29/03/2017 6:11 pm

Unidade do Programa Escola Digna encanta comunidade do Povoado Bonitão, no município de Parnarama

IMG_4755

Fachada do prédio do Escola Digna construído no povoado Bonitão, em Parnarama

Aproximadamente 40 crianças que moram no povoado Bonitão, no município de Parnarama, vivenciaram a realização de um sonho nesta segunda-feira (27). O Governo do Maranhão entregou uma unidade do Programa Escola Digna, que a partir de agora será o novo local de funcionamento da Escola Municipal São Francisco. A comunidade que fica a cerca de 50 Km da sede do município, abriga 50 famílias.

Apesar do povoado se chamar Bonitão, a única escola da comunidade contrastava com o nome do local. Até dezembro do ano passado, uma pequena construção de taipa e palha era o espaço que funcionava como escola para 37 crianças, com idade entre 3 e 11 anos.
A pequena construção de um lado era formada por três paredes de barro, onde funcionava uma das salas de aula. Ao lado de uma das paredes, uma cobertura de palha sustentada apenas por estacas de madeira, sem paredes nas demais extremidades, era a extensão do barracão, como carinhosamente a comunidade chamava a escolinha, e funcionava como segunda ‘sala de aula’ para outra parte das crianças.

IMG_4758

A estudante Maísa Lima conta como era sua antiga escola e admite que queria morar no novo prédio escolar

As cadeiras de madeira muito antigas, a maioria completamente deterioradas, e um pequeno quadro compunham o ambiente que por anos serviu como escola para os moradores do povoado.

A pequena Maísa Lima Vieira, de 8 anos, com toda a inocência inerente à sua idade descreve sua antiga escola. “Ela era tampada de barro, de palha, as cadeiras era de ‘talo’ e quando chovia molhava tudo”. Após conhecer sua nova escola e todos os espaços onde ela passará suas próximas manhãs de aula, com muito entusiasmo Maísa declara: “Essa daqui é mais bonita, gostei do banheiro, da cantina, da diretoria, das duas salas”, falou com muita alegria.

O professor Júlio César trabalha na escola desde 2005 e conta como era trabalhar no local. “A gente trabalhava em um barracão, era difícil porque tinha muito mato, ‘pragas’ e não tinha uma parede que pudesse colocar um mural com os nomes das crianças. Como não tínhamos espaço, trabalhávamos com sala multiseriada, com os alunos tudo junto. A gente fazia o possível, mas era muito difícil.

Professor Júlio César trabalha na escola desde 2005 e conhece muito bem a realidade do povoado

Esse novo momento é um sonho, diante do local que trabalhávamos ver a construção desse prédio aqui. E com a escola veio o poço, algo que mais almejávamos nessa comunidade, porque as mulheres daqui sofriam muito tendo que carregar água na cabeça, vindo lá da cacimba”, declarou.

Dona Maria Lenir, de 44 anos, que nasceu e morou toda sua vida no povoado, afirmou que a construção da escola é um presente que a comunidade Bonitão recebeu. “Nós agradece porque hoje nós pode dizer que tem uma escola, e antes não tinha. ‘Nós botava’ nosso menino pra ir para o colégio, mas com medo porque ao redor era arrodeado de mato, as paredes de barro caindo por cima dos alunos, as cadeiras não prestavam. Então tudo era uma preocupação pra nós que somos mãe. Então hoje ‘nós agradece’ a Deus, o governador, e hoje nós pode dizer que nós temos onde nossos filhos estudar”, disse.

IMG_4759

Cláudia de Sousa Lima é moradora do Povoado e tem três filhos que estudam na escola

Cláudia de Sousa Lima, que é mãe do Lucas (5 anos), da Gabriela (6 anos) e da Sofia (3 anos), que estudam na escola, falou da alegria que é poder proporcionar aos filhos uma unidade escolar de qualidade. “Fazia vergonha a escola nossa. Eles vinham mesmo porque tinham obrigação de vir, porque a escola na era de qualidade para receber eles. Agora tem escola boa, poço pra nós beber, aí eu gostei demais da escola nova, as crianças gostaram demais. Até a gente ficou com vontade de estudar de novo”, disse a moradora.

O Programa

Instituído pelo governador Flávio Dino como política educacional do Estado, o Programa Escola Digna tem, entre suas metas, asubstituição de escolas improvisadas de taipa, palha, galpões ou outros estabelecimentos considerados inadequados, por estruturas de alvenaria com condições necessárias para a formação dos estudantes maranhenses. O novo prédio para funcionamento daEscola Municipal São Francisco foi construído no âmbito do Programa, com investimentos de mais de R$ 388 mil.

Fonte: Seduc
Texto: Luana Müriella
Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI