14/06/2017 6:59 pm

‘1º Simuladão Mais Ideb’ chega à reta final com avaliação positiva da Comunidade Escolar

Concentração dos estudantes durante a aplicação da prova, m Imperatriz

No terceiro dia do ‘1º Simuladão Mais Ideb’ realizado nesta quarta-feira (14) as provas de Língua Portuguesa e Matemática foram aplicadas em escolas de 16 municípios, em sete Unidades Regionais de Educação (UREs).

Na regional de Pedreiras, as provas foram realizadas nesta quarta-feira, em escolas dos municípios de Lagoa Grande do Maranhão e Trizidela do Vale. No total, nos dois dias de provas, a regional mobilizou 2.723 alunos de 32 escolas, nos 13 municípios que compõem a URE.

Na cidade de Brejo, ligada à Regional de Chapadinha, as três escolas da rede estadual fizeram as provas hoje, devido ao feriado de aniversário da cidade, na terça-feira (13).

Nos seis municípios da regional de Caxias, as provas foram aplicadas nesta quarta-feira, e contou com a participação dos estudantes maciça em todas as escolas.

Avaliação da Comunidade escolar

Estudantes do C.E. Bandeirantes, em Zé Doca,  concentrados nas  provas  do simulado

Estudantes do C.E. Bandeirantes, em Zé Doca, concentrados na prova do simulado

Em três dias de provas, o ‘I Simuladão Mais Ideb’ mobilizou mais de 81 mil estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escolas da rede estadual de ensino, nos 217 municípios maranhenses.

O simulado que visa avaliar as habilidades de leitura, interpretação textual e resolução de problemas com base na Matriz de Referência de Língua Portuguesa e Matemática para todas as séries, além de preparar alunos para o Enem, foi aceito e avaliado de forma positiva pela comunidade escolar de toda a rede estadual. “Eu achei que a prova de português foi muito boa, com bastante texto que exigia conhecimento de estrutura linguística. A de matemática eu tive um pouco de dificuldade, mas, no geral foi muito boa a experiência”, disse Lídia Karoline de Sousa Rocha estudante do C.E. Cônego Aderson Guimaraes Júnior, da cidade de Caxias.

“Acho que a prova do Mais Ideb é muito importante e o que me chamou a atenção é essa questão da interpretação dos textos, achei muito bacana. A prova de Matemática também estava boa. Acho que essa avaliação é muito válida”, falou Venicius Brendo de Oliveira Teixeira, aluno do C.E. Gonçalves Dias, em Caxias.”Gostei bastante e acho que foi uma ótima experiência, porque vai poder mostrar onde nós precisamos melhorar e onde os professores podem nos ajudar”, declarou Dvylla Renata, estudante do C.E. Oscar Galvão, em Pedreiras.

Para o professor Márcio Sampaio, gestor da URE de Pedreiras, o simulado foi recebido com entusiasmo pela comunidade escolar da regional. “O simulado foi muito bem aceito pelas comunidades escolares. Professores, alunos, pais, todos se envolveram para que o resultado dessa avaliação seja o melhor possível. Só assim, juntos, podemos buscar uma educação com qualidade e uma Escola Digna. Avante Maranhão”, enfatizou o gestor.

A gestora da URE de Caxias, professora Lacy de Lourdes Assunção, o simulado é uma experiência motivadora para a comunidade escolar. “Esse simulado, ao mesmo tempo em que avalia o conhecimento, estimula o estudante a buscar conhecimento, a focar no conteúdo. Temos certeza que o resultado das provas será muito positivo, porque houve empenho de professores e alunos”, pontuou a professora Lacy.

Para a professora Nádia Dutra, secretária Adjunta de Ensino, que coordenou o processo de avaliação, a mobilização nas unidades regionais foi fundamental para a participação positiva dos alunos. “Este foi um momento singular, onde houve uma união de esforços em torno de um objetivo comum: a melhoria da educação no nosso estado. Foi uma ação que consolidou o objetivo do ‘Plano Mais Ideb’ que é a busca pela qualidade da educação pública do estado do Maranhão. Temos a satisfação pela etapa concluída e ao mesmo tempo, nos dá elementos para que possamos aprimorar os próximos simulados que teremos na rede”, destacou a Nádia Dutra.

O Secretário Felipe Camarão, que durante agenda na região Tocantina nesta terça-feira (13), acompanhou a aplicação do simulado em algumas escolas de Imperatriz, disse que ficou muito satisfeito com o empenho das regionais e o entusiasmo dos estudantes diante da avaliação.

“Esse é mais um momento, em que o governo Flávio Dino faz história na educação do Maranhão. Pela primeira vez acontece uma avaliação da educação, nesta proporção, no âmbito estadual. Isso demonstra o compromisso do governo com a qualidade da educação ofertada pela rede. E ver o empenho de gestores das Ure’s, gestores escolares e professores, e a aceitação e o entusiasmo dos estudantes na realização das provas, deixou ao governador Flávio Dino e a mim, muito felizes e com a certeza fortalecida de que estamos trilhando pelo caminho certo para chegarmos à educação que desejamos”, enfatizou o secretário de educação.