27/01/2025 10:59 am

Educação maranhense avança com distribuição de material didático complementar para estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), em parceria com a Associação Bem Comum, a Associação Nova Escola e a Fundação Getúlio Vargas, deu mais um passo significativo para a melhoria do ensino público estadual. Essas instituições produziram em parceria um Material Didático Complementar inovador, direcionado aos estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das redes de ensino municipais.

A secretária de Educação, Jandira Dias, destacou a relevância da distribuição da coletânea para alavancar os indicadores do Estado e auxiliar os municípios no desenvolvimento de estratégias para o Ensino Fundamental.

“A distribuição do material didático complementar para os Anos Iniciais reflete o nosso compromisso em garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes do Maranhão. Através deste trabalho conjunto com os municípios, em um verdadeiro regime de colaboração, conseguimos oferecer uma ferramenta inovadora e adaptada às necessidades de cada realidade local. Esse material não só fortalece o aprendizado, mas também valoriza nossa cultura, nossas identidades e o papel fundamental dos educadores na construção de um ensino de excelência. Com isso, damos um passo importante para melhorar os indicadores educacionais, oferecendo aos nossos alunos e professores um recurso que dialoga com o contexto maranhense e contribui para o desenvolvimento pleno da aprendizagem,” sublinhou.

O conteúdo foi elaborado com base em premissas fundamentais, como a valorização da diversidade, a equidade de gênero e étnico-racial e a superação de esteriótipos. Além disso, o material com boas práticas pedagógicas foi desenvolvido “de professor para professor”, visando atender às diferentes realidades das redes públicas, garantindo suporte para a implementação eficaz das propostas apresentadas, conversando com as especificidades de cada território.

Além disso, a coleção busca ampliar a compreensão da língua como um fenômeno cultural, histórico e social, reconhecendo-a como elemento essencial na construção das identidades individuais e comunitárias; ampliar o repertório cultural dos estudantes, valorizando as diferentes manifestações culturais presentes em suas vivências e incentivando o uso de múltiplas linguagens; enxergar os gêneros discursivos como ferramentas linguísticas que promovam a autonomia e o protagonismo dos estudantes na vida social; e criar condições favoráveis para o pleno desenvolvimento da aprendizagem da linguagem escrita.

Caderno de Estudantes e Formação de Professores

O Livro do Estudante é consumível e apresenta atividades práticas e detalhadas, pensadas para potencializar o aprendizado e facilitar o trabalho docente. A proposta busca não apenas elevar os índices educacionais do estado, mas também proporcionar uma formação cidadã mais ampla para os estudantes, com o diferencial de utilizar textos de apoio de autores maranhenses.

“O diferencial desse material é que ele tem as marcas do território. Ele é contextualizado, trazendo textos dos nossos autores maranhenses, confeccionado com a intervenção direta de professores alfabetizadores. Nas redes municipais, esse material pedagógico complementar, amplia os conteúdos dos livros oferta dos pelo PNLD, que eles já têm acesso, pois ressalta a identidade do território, aproximando o estudante da leitura e da escrita por meio daquilo que ele já conhece, que é próprio e característico de sua terra, do seu contexto,” destacou Rosangela Rodrigues, Superintendente de Rede, Planejamento e Regime de Colaboração.

O Livro do Professor, foi elaborado com uma linguagem acessível e alinhada ao conteúdo do Livro do Estudante, oferecendo suporte à formação docente ao reunir todas as informações indispensáveis para que ocorra a elaboração de um planejamento sólido. Deste modo, professores terão ferramentas e estratégias para atuar em sala de aula e compreender melhor o progresso dos alunos.

Para atender à demanda, a coleção contém cadernos específicos para estudantes e professores, incluindo um Livro de Leitura, totalizando em sua primeira tiragem:

Livro do Estudante:

– 1º ano: 95.426 exemplares
– 2º ano: 95.310 exemplares

Livro do Professor:

– 1º ano: 4.510 exemplares
– 2º ano: 4.393 exemplares

A iniciativa reflete o compromisso do Governo do Maranhão com a educação de qualidade, reforçando o papel do estado na promoção de oportunidades para todos. Com uma abordagem que respeita as especificidades regionais e privilegia a produção literária maranhenses, o material didático complementar contribui para a construção de um ensino público mais equitativo e eficiente.

Com esse esforço junto aos municípios, o Maranhão reafirma sua liderança em políticas públicas educacionais e avança no desafio de oferecer um ensino cada vez mais inclusivo.

 

Fonte: Seduc
27/01/2025

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI