28/04/2016 3:14 pm

Projeto “Voto Jovem na Escola” é lançado em escola da rede estadual de ensino

Palestra sobre voto e cidadania chamou a atenção dos estudantes.

Palestra sobre voto e cidadania chamou a atenção dos estudantes.

O C.E Professor Barjonas Lobão, escola do Sistema Estadual de Ensino, foi escolhido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o lançamento oficial do projeto “Voto Jovem na Escola”, versão 2016. O projeto, que já existe há seis anos, é coordenado pela Comissão de Responsabilidade Social do TRE e tem o objetivo de incentivar os jovens a votar e exercer a cidadania de forma consciente.

Stefany Gabriele Farias, tem 16 anos, é liderança estudantil e acaba de ser eleita presidente do Colegiado Escolar do Barjonas Lobão. Ela tirou o título pra votar pela primeira vez e sabe que o jovem precisa estar engajado na política. “Acho super válido esse projeto, porque o jovem precisa estar inteirado da política. E precisa tirar essa coisa da cabeça de que todo político é ladrão. O que a gente precisa é saber votar e cobrar dos políticos”, destacou a estudante.

O desembargador Lourival Serejo, presidente do TER destaca a importância do empoderamento da juventude. “O que nós queremos é valorizar o voto do jovem, valorizar a condição dele de jovem para que se empodere dessa juventude e comece a participar da vida política do país”, disse o desembargador.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, foi representado pelo secretário Adjunto de Programas e Projetos Especiais, Fábio Rondon, que deu boas vindas à equipe do TRE e enfatizou que as escolas do Sistema Estadual de Ensino estão com as portas abertas para receber o projeto. “A escola é um espaço onde a cidadania deve ser construída e isso se assegura com a participação consciente, efetiva e responsável dos jovens. O exercício da cidadania através do voto assegura essa efetiva participação”, ressaltou Fábio Rondon.

Cerca de 200 estudantes do segundo e terceiro ano do ensino médio, com idade entre 15 e 19 anos, participaram da solenidade. Durante a abertura do evento o presidente do TRE proferiu uma palestra sobre “Voto, Jovem e Cidadania”.

“Se vocês ouvirem dos mais velhos que não acreditam mais em política e políticos, não se deixem influenciar. Vocês têm que acreditar que é possível mudar. A rebeldia do jovem deve ser dirigida para essa ânsia de renovação”, enfatizou o desembargador Lourival Serejo.

Além da palestra houve, a solenidade contou com a apresentação do grupo “Pão com ovo”. De uma forma descontraída, lúdica, e coloquial, Dijê e Clarice Milhomem participaram de um bate papo com o presidente do TRE e os estudantes para abordar temas como o voto facultativo aos 16 anos, crimes eleitorais, voto em trânsito, fraude eleitoral, urna eletrônica, entre outros.

Foi um momento de muita descontração entre palestrantes e estudantes. “Foi muito legal porque eles falaram de uma forma muito divertida e isso prende a atenção do jovem”, enfatizou Richardson Bastos, de 19 anos, que vai votar pela primeira vez.

Mauro Lucas, de 14 anos, ainda não pode votar, mas, já tem a percepção de que o voto consciente tem força. “A gente tem que ter a consciência de que o nosso voto pode mudar o pais”, destacou Mauro Lucas.

Os estudantes também puderam conhecer a urna eletrônica. O tribunal disponibilizou, durante o evento, quatro urnas para treinamento do voto eletrônico por parte dos jovens eleitores.

Para os gestores da escola essa ação traz uma grande contribuição para o trabalho que já é feito na escola sobre cidadania e direitos. “No ano passado nós tivemos eleição de gestores, nesta terça-feira (26) tivemos a eleição do colegiado, tudo com a participação dos estudantes. Então receber este projeto reforça o trabalho que vem sendo feito nas escolas sobre a importância do voto como exercício de cidadania”, frisou.
Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI