Professores de todo o Maranhão também recebem vacina contra a gripe. Esta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mobilizou os profissionais para garantir a prevenção e a proteção da categoria, na sede da Secretaria Adjunta de Ensino, em São Luís. A vacinação contra a Influenza foi prorrogada até o dia 9 de junho.
Até está quinta-feira (8), foram aplicadas 1.229.211 doses da vacina no Maranhão. O Governo no Estado abasteceu as 19 Unidades Regionais de Saúde (URS) com o insumo e recomendou a continuidade da vacinação nos municípios. A vacinação contra a gripe está disponível para toda a população, enquanto durarem os estoques.
Os grupos prioritários seguirão sendo o primeiro alvo da campanha em nível estadual, mas a Secretaria de Estado da Saúde (SES) segue o direcionamento do Ministério da Saúde quanto à disponibilização da imunização para a população em geral.
O secretário adjunto de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Marcelo Rosa, destaca que o Maranhão tem intensificado a campanha com o intuito de atingir uma maior cobertura vacinal. “Há uma semana estávamos em penúltimo lugar entre os estados. Então, por determinação do secretário Carlos Lula, intensificamos a mobilização nos municípios”, disse. Atualmente, o Maranhão ocupa a 11º posição no ranking de cobertura vacinal.
Pela primeira vez, os professores vão receber a vacina contra a gripe. O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, anunciou que a ação será intensificada nas escolas. “Nós aderimos a campanha com o objetivo de fazer o Maranhão aumentar a cobertura vacinal”. A ação também serve de incentivo para os estudantes.
A secretária adjunta de Ensino da Seduc, Nadya Dutra, reforçou o compromisso dos profissionais da educação com a campanha. “Nós vamos transmitir essa mensagem para os colegas de profissão e no ambiente escolar, junto aos alunos e pais, sobre a importância da vacinação para a população em geral”, disse.
A professora e supervisora da educação escolar quilombola, Marinildes Martins, foi a primeira a participar da vacinação e avaliou positivamente a parceria entre SES e Seduc. “Essas articulações intersetoriais entre as secretarias para trazer e divulgar serviços e ações importantes para a população são essenciais porque nós professores acabamos fazendo o papel de interlocutores, a gente participa da ação e leva a informação para os diversos públicos com quem a gente se comunica”, disse.
A professora Fernanda Passos destacou a praticidade da vacinação no próprio ambiente de trabalho. “Eu acho que é uma ação fundamental considerando que a gripe acaba diminuindo a produtividade no ambiente de trabalho, e achei muito oportuno disponibilizarem as vacinas aqui porque às vezes a rotina atribulada nos impossibilita de ir até um posto”, comentou.
Região Metropolitana
Com a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, a Secretaria de Estado da Saúde vem intensificando as ações com o objetivo de atingir a meta nacional que, neste ano, é de 90%.
Na primeira semana de junho, o secretário Carlos Lula acompanhou ações de vacinação ao lado dos gestores municipais na rede de ensino dos municípios de Paço do Lumiar, Raposa e são José de Ribamar, incentivando a vacinação, especialmente dos grupos prioritários.
Prevenção
A vacina contra a gripe é considerada uma das medidas mais eficazes de prevenção da Sistema de Apoio à Comunicação Integrada (SACI) Copyright© UFSCar-UFPR doença, inclusive para evitar casos mais graves. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização é recomendada especialmente ao grupo prioritário que inclui idosos com 60 anos ou mais, crianças de 2 a 5 anos, trabalhadores da área da saúde, indígenas, gestantes e puérperas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, além dos professores.
Fonte: SES
Texto: Flávia Batista
Foto/Julyane Galvão/SES
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI