28/03/2025 6:48 pm

Seduc lança Material Didático Complementar para fortalecer aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental

Nessa quarta-feira (26), a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) lançou Material Didático Complementar, durante webinário transmitido ao vivo pelo canal oficial da Seduc, no Youtube. O Material foi desenvolvido para fortalecer a aprendizagem dos estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das redes municipais de ensino. O evento ocorreu também nesta sexta-feira (28).

O Material Didático Complementar, que é fruto de uma parceria entre a Seduc, a Associação Bem Comum, Associação Nova Escola, Fundação Getúlio Vargas, Undime MA e professores autores do Maranhão, está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento Curricular do Território Maranhense, e traz estratégias pedagógicas inovadoras.

No primeiro dia do evento, cerca de três mil pessoas participaram do webinário ao vivo e elogiaram a iniciativa da Seduc para fortalecer a educação dos jovens estudantes. “Material riquíssimo, orientador para ajudar os professores a ampliar seus horizontes, em relação às necessidades dos seus alunos para além do livro didático”, expressou Rosana Souza.

Edilâne Lacerda destacou a importância do material didático para melhorar a qualidade da aprendizagem no município de Santa Filomena. “Recebemos agora nossos livros no município, um material que tem tudo para gerar uma grande mudança no ensino e na aprendizagem de nossos alunos”, ressaltou.

“Esse momento representa um importante avanço dentro do regime de colaboração. Nós temos um material valioso e que vai ampliar os vocabulários, integrar as habilidades linguísticas, promover interação social e contribuir para formar leitores e escritores”, declarou a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-MA), Karla Janys Lima Nascimento.

A coleção inclui o Livro do Estudante e o Livro do Professor, sendo que o primeiro apresenta atividades práticas e contextualizadas, com textos de autores maranhenses. Já o Livro do Professor oferece suporte à formação docente, auxiliando no planejamento e na aplicação das propostas pedagógicas.

O material foi elaborado com base em premissas como a valorização da diversidade, equidade de gênero e étnico-racial, além da ampliação do repertório cultural dos estudantes em consonância com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

“A Seduc, por meio do regime de colaboração, pensa de fato em uma política educacional de qualidade para melhorar cada vez mais os índices educacionais do estado. O material didático contribuirá para o fortalecimento da educação no Maranhão”, proferiu a superintendente do Regime de Colaboração, Regivânia Ribeiro.

Durante o webnário, especialistas em educação e gestores da Rede Estadual apresentaram os principais aspectos do material, destacando sua estrutura, aplicabilidade e impacto na educação maranhense. O evento também contou com momentos de interação para esclarecer dúvidas e discutir a implementação do material nas escolas.

O MDC, a identidade das crianças maranhenses e os aspectos da nossa territorialidade

No segundo dia, o webinário abordou o seguinte tema: “o MDC, a identidade das crianças maranhenses e os aspectos da nossa territorialidade”, e contou com a participação da professora mestranda e pesquisadora na área de Alfabetização e Letramento, Karla Aguiar, e da professora Especialista em Educação Infantil, Keyne Marques, que ajudaram a produzir o Material Didático Complementar

“Ao longo da produção desse material, nós pudemos imprimir, em cada página, cada capítulo, cada unidade, a força do Maranhão, a força da nossa terra, a nossa história, a nossa cultura e isso nos enche de orgulho”, exprimiu Karla Aguiar.

O debate teve como objetivo refletir sobre aspectos da territorialidade e da identidade das crianças maranhenses junto ao processo de criação e aplicação do Material Didático Complementar.

Também participaram do evento Edilene Furtado (Seduc), mediadora do webinário, Geane Viana, UNDIME, entre outros participantes.

Fonte: Seduc
28/03/25

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