13/06/2017 7:11 pm

Seduc e Sinproesemma se reúnem para discutir políticas públicas da educação e novas conquistas para os educadores

thumbnail_IMG_0167

Secretário Felipe Camarão e equipe se reúnem com a diretoria do Sinproesemma

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu-se, nesta segunda-feira (12), com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) para discutir políticas públicas da educação e retomarem as negociações da campanha salarial 2017.

No início do ano, o governo concedeu recomposição salarial de 8% sobre a remuneração de todos os educadores do Subgrupo do Magistério da Educação Básica, em todas as referências da carreira. Além de conceder, neste ano, a progressão na carreira de mais de mil professores e especialistas em Educação.

Na pauta da reunião, que contou com a presença de todos os secretários adjuntos da Seduc, foram tratados pontos como: promoções e progressões automáticas de professores e titulações; aspectos de um novo concurso de ampliação de vagas e unificação de matriculas e alinhados detalhes sobre seminários para a educação especial.

Em relação às gratificações para profissionais da educação, das quatro previstas no Estatuto Magistério, o governo já implantou duas: a gratificação para a Educação Especial e a gratificação de dedicação exclusiva. As gratificações para professores que trabalham em áreas de risco e de difícil acesso, o governo está fazendo estudos para avançar no processo dos referidos benefícios.

Já em relação às progressões funcionais, o secretário informou à diretoria do sindicato que em breve o governador Flávio Dino deve anunciar o quantitativo de professores a serem beneficiados com novas progressões.

“Nos próximos dias o governador Flávio Dino dará a boa notícia que milhares de professores esperam, sobre as progressões funcionais. Além disso, estamos avançando em vários outros aspectos. Diálogo, transparência e gestão democrática têm sido marcas importantes no governo Flávio Dino. Não poderia ser diferente em relação aos professores. Nesses dois anos e meio de gestão, a categoria obteve conquistas importantes e históricas, como melhorias salariais, unificação de matrículas, ampliação de jornada, capacitações, concursos, entre outras”, pontuou o secretário Felipe Camarão.

Na oportunidade, a Seduc apresentou à diretoria do Sinproesemma um panorama atual sobre obras de reestruturação das escolas da rede estadual em todas as regionais do estado. E destacou que desde início da sua gestão, o governo Flávio Dino implantou um vasto programa de requalificação das escolas que visa transforma-las em espaços dignos e acolhedores, onde o processo de ensino e aprendizagem aconteça de forma digna e efetiva.

“É sempre positivo quando nós buscamos dentro desse entendimento e do diálogo com a Seduc para que possamos dar a resposta imediata para a categoria. De alguns pontos tratados, temos a sinalização de que até o final desse semestre estarão resolvidos. E nesse sentido estaremos avançando em outros pontos da pauta”, enfatizou Raimundo Oliveira, presidente do Sinproesemma.

“Eu parabenizo o sindicato que faz a sua luta corporativa e faz bem, reivindica com assertividade. Já tem várias conquistas, desde que o governador Flávio Dino assumiu. E nessa reunião de hoje, além das conquistas corporativas, na luta da pauta salarial, discutimos sobre políticas públicas para a educação, desde a melhoria da infraestrutura das escolas, os índices educacionais, caixas escolares, entre outros. Assim se faz educação democrática”, destacou o secretário.

Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI