados das 7h30 ao meio dia. O Hemocentro fica localizado na Rua 5 de Janeiro, Jordoa, e o telefone para contato é: 3216-1134.
Fotos:
Fonte: Seduc
25/01/2023
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI