Entre os dias 08 e 10 de outubro, três estudantes maranhenses tiveram a oportunidade de participar da primeira edição do Programa Embaixadores do Brasil Central, realizada em Brasília, capital federal. Com o tema “Diplomacia e Inovação”, o programa, desenvolvido pelo Consórcio Brasil Central, reúne representantes do Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Rondônia para promover a formação e o desenvolvimento de jovens líderes em parceria com as Secretarias de Estado da Educação do bloco.
Os estudantes maranhenses que participaram do programa foram selecionados com base em seu desempenho acadêmico e potencial de liderança expresso a partir de uma redação com o tema “Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável: a participação das juventudes na construção de políticas públicas para uma sociedade justa e solidária.”Rayssa Leite, do Centro Educa Mais Cidade Operária II; Layla Lima, do Centro Educa Mais Profª Maria Socorro Almeida; e Vicent da Silva Costa, do Centro de Ensino Benedito Leite, todos do 2º ano do Ensino Médio, representaram o estado em uma jornada de aprendizado e troca de experiências, em Brasília/DF.
O presidente do bloco e governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou a importância do Programa para os jovens estudantes selecionados e para os Estados consorciados. “Quero parabenizar cada estudante pela coragem, determinação e dedicação que demonstraram durante esses dias em Brasília. Esse projeto foi pensado para inspirar e transformar e os Embaixadores do Brasil Central diplomados tornarão a experiência ainda mais grandiosa ao partilharem o que aprenderam. O futuro é de vocês!”, ressaltou.
O Programa Embaixadores do Brasil Central visa fomentar a compreensão sobre a diplomacia da inovação entre estudantes, oferecendo uma imersão na cultura política e social do país. A iniciativa busca capacitar jovens do 2° ano do Ensino Médio dos estados consorciados, proporcionando experiências para que ampliem seu leque de perspectivas e se preparem para futuras responsabilidades.
“Esse projeto foi pensado com muito carinho pelo Consórcio do Brasil Central, que aglutina sete potências nacionais. Nos últimos 5 anos, poucos diplomatas ingressaram na carreira, então, a ideia deste momento é fortalecer, integrar, incentivar e apresentar aos nossos estudantes o mundo das Relações Internacionais para que pensem em futuros possíveis e voltem a seus Estados para replicar o que viram aqui em Brasília.” destacou Renata Zuquim, Diretora de Parcerias e Relações Internacionais do Consórcio do Brasil Central e uma das idealizadoras do projeto.
As atividades da imersão foram intensas e enriquecedoras. No primeiro dia, os estudantes foram acolhidos e realizaram visitas ao Memorial JK e à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, e conhecerem o Ministério de Relações Exteriores, no Palácio do Itamaraty. O dia finalizou com roda diálogo junto à embaixadores do Instituto Rio Branco conduzido pela diretora-geral da escola diplomática, a Embaixadora Mitzi Gurgel. O momento proporcionou uma visão mais aprofundada sobre as relações diplomáticas no Brasil e sobre as possibilidades de ingresso na carreira.
No segundo dia, os jovens participaram de uma atividade imersiva no Sesi Lab sobre “Futuros Possíveis”, onde puderam explorar conceitos de inovação e desenvolvimento em espaços que conectam arte, tecnologia e ciência. Na oportunidade, visitaram à exposição itinerante “Biocanomia Amazônica” e seguiram ao setor das Embaixadas, para conhecer a estrutura e os membros da Embaixada da Austrália, do Reino Unido e a agência brasileira do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A oportunidade expandiu ainda mais seus conhecimentos sobre as relações internacionais e a importância da colaboração entre países.
O terceiro dia culminou na cerimônia de diplomação, onde os 21 estudantes selecionados, dos sete estados consorciados, foram oficialmente reconhecidos como Embaixadores do Brasil Central. A cerimônia foi realizada no túnel do Sesi Lab, simbolizando a união e a importância do aprendizado coletivo com a presença de embaixadores, parceiros e de toda a equipe do Consórcio Brasil Central.
“Vir a Brasília foi uma imersão! Vocês deixaram os seus lares para fazer uma imersão forte e definitiva como um legado para toda a vida nessa Brasília, que a partir do Planalto Central, realiza a gestão do nosso país. Vocês estão construindo esse momento para trabalhar como líderes em suas escolas e demonstrarem que os seus Estados e que as Secretarias de Educação do Brasil Central têm realizado um trabalho que merece destaque! Esse projeto é belo e, a partir da óptica das Relações Internacionais, apresentam a importância dos organismos que sentam à mesa para o diálogo. O Consórcio do Brasil Central atua em um bloco forte, inteligente e de grande impacto social e econômico em nosso país e fica feliz em recebê-los como Embaixadores do Brasil Central”, disse o Secretário-Executivo do Consórcio do Brasil Central, José Eduardo Pereira Filho, durante a cerimônia.
A participação dos estudantes maranhenses no programa resulta em ganhos significativos para toda a comunidade estudantil e para o Estado do Maranhão. Ao se tornarem Embaixadores do Brasil Central, ampliam suas redes de contato, desenvolvem habilidades essenciais de liderança e promovem a representação do Maranhão em espaços de diálogo e inovação. A experiência foi crucial para enriquecer a formação pessoal dos estudantes, potencializar suas oportunidades futuras e reforçar o compromisso do Maranhão com a construção de um Brasil mais integrado e colaborativo.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI