A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) concluiu a distribuição do Material Didático Complementar (MDC) aos municípios pactuados via Regime de Colaboração. Desenvolvido em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação Bem Comum, Associação Nova Escola e Fundação Getúlio Vargas (FGV), o projeto representa um salto qualitativo na alfabetização, beneficiando mais de 190 mil estudantes e 8,9 mil professores do ciclo inicial do Ensino Fundamental.
Educação que fala a língua do povo maranhense
Diferente dos materiais convencionais, o MDC foi construído “de professor para professor”, com participação ativa de educadores alfabetizadores do estado. A abordagem inovadora incorpora textos de autores maranhenses, valoriza a diversidade cultural e estabelece pontes entre o conteúdo escolar e a realidade local.
Além de complementar os livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), o MDC busca ampliar o repertório cultural dos estudantes, promovendo a equidade e o estímulo ao protagonismo por meio da língua escrita. A secretária Jandira Dias classificou o material como uma fonte de DNA local que ajudará a revolucionar a alfabetização no Maranhão. “Esta é uma conquista que ultrapassa a simples distribuição de livros. Estamos entregando às nossas crianças e professores uma ferramenta pedagógica que reconhece suas raízes, fortalece sua identidade e transforma a sala de aula em um espaço de pertencimento e descobertas. É a materialização do nosso compromisso com uma educação pública que une qualidade acadêmica e formação cidadã.”
O MDC é voltado para estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das redes municipais. A coleção foi estruturada com um Caderno do Estudante, com atividades práticas para potencializar a aprendizagem, e um Caderno do Professor, que apresenta diretrizes e suporte pedagógico para fortalecer a prática docente.
Em clima de entusiasmo, a secretária de educação municipal de Sambaíba, Gláucia Lopes Miranda, recebeu o Material Didático Complementar como um marco na educação pública. “Um dia de grande alegria ao recebermos o material que valida a parceria do município com o Governo do Estado, nessa grande missão que é transformar e melhorar a educação de nossas crianças”, comemorou.
A professora Nádia Pires da Luz, que leciona para o 2° ano do ensino fundamental, e recebeu o MDC para trabalhar com seus pequenos estudantes não escondeu seu entusiasmo: “Esse material vai fortalecer não só o aprendizado, mas também vai valorizar nossa cultura, nossa identidade e também o nosso trabalho como educador, na construção de um ensino de qualidade”. A declaração da docente reflete o impacto prático e positivo da iniciativa em sala de aula.
Impacto sistêmico na educação pública
O material foi sistematizado em coletânea composta por um Caderno do Estudante (95.426 unidades para 1º ano e 95.310 para 2º ano) com atividades lúdicas e textos afetivos; Livro de Leitura com acervo literário regional; e Guia do Professor (4.510 exemplares para 1º ano e 4.393 para 2º ano) com metodologias ativas e planejamento flexível.
“A Seduc, por meio do regime de colaboração, pensa de fato em uma política educacional de qualidade para melhorar cada vez mais os índices educacionais do estado. O material didático contribuirá para o fortalecimento da educação no Maranhão”, proferiu a superintendente do Regime de Colaboração, Regivânia Ribeiro.
A iniciativa consolida o êxito do Regime de Colaboração entre estado e municípios, modelo que vem reduzindo as desigualdades educacionais, fortalecendo a formação continuada de professores e elevando os indicadores de aprendizagem nos Anos Iniciais. Como parte da estratégia de implementação, a Seduc está realizando oficinas pedagógicas em todas as Regionais de ensino, além de estabelecer um sistema de monitoramento contínuo dos resultados e adaptações para atender às especificidades locais.
Com investimentos estratégicos e uma abordagem pedagógica inovadora, o Maranhão reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade que respeita as diversidades regionais e prepara os estudantes não apenas para dominar a leitura e escrita, mas para se reconhecerem como parte ativa da cultura maranhense. A entrega do material didático complementar marca mais um passo na construção de um sistema educacional mais justo e eficaz em todo o estado.
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